CIDADE NO AR Publicidade 728x90
28/02/2023 às 12h18min - Atualizada em 06/03/2023 às 00h02min

6 mitos e verdades sobre a proteína isolada da soja

Novas pesquisas revelam vários benefícios desse alimento como aliado da perda de peso e da redução da gordura abdominal

SALA DA NOTÍCIA Rosangela Andrade
https://inpresspni.com.br/
Divulgação/Herbalife Nutrition
 Por muito tempo, a proteína isolada de soja foi vista com certa desconfiança pois havia dúvidas quanto à sua segurança e em relação aos benefícios que poderia oferecer à saúde. Mas, recentemente, diversos estudos clínicos foram publicados para acabar de vez com essas inquietações.
 
A seguir, confira as conclusões de publicações científicas atuais e esclareça as suas dúvidas que dificultavam a inclusão de alimentos e suplementos à base de proteína isolada da soja na sua alimentação. 
 
1 - Proteína isolada de soja é considerada uma proteína de baixa qualidade.
MITO.
Ela é a única proteína vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que precisam ser consumidos pela alimentação para atuarem na formação e manutenção da massa muscular e em outras funções do organismo. Portanto, é a única proteína vegetal considerada de alto valor biológico, assim pode ser comparada com as proteínas lácteas (caseína e whey protein) e a do ovo (albumina) quanto à sua digestibilidade e valor nutricional.
 
A proteína isolada é a sua forma mais pura, com, no mínimo, 90% de proteína, e tem pouquíssima quantidade de carboidratos, gorduras e outros componentes que poderiam atrapalhar a sua absorção. “Por isso, é um alimento muito bem digerido e absorvido pelo organismo”, afirma o médico nutrólogo especialista em obesidade Nataniel Viuniski, membro do Conselho Consultivo da Herbalife Nutrition do Brasil.
 
2 - A proteína isolada da soja traz benefícios para a saúde cardiovascular.
VERDADE.
Por ser de origem vegetal, a proteína isolada da soja é naturalmente isenta de gordura animal, ou seja, colesterol. Dessa maneira, estudos mostram que ela pode contribuir para reduzir o colesterol total, o LDL (colesterol “ruim”) e os níveis de triglicérides. “Essa proteína vegetal também melhora a sensibilidade à insulina – hormônio responsável por regular o açúcar no sangue –, contribuindo para a saúde metabólica”, acrescenta o nutrólogo.
 
3 - A proteína isolada de soja é uma aliada da perda de peso.
VERDADE.
Assim como outras proteínas de alta qualidade, a proteína isolada de soja contribui para deixar a pessoa saciada por mais tempo, um fator importante nas dietas para emagrecimento. Não é à toa que os shakes nutritivos, indicados para o controle de peso, como os da Herbalife Nutrition, trazem essa proteína em sua composição. Estudos mostram ainda que, nas dietas ricas em proteína, ela favorece a redução de peso, a preservação da massa muscular e a maior perda de gordura abdominal quando comparada à proteína animal. Entre os diversos fatores, também pelo fato de regular melhor a insulina”, explica Viuniski.
 
4 - Essa proteína vegetal faz mal ao intestino.
MITO.
Pesquisas recentes mostram que ela oferece benefícios para a microbiota intestinal ao aumentar a quantidade de bactérias do “bem” importantes para a saúde do intestino. Isso porque ela participa no metabolismo dos ácidos graxos de cadeia curta que contribuem para manter a integridade da barreira desse órgão, dificultando a absorção de toxinas que causam doenças e promovendo um aumento da imunidade.
 
5 - A proteína isolada de soja causa alterações hormonais nos homens.
MITO.
Já foi dito que a proteína isolada da soja e a própria soja poderiam causar alterações hormonais nos homens e os levariam a desenvolver um quadro de ginecomastia (desenvolvimento das mamas), além de reduzir a libido. Estudos clínicos robustos e muito bem controlados já comprovaram sua segurança e afirmam que ambas seriam incapazes de provocar tais alterações. “Aliás, tanto as crianças quanto os adultos de ambos os sexos podem consumi-las sem problemas. Várias fórmulas infantis incluem a proteína isolada da soja como ingrediente. Além disso, os países mais populosos do mundo (China, Índia e Japão) são os maiores consumidores desse alimento – fato que reforça muito sobre segurança em relação à fertilidade e à sexualidade, segundo o nutrólogo.
 
6 - A proteína isolada da soja é mais sustentável.
VERDADE.
Enquanto a produção de um quilo de proteína isolada da soja gera 2,4 kg de dióxido de carbono (CO2) ao meio ambiente, a mesma quantidade de carne bovina produz 178 kg!Em se tratando de consumo de água, a história é a mesma: são necessários 1.600 litros para se obter um quilo de carne de porco ou de vaca contra apenas 38 litros de água para produzir a mesma quantia de proteína isolada de soja.2
 
1Thrane M et al. (2017). Soy Protein: Impacts, production, and Applications. In: Sudarshan R, Wanasundara and Scanlin (2017). Sustainable Protein Sources, Elsevier.
2Muñoz and Schmidt, 2015. Life Cycle Screening of Animal and Vegetable derived Protein Sources. Prepared by 2-0 LCA Consultants for IFF Nutrition Biosciences ApS.
 
Shakes da Herbalife Nutrition têm proteína de alto valor biológico na composição
Os shakes³ da Herbalife Nutrition, formulados com o objetivo de fornecer os nutrientes necessários para uma refeição nutritiva e com calorias controladas, possuem a proteína isolada da soja como um de seus principais ingredientes. Dessa maneira, oferece 19 g de proteínas de alto valor biológico e cerca de 200 kcal a cada porção preparada com NutreV4, conforme o rótulo. Os produtos seguem as normas da Anvisa e podem substituir diariamente até duas refeições principais (café da manhã e jantar ou almoço e jantar, por exemplo), possibilitando um déficit calórico que leva ao emagrecimento. Também podem substituir uma refeição no caso das pessoas que querem manter o peso e um estilo de vida saudável, uma vez que a porção também traz quantidades equilibradas de carboidratos (23 g), fibras (6 g), gorduras (2,6 g), além de 23 vitaminas e minerais, quando preparado com NutreV, conforme o rótulo.  
Por se tratar de um pó, a porção pode ser facilmente carregada e preparada em uma shakeira em qualquer lugar, evitando a tentação por um junk food na hora da fome. A marca já oferece o produto na versão vegetariana, zero lactose em sem glúten, para atender diferentes públicos.
 
³Pó para o preparo de bebida para controle de peso.
4Alimento com proteína isolada de soja fortificado com vitaminas e minerais. Alternativa ao leite da Herbalife Nutrition.
Para mais informações sobre os produtos Herbalife Nutrition, consulte o catálogo ou acesse www.herbalifenutrition.com.br. Leia atentamente o rótulo antes de consumir os produtos.
 
Sobre a Herbalife Nutrition
A Herbalife Nutrition é uma empresa global que vem mudando a vida das pessoas por meio de produtos de nutrição e da oportunidade de negócio para seus consultores independentes desde 1980. A empresa oferece produtos de alta qualidade e respaldo científico, comercializados em mais de 90 mercados por consultores independentes que fornecem orientação individual e comunidade de apoio para adoção de um estilo de vida mais saudável e ativo.  Para mais informações, visite Herbalife.com.br. Informações específicas para investidores estão disponíveis em ir.herbalife.com
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp