25/07/2023 às 17h46min - Atualizada em 26/07/2023 às 00h05min

Exposição Linhas que Falam reúne pinturas de pessoas idosas e crianças

Com incentivo da Lei Rouanet, a mostra faz parte do amplo projeto ‘Arte não tem idade’ e tem como um de seus principais objetivos o encontro entre gerações

Casa Ondina
https://www.ondinalobo.org.br/artenaotemidade
Divulgação Casa Ondina
A partir de 2 de agosto, cerca 200 trabalhos de artes plásticas estarão na exposição ‘Linhas que Falam’, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP. Com os objetivos de unir gerações e enfatizar a importância da expressão e prática artística em todas as idades, a mostra reúne pinturas de pessoas idosas, que moram na Casa Ondina Lobo (entidade filantrópica), e de crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas.

A exposição faz parte de um amplo projeto, que teve início em março de 2022, denominado ‘Arte não tem idade – Compartilhando histórias através das artes plásticas e do encontro intergeracional’. Com o apoio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, o projeto teve mais de 70 encontros, entre oficinas temáticas de artes plásticas e ações educativas, totalizando aproximadamente 140 horas. Envolveu 200 participantes, entre pessoas idosas, crianças, adolescentes, jovens e adultos voluntários da Casa Ondina Lobo e empresas. A pessoa mais idosa do projeto é Catarina Vieira, de 89 anos; e a mais nova é Lorena Giacon, de 5 anos.

“Ao longo do projeto de expressão, todos compartilharam experiências e aprendizados e criaram juntos trabalhos artísticos. O projeto uniu ancestralidade e contemporaneidade e teve, entre suas características, a valorização das histórias de todos os envolvidos, por meio das artes plásticas”, afirma Silvia Trentin, artista plástica e coordenadora do projeto. “O nome ‘Linhas que Falam’ traduz as experiências, hoje marcadas por linhas na face, nas mãos e no corpo. Linhas que nos mostram os aprendizados adquiridos ao longo de nossas vidas, que quando compartilhados com outras gerações ganham novas formas, sentidos e significados”, completa.

Adriana Horvath, diretora voluntária de captação de recursos da Casa Ondina, evidencia que a intergeracionalidade promove o combate ao idadismo e é uma das ações da Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030, da Organização Mundial de Saúde. “A pessoa idosa necessita de mais escuta, de ser visto e respeitado. Os moradores da Casa Ondina pedem muito por visitas”, afirma Adriana.
 
A exposição deixa a ALESP no dia 11 de agosto e nos dias 18 e 19 de agosto irá para a ILPI Expo Fórum, no Centro de Convenções Frei Caneca. Em seguida, ainda, a mostra estará na Casa Ondina, onde permanecerá de 21 de agosto a 18 de outubro e, além das pinturas, inclui poesias. A expectativa é que as mostras atinjam um público de mil pessoas.

A acessibilidade é mais um ponto alto: as imagens da mostra terão áudio descrições. Um QR Code permitirá que as pessoas cegas e/ou de baixa visão tenham acesso via aplicativo, no próprio celular, a vídeos explicativos sobre o projeto, além de possibilitar a interação entre surdos usuários de Libras. Os locais da exposição estão aptos a receber pessoas que usam cadeira de rodas para melhor mobilidade.
 
As histórias

Catarina Vieira, de 89 anos, é a pessoa mais idosa do projeto. Ao longo do processo se recordou da exclusão de um amigo de escola na infância, que queria representar um anjo em atividades e sua mãe lhe dizia não ser possível por ele ser afrodescendente. Catarina pintou vários quadros com esta temática, enfatizando que “os anjos podem sim ser pretos, que não existe diferença alguma”.

No processo, ela falou sobre a relevância de pintar como uma forma de ajudá-la a sair da depressão devido à morte precoce de seu único filho. Em suas palavras: “Eu recomendo a pintura, que me ajudou com a autoestima. Quando eu cheguei na Casa Ondina me sentia velha, caindo aos pedaços. Agora me sinto jovem, estou convencida e ninguém me segura”. Catarina também pintou girassóis, que adora.

Arthur Mariano, de 10 anos, como fruto da interação com Catarina, pintou muitos girassóis e criou uma cidade com elementos que ela mencionou, relacionados a seus sonhos. “Para mim foi muito legal ter ouvido, enquanto a gente pintava, as histórias da vovó Catarina, seus sonhos maravilhosos e interessantes. Me fez mergulhar em minha imaginação. Eu amei ter ido no asilo e feito essa atividade com os idosos”, conta Arthur Mariano.

Já Nelson Malvão, 74 anos, um apreciador da espiritualidade, narra suas experiências de quase morte e enfatiza a importância da fé. Diz que a arte é trabalhar a alma e o espírito. Produziu vários quadros com o tema de Jesus. Nelson está entre os moradores que compõem letras de música de samba. Uma delas, que fala sobre a importância dos estudos, cantou durante o projeto para as crianças. “Com a pintura melhorei a fadiga e a ansiedade. A pintura é uma oração e as crianças alegram o coração da gente”.

Maria Eduarda Kurihara, 11 anos, se inspirou na música e nas pinturas de Nelson para fazer seu desenho. E na memória dela ficou muito presente o conselho dele para as crianças ao que ela repete: “estudem muito, não deixarem escapar oportunidades”. Ela explica, “porque quando ele era jovem não fez isso e se arrependeu muito. Por isso agora ele influencia as crianças a fazerem.
 
Lorena Giacon, de 5 anos, a criança mais nova do projeto, demonstra sua alegria: “Eu gostei muito de participar das atividades com os vovôzinhos e as vovózinhas. Beijão”, diz sorridente.

Casa Ondina Lobo fundada em 1950, é uma instituição sem fins lucrativos de longa permanência para pessoas idosas. Entidade filantrópica, criada por um grupo de amigos e familiares por orientação de sua patrona, Ondina Lobo (1885-1942), que indicava a necessidade de uma instituição para acolher idosos sem recursos. Sua missão é atender gratuitamente e de forma integral, pessoas idosas sem recursos, de ambos os sexos, sem distinção de cor, raça ou religião, possibilitando que a terceira idade seja vivida com dignidade, qualidade de vida e bem-estar, por meio de sua integração social.

Serviço Mostra:

ALESP – de 2 a 11 de agosto
Palácio 9 de Julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema, São Paulo – SP
Abertura dia 2/8, das 17:00 às 20:00
Visitação de segunda a sexta-feira -- das 10h00 às 18h00

ILPI Expo Fórum - dias 18 e 19/08
Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Bela Vista, São Paulo
18/08 (8h às 19h) e 19/08 (das 9h às 18h)


Casa Ondina Lobo – de 21/8 a 18/10
R. Regina Badra, 471 - Jardim dos Estados, São Paulo - SP, 04641-000
 
Horário: de terça a sábado, das 10h00 às 12h00, e das 14h00 às 18h00
Os grupos poderão agendar pelo telefone (11) 99411-5287 e mais informações pelo 




 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp