14/02/2023 às 09h25min - Atualizada em 15/02/2023 às 00h02min

Mesa Brasil Sesc realiza ação solidária na ANUFOOD Brazil em prol do combate da insegurança alimentar

Projeto realizou 6.174 ações educativas em 2022 e participa da feira para potencializar o trabalho de combate à fome

SALA DA NOTÍCIA 2PRÓ Comunicação
Mesa Brasil - Do campo à mesa _crédito foto: F. Tarcísio de Paula
 

Buscar alimento onde sobra e entregar onde falta. Essa é a missão do Mesa Brasil Sesc, programa que contribui para a diminuição do desperdício e ainda reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Essencial para ajudar no combate à fome, o Mesa Brasil estará presente na ANUFOOD Brazil - Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas com uma ação de coleta de alimentos não perecíveis, junto aos visitantes e aos expositores.

 

“Participar de uma das maiores feiras do setor de alimentos do país é uma grande oportunidade para o Sesc e sua Rede Nacional de Bancos de Alimentos, o Mesa Brasil Sesc. Uma parceria que nos permite potencializar o trabalho de combate à fome e ao desperdício de alimentos agregando novos parceiros e intensificando o relacionamento com nossos doadores”, explica Janaína Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

 

Trabalho intensificado

 

O programa, que existe desde 1994, enfrentou um cenário novo com a chegada da pandemia. O Brasil voltou a figurar no Mapa da Fome pela ONU (Organização das Nações Unidas) e, segundo Inquérito Nacional, 33,1 milhões de pessoas não têm garantido o que comer — o que representa 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome em 2022. O estudo ainda apontou que 58,7% da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau: leve, moderado ou grave.

 

Por isso, o Mesa Brasil Sesc intensificou a captação de parcerias, com objetivo não só de ampliar a arrecadação de alimentos, como também angariar produtos de higiene e limpeza, tão necessários à prevenção contra o contágio. Além disso, por meio de doações de recursos financeiros, a iniciativa adquire cestas básicas, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade. 

 

Somente no último ano, mais de 44 mil toneladas de alimentos foram distribuídas e 2,3 toneladas de produtos de higiene, limpeza e vestuário doadas, atendendo 6.800 entidades cadastradas no programa, beneficiando em média aproximadamente 2,5 milhões de pessoas. As unidades do Mesa Brasil Sesc estão distribuídas em todos os 26 Estados Brasileiros e no Distrito Federal. Além disso, o Sesc também realizou 6.174 ações educativas, contando com a participação de 112.743 participantes. 

 

Durante o evento na capital paulista, que acontece entre os dias 11 e 13 de abril no Distrito Anhembi, mais uma destas iniciativas será realizada, incentivando que os frequentadores da feira contribuam com a coleta de alimentos não perecíveis.

 

A ação solidária realizada junto aos expositores ou visitantes, com doação de alimentos durante o evento, é mais uma forma de dar visibilidade ao Mesa Brasil Sesc e incentivar as pessoas a aderirem a esta causa tão urgente, que é auxiliar as pessoas que sofrem com a insegurança alimentar. Neste cenário atual em que o flagelo da fome atinge grande parte da população brasileira, unir esforços em prol dessa causa é essencial”, complementa Cunha.

 

Para Polliana Claudino, gerente de projetos da ANUFOOD Brazil, as ações educativas realizadas no evento serão importantes para ajudar no combate à falta de acesso a uma alimentação adequada.

 

“As atitudes do Sesc são cruciais para nossa sociedade, promovendo a cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade, em uma perspectiva de inclusão social. Não há dúvidas de que tanto os visitantes como os expositores podem - e devem - ajudar demais nesse processo e fortalecer ainda mais o combate ao desperdício, que, infelizmente, ainda é um grave problema no país”, avalia.

 

Para saber mais, acesse em atrações a programação completa.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp