02/07/2019 às 21h27min - Atualizada em 02/07/2019 às 21h27min

Artefacto Balneário Camboriú inaugura a Mostra Sense 5

Está aberta a temporada oficial do melhor da mobília nacional tipo exportação. Nova edição da tradicional Mostra Artefacto reúne grandes nomes da arquitetura em ambientes para ver, ouvir, sentir, tatear, degustar – e se inspirar

Priscila Morrone
Artefacto
Pode-se chamar de sexto sentido. Quando a Artefacto instituiu o formato “ambientes assinados” em seu showroom, mais de 20 anos atrás, o panorama, tanto do ponto de vista do consumo, quanto da percepção do mercado, era bem diferente da forma como se apresenta hoje – ou seja: o feito ajudou a reconfigurar o setor mobiliário no País. Pioneira em sua seara e sempre enxergando a concorrência pelo espelho retrovisor, a marca evoluiu a passos largos ao longo de suas mais de quatro décadas de história sem jamais desapegar do DNA handmade que carrega no nome e que sempre diferenciou seus produtos, até atingir a liderança em móveis outdoor no sul dos Estados Unidos, defendendo qualidade à toda prova embalada pela integridade do desenho.
Com relacionamento único com os arquitetos mais expressivos do trade, não à toa, a Mostra Artefacto transbordou das fronteiras corporativas para garantir um lugar de prestígio no calendário oficial das grandes exposições do setor. Com 20 lojas pelo Brasil e 3 nos EUA, o showroom de Balneário Camboriú conta com 16 profissionais que apresentam propostas contemporâneas compostas, produzidas e arranjadas exclusivamente a partir do acervo da grife – uma lição de estilo e outra de atemporalidade. São soluções de interiores cuidadosamente elaboradas, atuais e plurais em diferentes leituras, mas interpretadas com certo savoir-faire que alinhava e caracteriza um lifestyle sofisticado e contemporâneo, pautado por formas e desejos orgânicos, para muito além da plástica: matérias-primas poderosas e sustentáveis recortadas em design cosmopolita, ergonomia impressionante, conforto, durabilidade irrepreensível e uma injeção de conteúdo que tem tudo a ver com os novos tempos. "Na edição 2019 da nossa tradicional Mostra, convidamos alguns dos melhores arquitetos, decoradores e paisagistas para cada qual à sua maneira, interpretar os móveis orgânicos e intemporais da Artefacto em projetos que têm como inspiração a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato.
Esse exercício de olhar para dentro de si e de se compreender primeiro, para somente depois entender o resto do mundo (quase um sixth sense) aponta para o fato de que nunca vivemos tão interconectados, nem a comunicação se deu em tempo tão real. Everywhere", explica Paulo Bacchi. "Nesse contexto, os sentidos definem as experiências que temos na vida e as memórias que carregamos. Algumas são lembranças visuais, como recortes de um vídeo; outras podem ser engatilhadas por aromas que nos colocam em transe – ou pode ser uma música que te faz sorrir/chorar; talvez um sabor inesquecível de uma viagem idem; ou, com sorte, o abraço de quem te ama. As personas e suas interações consigo próprias, com os outros e com o planeta assumem o protagonismo nos ambientes inspiradores assinados por grandes profissionais", finaliza o CEO do brand que, esse ano, aposta nos 5 senses como tema de sua expo que vai rodar todo o país em versões regionais. 


Os profissionais, Ana Claudia Guerra, Phillippe Siarcos, Athos Peruzzolo, Daniele Carneiro, Carol Lopes, Deisi Priori, Fernanda Eicke, Lili e Geogea Golunski, Mariana Pesca, Maurício Christen, Claudio Schramm, Sibele Ristow Wodzinsky, Vanessa Larré, Fernanda Debeterco e Samantha Sperotto convidam você a entrar sem bater em cenários feitos para sonhar e se inspirar.
 
Os lançamentos assinados pela arquiteta Patrícia Anastassiadis, diretora criativa da marca, Edition 2019 estarão nos ambientes dos profissionais convidados. Todos os sentidos acionados!

Mostra Artefacto - Ambientes

Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos 
@guerrasiarcos
O apelo estético e o gosto pelas artes sempre fizeram parte da vida da arquiteta Ana Claudia Guerra, nascida em Palmas, no Paraná. A profissional conduz escritório em parceria com o designer de interiores e marido, o florianopolitano Phillippe Siarcos. Os sócios apaixonados pela busca incessante de inspiração em diferentes culturas e com olhar apurado para o design conceberam em sua terceira Mostra Artefacto um espaço de 86 metros quadrados distribuídos em hall de entrada, sala de jantar, living e quarto. O ambiente descortina uma paleta mais neutra, pontuada por tons terrosos, iluminação intimista e a presença de móveis como a cabeceira Piet e os criados Constantin. O casal também planejou um jardim externo de 75 metros quadrados, perfeito para receber convidados e se conectar com a natureza, em que os destaques são o sofá Jaen e o balanço Ipê – sinônimos de conforto, elegância e contemporaneidade.

Athos Peruzzolo e Daniele Carneiro 
@arquitetoathos 
“O que me impulsionou a fazer arquitetura foi o domínio dos desenhos e da matemática”, relembra o arquiteto Athos, sócio de Daniele Carneiro no escritório Athos Peruzzolo Arquitetura. Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o profissional estreante na Mostra Artefacto assina a área gourmet de 40 metros quadrados. “O ambiente é composto por cozinha funcional, um lugar para refeições, e living conectado à adega. É possível aflorar os cinco sentidos por meio de eixos lineares, direcionando o olhar por todo espaço”, explicam. Com projetos em vários estados brasileiros, sua equipe atua nos segmentos da arquitetura, interiores, residenciais e comerciais. Os móveis e sua disposição – como é o caso do sofá Illi e das poltronas Alvar – valorizam a vivência do espaço em diferentes ângulos e usos, despertando as mais variadas sensações.

Carol Lopes 
@arqcarollopes
“Defino meu estilo como prático e versátil, gosto de trabalhar sobre bases de tons atemporais e neutros, com pinceladas de cor em elementos que compõem o decor dos ambientes”, explica Carol Lopes sobre o seu trabalho. Em sua segunda participação na Mostra Artefacto, a profissional catarinense graduada em Arquitetura pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) explica que o ponto de partida foi a nova cartela desert para mobiliário da marca. “No dia da escolha dos produtos, a paleta com tons terrosos veio à tona e, com ela, a vontade de criar um ambiente de base monocromática que realça a percepção visual para os detalhes no mix and match de materiais e outras cores”, explica. No espaço, Carol fez uso inteligente das poltronas Liberty, do sofá Antique e das mesas laterais Moon, Vidre e Croma. 

Deisi Priori 
@priorideisi 
Nascida em São José do Cedro, cidade localizada no extremo oeste de Santa Catarina, a arquiteta atua no circuito há pelo menos 15 anos. Seu escritório se especializou em desenrolar projetos na área de arquitetura de interiores, reformas e retrofit de edifícios no estado catarinense, além de praças distintas como Paraná, Rio de Janeiro e até mesmo Miami. Em seu début na Mostra Artefacto, a profissional assina o lavabo destrinchado em espaço de 14 metros quadrados. O móvel da grife é apresentado de forma a explorar várias possibilidades de uso: “O aparador Rio, de área externa, é utilizado em tonalidade verde remetendo às folhas das árvores; a poltrona Dami, no tecido Pumpkin, lembra as flores, os grãos e sementes de café em amadurecimento em alusão à nossa tropicalidade”, explica.

Fernanda Eicke 
@fernanda.eicke.arq.interiores 
“Desde criança costumava brincar de projetar casas com papéis quadriculados. Meu pai tinha muita habilidade para desenhos e projetos e me apoiou na escolha da profissão”, recorda Fernanda Eicke. No metiê há 16 anos desde que se formou em arquitetura, a criativa atua nas áreas de interiores, residenciais e corporativos. “Sempre priorizo a funcionalidade em relação ao design. Ambos são importantes, mas o mais significativo é o bem-estar de quem irá frequentar o local. Meus projetos são atemporais, não sigo tendências, persigo intuição, funcionalidade, bom gosto – fatores aliados aos desejos dos clientes”, explica. Para sua quarta participação, a arquiteta criou um dormitório com closet, bancada-bar e um pequeno living desenrolados em 39 metros quadrados. A mesa componível Brass, o módulo Discovery e o banco Nomade roubam a cena do décor.

Lili e Geogea Golunski 
@liligolunski 
Com escritórios no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mãe e filha assinam projetos em outros países e seguem firmes pelos caminhos da arquitetura e do design de interiores. Ambas acreditam no poder de criar baseadas na ligação que possuem com a cultura, fator conectado às inovações tecnológicas que o mundo tem a oferecer. As profissionais atuam em layouts residenciais, comerciais e buscam incansavelmente ampliar seus horizontes a cada nova concepção, tudo a fim de alcançar um estilo exclusivo e atender às expectativas de cada cliente. Para a estreia na Mostra Artefacto, os 50 metros quadrados compostos por living integrado com jantar – e que vira sala de jogos – tiveram inspiração em um refúgio urbano nos Hamptons pontuado por seleção primorosa de mobiliário, caso da mesa de jantar La La Land e da poltrona Antilhas, escolhas ideais para traduzir um lifestyle chic à beira-mar.

Mariana Pesca 
@marianapescaarquitetura 
No ramo de arquitetura há 20 anos, Mariana Pesca tem uma clientela fiel no eixo sul do país. Estreante na Mostra Artefacto, a criativa pensou em um espaço não-convencional fugindo do que a forma ortogonal, cúbica e estática induzia. “O ambiente configura-se dentro de uma área de aproximadamente 40 metros quadrados, como um espaço de living e jantar, complementado por um bar de apoio. Todas essas ambiências compõem-se pelo mobiliário da Artefacto, entre os quais pudemos selecionar modelos, texturas, formas e cores que dialogam com o conceito visual que prevíamos”, explica. O grande destaque está no layout, em que o escritório procurou sair do óbvio, mesclando a sofisticação, conforto e elegância de móveis como a poltrona e puff Jeff, o sofá Argand e a mesa de centro Pandia com a ousadia e peculiaridade na disposição espacial. 

Maurício Christen e Claudio Schramm 
@claudiomschramm 
@mauriciochristen_interiores
Na primeira participação de Mauricio Christen e Claudio Schramm na Mostra Artefacto, a dupla entrega um living com jantar de 40 metros quadrados. Com as paredes quase todas revestidas em madeira, os tecidos estabelecem elegante harmonia junto aos quadros e lembranças de um colecionador experiente. Os profissionais atuam com design de interiores tanto para residenciais quanto corporativos e contam com trabalhos espalhados por todo o Brasil e também no exterior em países como Estados Unidos, Itália, Suécia, África do Sul, Panamá, Bolívia, Equador e até uma loja no Cazaquistão. “Nosso foco é que o projeto seja a definição da essência do cliente”, declaram. A poltrona com puff Desert em camurça e couro e as mesas laterais Croma são os destaques da composição de shape elegante e sob medida.

Sibele Ristow Wodzinsky
@sibelewodzinsky_arquiteta
Encantada pela aliança entre estética, técnica e função, a jaraguaense segue firme há quase 20 anos elaborando projetos arquitetônicos e de interiores. Guiada pela atemporalidade e pelo gosto por explorar os efeitos de luz e suas surpresas, a arquiteta exibe em sua primeira participação na Mostra Artefacto um living e dormitório de 30 metros quadrados todo composto por móveis Beach & Country. O espaço abusa da leveza, do aconchego, dos tons claros e da sofisticação, com escolhas como a cama Zafra, a mesa Brindisi e o banco Monzon. A curadoria do mobiliário foi minuciosa e conta com detalhes de couro, madeira e fibras naturais que, juntos à palha da parede e à pedra de quartzito no painel, fundem-se em elementos propositalmente selecionados para aguçar os sentidos do tato e da visão por meio de um mix de texturas e cores.

Vanessa Larré, Fernanda Debeterco e Samantha Sperotto 
@vanessalarrearq 
Em sua quarta participação consecutiva na Mostra Artefacto, Vanessa Larré, ao lado das arquitetas Fernanda Debeterco e Samantha Sperotto já abocanhou trabalhos que vão desde uma igreja em Balneário Camboriú até a residência de um sheik em Doha (Catar). Hoje elas seguem com projetos comerciais e residenciais em Miami e por todo Brasil. Para essa edição, assinam o loft 5 sentidos+1. O espaço estimula os visitantes por meio de materiais, texturas e iluminação. “Somos amantes das cores, mas, de forma inédita, escolhemos nosso mobiliário inteiramente branco, que por definição é a união de todas elas”, explicam. A chaise long Plein, a poltrona Russel e a cadeira Silhouette brilham no espaço. “Nossa aposta foi inserir fantásticos móveis brancos em um cenário surreal inundado por um projeto luminotécnico surpreendente’’, finalizam.
 


Artefacto Edition 2019 

Idealizada por Patricia Anastassiadis, nova coleção da Artefacto traz 22 peças que se inspiram na percepção das formas e do espaço que elas ocupam, na mistura dos materiais e na memória afetiva. 

Patricia Anastassiadis, fundadora do escritório Anastassiadis Arquitetos, assina pelo segundo ano consecutivo (ela já trabalha com a marca há cinco) a direção criativa da Artefacto – uma das mais tradicionais indústrias moveleiras do País, que atingiu a liderança até no Sul dos Estados Unidos. Desenvolvendo peças autorais e exclusivas para o brand que contabiliza mais de quatro décadas de mercado. 

Continuidade da coleção do ano anterior no que tange à narrativa, raciocínio criativo e processos construtivos, a Edition 2019 se aprofunda ainda mais no compromisso da designer com a qualidade e experiência protagonizadas por cada peça, tanto em forma quanto em função. Os moods norteadores se dividem em “Terracotta”, “Cut Piece” e “Soft Fiction” que, em conjunto, compõem o vocabulário contemporâneo dos lançamentos. “Existe tanto uma busca pela atemporalidade quanto a necessidade de estabelecer um diálogo entre as coleções, a cada ano, propondo uma estética mais holística e ligada a valores que, apesar do forte apelo estético, não estão relacionados a modismos ou tendências”, conta. 

Terracotta
Explora a percepção visual das cores e tonalidades terrosas, além de acionar a memória afetiva que os tons naturais despertam ao estarem inseridos nas peças. A inspiração para este tema foram os trabalhos com a terra cozida (“cotta” em italiano) e todas as suas variações, envolventes e marcantes. Laranjas, rosas, amarelos e crus remetem a experiências familiares que aninham e acolhem os usuários.

Cut Piece
Trabalha diretamente com a percepção da forma e do espaço. Por meio de recortes, experimentações, estudos e ângulos inusitados, os objetos transformam o espaço no qual estão contextualizados. Sofás angulados, pés de mesa longilíneos e torneados, conchas curvas em cadeiras e poltronas, entre outros elementos, convidam os usuários a vivenciarem peças familiares com um outro olhar. A ideia é intensificar a relação entre o indivíduo e o espaço habitado por ele. 

Soft Fiction
Surge como a nova materialidade na coleção: o vidro. Matéria-prima elusiva e de elevada plasticidade, o vidro foi a grande experimentação da nova linha já que, além de ser reaproveitável, há inúmeras formas de se explorar o material. Nesta linha, atua em dois momentos: nos novos granilites desenvolvidos (como alternativa para o uso de pedras) e como mesas em vidro soprado, que dão caráter exclusivo e de manufatura aos móveis, uma vez que é impossível de se replicar seus padrões com exatidão. 

SERVIÇO
Artefacto 
Av. do Estado, 4770 - Centro,Balneário Camboriú - SC, 88330-000 - Centro, Balneário Camboriú Tel (47) 3264-9505
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp