Na última terça-feira (30/09), a cidade de Joinville (SC) deu um passo importante rumo à sustentabilidade com a inauguração da Usina de Recuperação Energética (URE), da Ambiental Joinville. O empreendimento tem capacidade para transformar 110 toneladas de resíduos por dia em composto destinado à produção de energia elétrica.
Com investimento de R$ 127 milhões, viabilizados por meio da tarifa de limpeza urbana, a usina deve reduzir em 25% o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário da cidade, contribuindo para ampliar a vida útil do espaço e para fortalecer a agenda de inovação em gestão de resíduos sólidos.
Faça parte da comunidade CIDADE NO AR
Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso antecipado a conteúdos exclusivos, novidades e à nossa comunidade.
Quero fazer parte!A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, representantes da Ambiental Joinville e profissionais ligados ao setor energético. Entre os convidados, estiveram Thiago Girardi, sócio-fundador e diretor de Operações da Vektor Energia, e André Luiz da Silva, gerente da Vektor Geração Distribuída.
Segundo Thiago Girardi, acompanhar o início das operações da usina reforça a relevância de projetos que unem inovação e responsabilidade ambiental.
“Prestigiar a inauguração da URE Joinville, um marco relevante para a cidade e para o setor de energia, foi uma oportunidade de reconhecer a importância de iniciativas que promovem inovação, eficiência e sustentabilidade. Parabenizo a Ambiental Joinville e a Prefeitura Municipal de Joinville pela concretização deste projeto, que certamente trará benefícios significativos para toda a comunidade. A Vektor Energia se orgulha em acompanhar conquistas como essa”, destacou.
Com a nova estrutura, Joinville se posiciona como referência regional em soluções de reaproveitamento de resíduos para geração de energia, abrindo caminho para novos modelos de inovação no setor.


Tem algo interessante acontecendo por aí?
Compartilhe com a gente!