CIDADE NO AR Publicidade 728x90
10/02/2023 às 14h59min - Atualizada em 12/02/2023 às 00h02min

Docentes do Senac em Venda Nova dão dicas para aproveitar o Carnaval com energia e saúde

Cuidados com a alimentação, com a pele e com a make para garantir a folia

SALA DA NOTÍCIA Luciana Rodrigues d'Anunciação
Getty Images
O Carnaval está chegando! Para algumas foliãs e foliões mais animados, trata-se de uma verdadeira maratona: horas pulando, cantando e dançando, às vezes, madrugada à dentro, para acompanhar os bloquinhos de rua, os trios elétricos ou os desfiles das escolas de samba nas passarelas das avenidas. Para manter a energia, a disposição e o pique elevado durante os dias de Carnaval, é importante pensar também nos cuidados com a pele e com a alimentação para suportar o desgaste físico.   

A docente de Estética do Senac em Venda Nova Izabela Marques dá dicas para lidar com o calor durante o Carnaval. “Devemos optar por roupas mais frescas, de tecidos mais leves e usar calçados mais confortáveis como sapatilhas e tênis. Não esquecer do protetor solar com, no mínimo, fator 30, e repetir a aplicação a cada três horas, pois o suor acaba retirando o produto, por isso é importante fazer a reaplicação.” 

Caprichar na hidratação é a principal dica para antes, durante e depois da folia. Naima Vieira, docente de Gastronomia da mesma unidade, indicação a ingestão de bastante água, água de coco ou suco de frutas. Izabela completa explicando que “a água de coco é uma ótima escolha para repor as calorias perdidas durante a folia. Já quem prefere sucos, deve optar pelos naturais.”   

Refeições leves são as mais indicadas para quem quer se divertir no Carnaval, explica Naima. “Prefira comida mais leves, como frutas, vegetais e inclua uma proteína, que pode ser carne de frango ou peixe. E entre um bloquinho e outro, escolha lanches mais saudáveis como iogurtes, barra de cereais ou salada de frutas.” A docente indica alguns lanchinhos práticos e rápidos para quem quer ficar horas desfilando com os blocos: “sanduíches de pão integral com pasta de iogurte, frango desfiado, folhas de alface ou rúcula. E suco de frutas como morango com laranja, morango e maracujá, banana com leite ou suco de laranja”. 

Para toda a alegria do Carnaval seja completa é importante aproveitá-la com bastante responsabilidade. Por isso, Naima destaca ainda que não se deve consumir bebidas alcoólicas de barriga vazia. “E para combater a ressaca do dia seguinte, é recomendado beber água entre uma dose e outra de bebida alcoólica”. Sua colega Izabela acrescenta também que é adequado evitar neste período alimentos que contenham muito sal. “É um tipo de alimentação que faz o corpo reter mais líquido, o que pode gerar indisposição e sensação de prostração nesse período de calor.”  

Para não gastar a beleza 
Para curtir bem o Carnaval, Izabela Marques salienta a importância de “dormir de seis a sete horas por dia, mesmo que seja dividido em intervalos, para o corpo poder descansar”.  

A docente dá também recomendações para se proteger do sol durante o desfile dos blocos. “Não esquecer o chapéu ou boné, os óculos de sol e o protetor solar. Lembre-se de passar o protetor solar de 15 a 20 minutos antes de sair de casa, para dar tempo de o produto ser absorvido pela pele, para evitar desidratação e queimaduras.”  

Cuidados com maquiagens e glitter  
Para garantir um make lindo e duradouro durante a folia, Izabela indica maquiagens que sejam a prova d'água, para garantir que o look não fique feio e borrado, mesmo com todo o suor causado pelo calor e pela aglomeração de pessoas.  

Além disso, é fundamental escolher maquiagem e glitter próprios para usar no rosto e na pele. “E ter muito cuidado na hora de passar o glitter, principalmente na região em torno dos olhos, para evitar irritação ou lesões causadas por arranhões. E ainda testar as maquiagens antes de usar e checar se os produtos estão dentro do prazo de validade.”  

Senac em Venda Nova  
O Senac está presente em Venda Nova desde 2015 com um moderno Centro de Educação Profissional. Trata-se da primeira unidade construída a partir de conceito sustentável: no local há 12 placas para captação de energia fotovoltaica. Além disso, conta com aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, captação de água para manutenção do jardim e limpeza geral, e instalação de temporizadores nas torneiras dos banheiros e descargas econômicas nos sanitários. 

A unidade atende a comunidade da região e dos municípios de Lagoa Santa, Confins, Santa Luzia, Sabará, Vespasiano e Ribeirão das Neves. Seja na área da Beleza, Informática, Comércio ou Gestão, há cursos livres, de Aprendizagem Comercial, curso técnico em Administração, Enfermagem, Estética e Informática. Para quem deseja cursar MBA, oferece Gestão de Projetos, Gestão estratégica de Pessoas e Gestão Financeira e Controladoria. Outra possibilidade é realizar cursos à distância. 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp