CIDADE NO AR Publicidade 728x90
18/05/2021 às 05h54min - Atualizada em 18/05/2021 às 09h50min

Regente Dani Mattos convida público a realizar Mapa Sonoro de suas casas

Participantes também serão convidados a conhecer mais sobre música e a obra de Heitor Villa-Lobos e interagir enviando seus vídeos.

SALA DA NOTÍCIA Cristina Aguilera
http://villa-lobosparatodos.com.br/
Divulgação
 
 Você já parou para ouvir os pingos da chuva batendo na janela? Ou o chiado do pão fresquinho sendo cortado?  A regente e cantora Dani Mattos convida o público a gravar pequenos vídeos com sons do cotidiano de suas casas para montar um  Mapa Sonoro das residências brasileiras.  Podem participar pessoas de qualquer idade e de todo o Brasil, é só gravar um vídeo com sons inusitados do dia a dia e enviar para: [email protected] 
“Desde a pré-história, o homem já produzia música, provavelmente baseada na observação dos sons da natureza e nos sons que produziam.  A música  é uma linguagem de comunicação universal,  e teve várias funções no decorrer da história, seja na religião, no trabalho, como forma de expressão,  ou diversão”, salienta a regente  Dani Mattos. 
Com apoio da Lei Aldir Blanc, o  Projeto “Coletivo Villa-Lobos para Todos” é uma readequação para o virtual do projeto  “Villa-Lobos para Todos”.    Sob coordenação da regente Dani Mattos, o coletivo  é composto pelo grupo vocal Poucas & Boas e por músicos e educadores que se encontram  semanalmente nas plataformas de reunião e desenvolvem inúmeras atividades artístico-musicais, dinâmicas e interativas.  
Atividades  musicais interativas: 

Escolha a atividade musical que mais gosta e não deixe de fazer um vídeo e participar desse projeto cultural que desperta a criatividade e envolve toda a família: 
Canções que sobrevivem ao tempo:  É possível curtir vídeos com o coral formado pelo “Coletivo Villa-Lobos para Todos” interpretando músicas do cancioneiro infantil com  arranjos  do  maestro e compositor Villa-Lobos como  “ Sapo Jururu”, a “Canoa virou” , "O anel”  e  “Xó passarinho”. Além de “Peixe Vivo”, com uma versão da regente Dani Mattos.  Se preferir, cante com a família uma das músicas de Villa- Lobos e envie seu vídeo. 
Gráficos sonoros: Outra proposta interessante é a de interpretar sonoramente um gráfico desenhado por outra pessoa. É só você pegar um papel e caneta, desenhar um gráfico e desafiar um amigo ou alguém do Coletivo Villa-Lobos a interpretar o gráfico. O melhor é que um mesmo gráfico pode ganhar diferentes interpretações sonoras.
Sonorização de histórias: As histórias  representam um meio eficiente de se trabalhar conteúdos musicais, outra proposta educativa que envolve a criatividade e aproxima a família é a que convida o público a narrar uma história e realizar a sonoplastia da mesma. Como é o caso da “ História do índio Ubiratã e Tupã”, “Sacará – Egito”, "O Pica-Pau", confira lá no  Canal e comece a criar a sua. 
Qual a dúvida musical? E quem quiser saber mais sobre música, sempre tem uma dica  nova na  Playlist "Dani Explica", no Canal do YouTube da regente. A cada vídeo, ela esclarece um conceito relacionado a música. E a teoria, vem sempre seguida da prática,  e de exemplos musicais realizados pelo “Coletivo Villa-Lobos para Todos”.

Sarau
E quem quiser saber mais sobre esse projeto, cantar, rir  e aprender com a regente Dani Mattos e o  “Coletivo Villa-Lobos para Todos”, no próximo dia 19 de maio, às 18h,  haverá um Sarau. Os integrantes do grupo  farão  pequenas apresentações solos inspiradas no processo dos últimos meses. O evento acontece pela plataforma Sympla. Os ingressos são gratuitos.

Serviço: 
“Coletivo Villa-Lobos Todos”
Sarau: Data: 19 de maio, às 18h Local:  Sympla (https://www.sympla.com.br/sarau-do-coletivo-villa-lobos__1217764). Os ingressos são gratuitos
Atividades: Mapa sonoro das residências – envie seu vídeo  para: [email protected]
Instagram:  @danimmattos    @7melodica
Facebook: https://www.facebook.com/danimmattos/
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4fVQMjMYxI5ACJJpLrsETQ
Site Dani Mattos: http://danimattos.com.br
Projeto Villa Lobos para Todos: http://villa-lobosparatodos.com.br/
Spotify : https://soundcloud.com/user-627176891
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp