13/02/2023 às 11h19min - Atualizada em 14/02/2023 às 00h02min

Segurança certificada para a indústria alimentícia

Solução de vedação desenvolvida pela Freudenberg é a primeira compatível com as mais recentes diretrizes da EHEDG para trocador de calor tubular

SALA DA NOTÍCIA Freudenberg Sealing Technologies
Os componentes técnicos utilizados na indústria de embalagens estão sujeitos a rígidos padrões, incluindo requisitos de higiene específicos do país e da indústria, como as diretrizes EHEDG (European Hygienic Engineering and Design Group). O trocador de calor tubular da Tetra Pak apresenta um selo especialmente desenvolvido pela Freudenberg Sealing Technologies, divisão pertencente ao Grupo Freudenberg, que também é detentor da Corteco, uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição.

O objetivo da parceria entre a Freudenberg e a Tetra Pak foi desenvolver uma solução de vedação higiênica e econômica para conectar os componentes de aço inoxidável do novo trocador tubular. Esta é a primeira e única solução de vedação no mercado a receber a aprovação da EHEDG. Esse produto é usado em linhas de processo da indústria de alimentos sempre que produtos líquidos com diferentes viscosidades e conteúdos sólidos devem ser aquecidos para alcançar vida útil prolongada. Para evitar a contaminação do produto, todos os componentes do novo trocador de calor tubular, que entram em contato com o produto, devem atender aos exigentes requisitos específicos da indústria. Além disso, devem seguir os padrões de design higiênico, incluindo regulamentações como FDA, EG (Reg.) 1935/2004 e padrões sanitários 3-A®.

Antes da nova solução de vedação para esta aplicação especial ficar pronta para produção em série, a Freudenberg Sealing Technologies e a Tetra Pak superaram outros desafios, como o material de vedação não apenas deveria ser resistente à CIP/SIP (Cleaning in Place – Limpeza no local / Sterilization in Place – Esterilização no local), mas também teria que aceitar uma ampla faixa de temperaturas particularmente altas e, ao mesmo tempo, ser projetada para longa vida útil.

Da modelagem do protótipo à prontidão para produção
Em busca de uma solução de vedação adequada e econômica, a Tetra Pak recorreu à Freudenberg, graças à sua capacidade de pesquisa, desenvolvimento e produção. Além disso, a Tetra Pak já havia adquirido experiência positiva com a Freudenberg em parcerias anteriores para desenvolvimento na área de homogeneizadores. Uma vez definidos todos os requisitos para a solução de vedação, a equipe da Freudenberg Sealing Technologies iniciou o desenvolvimento em estreita parceria com a equipe técnica da Tetra Pak.

Graças aos próprios modelos FEM, foi possível determinar antecipadamente a vida útil da nova solução de vedação e otimizar o seu design. A usinagem CNC de protótipos com o serviço Freudenberg Xpress® eliminou a necessidade de produção de ferramentas para economizar tempo e custos. Desafios como altas temperaturas, que se mostraram muito complexos na análise do FEM, foram superados pelas equipes trabalhando juntas.

Materiais de alto desempenho para aplicações compatíveis com alimentos
Escolher os materiais de vedação adequados foi fator determinante. Foram utilizados dois materiais, 70 EPDM 291 e 75 Fluoroprene® XP 40, que atendem aos requisitos do FDA, EG (Reg.) 1935/2004, NSF 51 e 3-A® padrões sanitários. Além disso, eles são otimizados especialmente para limpeza em processos CIP/SIP. Ambos os materiais cobrem ampla gama de temperaturas: 70 EPDM 291 entre -40°C e +150°C, 75 Fluoroprene® XP 40 entre -15°C e +200°C.

Os desenvolvedores otimizaram ainda mais o design e o desempenho do novo produto até que todos os requisitos fossem atendidos. Como resultado, os módulos tubulares cumprem as mais recentes diretrizes EHEDG, sendo atualmente a única solução no mercado com a respectiva certificação. A Tetra Pak agora está com o recém-desenvolvido sistema de vedação produzido em série, com mais quatro dimensões planejadas.

“Estamos orgulhosos de poder ajudar a tornar a produção de alimentos mais segura com nossa solução de vedação baseada em nosso amplo conhecimento em desenvolvimento e materiais”, explica Mats Harryson, Key Account Manager Global Process Industry da Freudenberg Sealing Technologies.
 
Sobre a Freudenberg Sealing Technologies
A Freudenberg Sealing Technologies é especialista em tecnologia de longa data e líder de mercado para aplicações sofisticadas e inovadoras em tecnologia de vedação e soluções de mobilidade elétrica em todo o mundo. Com seus materiais exclusivos e experiência em tecnologia, a empresa é um fornecedor comprovado de produtos e aplicações exigentes, bem como um parceiro de desenvolvimento e serviços para clientes nas indústrias automotiva e em geral. Em 2021, a Freudenberg Sealing Technologies gerou vendas de cerca de 2,2 bilhões de euros e empregou aproximadamente 13.500 pessoas. Mais informações em www.fst.com.

A empresa faz parte do grupo global Freudenberg, que possui quatro áreas de negócios: Vedações e Tecnologia de Controle de Vibração, Não tecidos e Filtração, Produtos Domésticos, Especialidades e Outros. Em 2021, o Grupo gerou vendas de mais de 10 bilhões de euros e empregou mais de 50.000 associados em cerca de 60 países. Mais informações estão disponíveis em www.freudenberg.com.

Sobre o Grupo Freudenberg
A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, baterias e células de combustível, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais e produtos médicos.
Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa, com mais de 170 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2021, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 50.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 10 bilhões.

Para obter mais informações, visite: www.freudenberg.com.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp