CIDADE NO AR Publicidade 728x90
06/04/2023 às 15h14min - Atualizada em 10/04/2023 às 00h06min

São Paulo é a 1ª cidade brasileira a fazer parte da Rede de Cidades Esportivas e de Desenvolvimento da América Latina

o objetivo do encontro é desenvolver estratégicas para incentivar o esporte e a prática de atividade física

SALA DA NOTÍCIA Micheletto Comunicação
A Prefeitura de São Paulo aderiu à iniciativa da Unesco para integrar a Rede de Cidades Esportivas e de Desenvolvimento da América Latina, que terá o objetivo de desenvolver estratégicas para incentivar o esporte e a prática de atividade física. São Paulo é, até o momento, a única cidade brasileira a fazer parte da Rede criada pela Unesco.

A primeira reunião do grupo foi virtual e contou com a participação de representantes de Secretarias de Esportes 12 municípios de sete países: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Costa Rica e México. 

Entre as atividades previstas pela Rede de Cidades Esportivas e de Desenvolvimento da América Latina, estão a realização de eventos esportivos, implementação de políticas públicas voltadas para o esporte, a criação de infraestrutura esportiva, o fomento ao turismo esportivo e a promoção da participação de grupos historicamente excluídos do acesso ao esporte, como mulheres, pessoas com deficiência e populações vulneráveis.

“Fico muito feliz e lisonjeado com a nossa inclusão. Isso é fruto de um longo e árduo trabalho da nossa equipe que trabalha diariamente para proporcionar a todos os cidadãos paulistanos uma cidade cada vez melhor”, pontua o Prefeito Ricardo Nunes.  

O encontro promovido pela Unesco, realizado no final de março,teve a mediação do conselheiro Regional de Ciências Sociais e Humanas da UNESCO para a América Latina e o Caribe, Andrés Morales, que apresentou as propostas da Rede de Cidades Esportivas à assembleia virtual.

Além de compartilhar boas práticas, desenvolver projetos conjuntos e promover a cooperação entre as cidades participantes, os objetivos da Rede são:

•    Ajudar a mobilizar recursos para investimento em esporte nas Prefeituras;
•    Coordenar ações conjuntas entre cidades e acordar iniciativas políticas;
•    Fortalecer as políticas esportivas e suas capacidades no desenvolvimento sustentável dos governos locais;
•    Posicionar o esporte como elemento central no desenvolvimento sustentável dos governos locais.

Também foram estabelecidos durante a reunião os eixos temáticos das ações a serem seguidas pela Rede de Cidades Esportivas:

•    Esporte e inclusão social e redução das desigualdades;
•    Esporte e bem-estar físico e mental;
•    Esporte e equidade de gênero;
•    Medição e avaliação do impacto do esporte;
•    Retorno social e benefícios do investimento no esporte.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp