17/02/2023 às 10h50min - Atualizada em 18/02/2023 às 00h04min

GETRAB-USP lança obra comemorativa aos 80 anos da CLT 

2023 marca os 80 anos da aprovação da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

SALA DA NOTÍCIA MP News

2023 marca os 80 anos da aprovação da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). E para celebrar a data histórica, o Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social, da Universidade de São Paulo (GETRAB-USP) lançará a obra “80 anos da CLT: passado, presente e futuro das relações de trabalho no Brasil”. O evento ocorrerá no próximo dia 2 de março, das 15h30 às 19h, na Faculdade de Direito da USP. 

A obra é composta por sete partes, nas quais os pesquisadores examinam, de forma profunda e crítica, o Direito Individual e Coletivo do Trabalho; Direito Internacional do Trabalho; Saúde e Segurança do Trabalho; Processo do Trabalho e a Seguridade Social. Os pesquisadores convidados Antoine Jeammaud (Université Lumière Lyon) e Francisco Tapia (Pontificia Universidad Católica de Chile) contribuem com reflexões sobre as reformas trabalhistas no Chile e França. 

O GETRAB-USP tem como objetivo realizar estudos, pesquisas e outras atividades acadêmicas, por meio de reuniões periódicas, envolvendo relações contemporâneas com ênfase nos estudos do Direito do Trabalho comparado. 

"Nosso objetivo é oferecer à sociedade subsídios para o aperfeiçoamento de nosso modelo de relações de trabalho. A sociedade tem se transformado muito rapidamente, especialmente em razão do avanço tecnológico, e o Direito do Trabalho deve acompanhar tais transformações. Nos 80 anos da CLT, não há nada mais atual do que pensar o trabalho pelas perspectivas do passado, presente e futuro", pontuou o Coordenador do GETRAB-USP, Nelson Mannrich.

Para ele, “o diferencial do livro é a capacidade que o Grupo tem de oferecer à comunidade acadêmica um pensamento plural, sem compromissos com ideologias. As questões jurídicas são examinadas com liberdade e respeito ao rigor científico". 

Esta é a quinta obra lançada pelo GETRAB-USP, que já contribui com importantes estudos sobre os 100 anos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Reforma Trabalhista e, mais recente, as novas tecnologias e meio ambiente do trabalho em tempos de pandemia. 

Professor Nelson Mannrich fará a abertura solene do evento de lançamento do livro, abordando “o papel dos grupos de estudo no fomento da pesquisa”. A programação contará ainda com palestras do titular do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal, Luiz Marinho, dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Irigoyen Peduzzi e Alexandre Agra Belmonte, do Diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Campilongo, do jurista e Ministro do TST (aposentado), Almir Pazzianotto, e a participação do presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), Luiz Carlos Amorim Robortella. 

Confira a programação completa do evento de lançamento do livro: 

15h30 | Credenciamento   

 

16h | Abertura Solene: “O papel dos grupos de estudos no fomento da pesquisa”. 

Carlos Gilberto Carlotti Junior, Reitor da USP (a confirmar) 

Nelson Mannrich – Professor titular da USP (aposentado) e Coordenador do GETRAB-USP 

  

16h15 | Conferência: O legado da CLT para as futuras gerações: o trabalho como valor e ética no trabalho  

Conferencista: 

Celso Campilongo, Professor Titular da USP e Diretor da Faculdade de Direito da USP 

  

16h40 | Painel: Passado, presente e futuro da CLT  

Presidente de Mesa: 

Luiz Carlos Amorim Robortella, presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT) 

Tema: 80 anos de CLT: retrospectiva 

Expositor: Almir Pazzianotto, Ministro do TST (aposentado), Jurista, escritor e advogado trabalhista. 

Tema: A CLT no atual contexto das relações de trabalho 

Expositora: 

Maria Cristina Peduzzi, Ministra e ex-presidente do TST 

Tema: Futuro do Direito do Trabalho 

Expositor: 

Alexandre Agra Belmonte, Ministro do TST 

  

18h | Conferência de encerramento: CLT para a presente e futuras gerações de trabalhadores 

Conferencista: 

Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego 

  

19 h | Lançamento do livro “80 ANOS da CLT: Passado, presente e futuro das relações de trabalho, no Brasil” 

 

Serviço: 

Lançamento do livro “80 ANOS da CLT: Passado, presente e futuro das relações de trabalho, no Brasil” 

2/3/2023  

15h30 às 19h 

Local: Faculdade de Direito da USP 

Evento gratuito com emissão de certificado aos participantes 

Carga horária: 3h/a 

Inscrições gratuitas: https://esace.org.br/produto/seminario-80-anos-da-clt-passado-presente-e-futuro-das-relacoes-de-trabalho/  

Pré-venda do livro: https://editorathoth.com.br/produto/80-anos-da-clt-passado-presente-e-futuro-das-relacoes-de-trabalho-no-brasil/694  

Realização: Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social, da Universidade de São Paulo (GETRAB-USP) 

                
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp