CIDADE NO AR Publicidade 728x90
07/04/2023 às 17h28min - Atualizada em 19/04/2023 às 00h03min

Dia Nacional do Café: conheça principais benefícios e malefícios do café

Segundo a nutricionista e educadora física Dani Borges, a cafeína é uma substância considerada psicoativa e pode ajudar a melhorar a concentração

SALA DA NOTÍCIA Micheletto Comunicação
Créditos - Fotos: Divulgação/ MF Press Global
Nesta quarta-feira (24) é comemorado o dia Nacional do Café e nada melhor do que comemorar tirando dúvidas sobre os principais benefícios e malefícios da cafeína. De acordo com a nutricionista e educadora física Dani Borges, a cafeína é uma substância considerada psicoativa, mais usada no mundo e pode ajudar a melhorar a concentração.

“Dados de estudos mostram como a cafeína pode ser eficaz para a prática de atividade aeróbica como corrida e ciclismo. Ela também pode auxiliar na melhora do treinamento resistido e isso pode levar ao aumento de massa muscular”, disse. 

Segundo Dani, além disso, a cafeína impede que a adenosina, que é um transmissor cerebral, ative o seu receptor. “Aí como o resultado disso, a cafeína previne ou alivia temporariamente a sonolência, a fadiga, o cansaço e assim mantém ou restaura o estado de alerta. Ou seja, ela vai dar aquela despertada que é boa para quem precisa estudar, trabalhar ou treinar”, afirma.

 Outro benefício da cafeína, conforme a nutricionista, é o poder em cortar um pouco a fome. “Para aquelas pessoas que estão querendo controlar um pouco mais a dieta, consumir pequenas doses de cafeína, deve proporcionar uma maior saciedade”, explica. 

Já sobre os maléficos, Dani pontua que apesar da cafeína possuir diversos benefícios é necessário ficar atento com os efeitos colaterais.

 “Esses efeitos colaterais podem ser prejudiciais pra quem principalmente tem hipertensão arterial ou doenças cardiovasculares. Porque a cafeína aumenta a pressão sanguínea e a frequência cardíaca. Então para essas pessoas, o uso da cafeína deve ser mais controlado. Em alguns casos, até tirado mesmo”, conta.

Outro malefício, de acordo com a especialista , é que a cafeína em excesso pode ocasionar insônia, diarreia e até dor de barriga, quando utilizado em dosagens muito altas. 

“Com doses acima de seis xícaras por dia, começamos a ter um efeito negativo no sistema cardiovascular. E a partir disso, as pesquisas apontam que beber seis ou mais xícaras de café por dia aumenta o risco em até 22% de piora”, finaliza.

Sobre Dani Borges

Dani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 418 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos. Como nutricionista, atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp