17/04/2023 às 15h45min - Atualizada em 18/04/2023 às 00h03min

Cross merchandising: estratégia de marketing que pode aumentar o ticket médio em até 20%

Economista e especialista em gestão de mercados, Leandro Rosadas, ensina como aumentar seu faturamento sem tirar um centavo de suas margens

SALA DA NOTÍCIA Broto Comunicação
Divulgação
Você já saiu de casa para comprar um item que estava faltando e voltou com algo a mais que não estava planejado, mas que será útil no seu dia a dia? É possível que tenha sido atingido pela estratégia de Cross Merchandising; quando produtos de diferentes categorias, mas que se complementam, são expostos lado a lado para estimular sua compra. Segundo o especialista em gestão de mercados e atacarejos, Leandro Rosadas, a estratégia de Cross Merchandising pode aumentar o ticket médio em até 20% e a margem em 2%. “As vantagens em apostar no Cross são muitas, além de aumentar faturamento, o dono do mercado pode aumentar o ticket médio, a margem, melhorar a experiência do consumidor na sua loja e ter um baixíssimo custo para implementar essa ação”, diz Leandro.

Parece meio óbvio colocar o queijo ralado perto do macarrão nas prateleiras dos supermercados, mas o especialista explica que não é tão simples assim. Afinal de contas, os produtos precisam ter destaque para serem desejados e adquiridos pelos clientes. “O Cross é uma estratégia de inteligência, pois não é tarefa fácil quando se tem mais de 15 mil itens, dentro de mais de 450 famílias de produtos, disputando um espaço nas prateleiras, dentro das gôndolas.  Quando ele é feito de forma correta, você consegue ativar no cliente a conveniência e o impulso, dois fatores de peso na decisão de compra do cliente”, pontua Rosadas.

A principal vantagem do Cross Merchandising é que ele pode ser utilizado para todos os produtos da loja que se relacionam entre si. Segundo Leandro não há necessidade de baixar a margem do produto, como é feito quando o dono do mercado coloca um produto em promoção. “A margem dos produtos que estão sendo utilizados para a técnica de Cross Merchandising pode ser dos produtos que tem boa venda, boa imagem perante o cliente, ou simplesmente porque são de fácil associação com o produto escolhido para fazer par no ponto de venda”, orienta o especialista.

Leandro Rosadas dá algumas dicas para que o Cross Merchandising dê resultado em sua loja:
  • “O Cross deve ser feito junto com produtos destino, aquele que atrai os clientes até a loja, exclusivamente com objetivo de comprar produtos da referida categoria, como:  café, detergente, macarrão, ovo... as pessoas vão ao mercado em busca desses produtos e podem acabar levando outros, como a garrafa de café, a panelinha pra fritar ovo, o queijo ralado e assim por diante”, diz Rosadas.
 
  • “Geralmente, a combinação vai ter um produto principal, aquele que a maioria das pessoas procura e o outro é o da conveniência. Esse segundo produto, que é levado, muitas vezes, por impulso precisa estar na linha de visão do cliente, para que a associação seja direta e imediata”, destaca o especialista.
 
  • “Algumas sugestões de Cross: Para vender mais “cheirinho de banheiro” coloque esse produto perto do papel higiênico; para impulsionar a venda de filtro de café, coloque em destaque junto com à família do café, junto com a garrafa térmica; para vender mais salgadinhos, como aperitivo, coloque próximo à família das cervejas”, finaliza Leandro.

 Sobre Leandro Rosadas
Leandro Rosadas é economista e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, atacarejos, padarias e açougues. Formado em economia pela UFRRJ, o carioca já atuou como professor universitário e consultor no mercado de varejo. Hoje, Rosadas é considerado uma das maiores referências entre os especialistas do seu segmento, sendo responsável pela formação em gestão de mais de oito mil proprietários de supermercados Brasil afora.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp