13/07/2021 às 12h20min - Atualizada em 13/07/2021 às 15h40min

Férias: atenção com o veículo antes de pegar a estrada

Especialista da Faculdade Anhanguera dá dicas importantes para viagem segura

SALA DA NOTÍCIA Renata Fernandes
Assessoria de Imprensa
          Com o final do semestre letivo das crianças, julho é o mês escolhido para aproveitar as férias escolares e do trabalho com viagens em família. Mesmo em meio à pandemia, muitos locais isolados têm sido a escolha para o descanso e mudança de ares. Antes de pegar a estrada, no entanto, é preciso atenção às condições do veículo.
            O coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera, Ricardo Boulos Elias, informa que é importante o veículo passar por manutenção preventiva antes de ir para a estrada. Segundo ele, ao levar o carro para uma revisão completa serão analisados itens como níveis de óleo do motor, fluidos de freio, calibragem dos pneus, estado de conservação e correto funcionamento do sistema elétrico.
            Boulos pontua que as condições de faróis, lanternas e setas também devem ser avaliadas, assim como o nível de combustível e a condição de uso do extintor de incêndio. “É interessante manter lanternas, ferramentas e fusíveis de reserva na parte da frente do veículo. Um kit de primeiros socorros também pode ficar acessível”, comenta.
            O especialista aconselha dirigir durante o dia para evitar sono e cansaço comuns causadores de acidentes. Além da parte mecânica, outros itens importantes a serem verificados com antecedência são: documentação e roteiro da viagem.
            “Os tributos e obrigações do veículo, como IPVA, multas e habilitação, devem estar em dia para evitar inconvenientes. O mesmo ocorre ao preparar o roteiro, já que assim é possível checar as condições do tempo e programar melhor dia e horário para pegar a estrada”, afirma.
Segurança e economia
            Para crianças, conforme previsto em lei, é obrigatório usar cadeirinha ou dispositivo que seja equivalente à idade e altura dela. Já os animais domésticos devem ser transportados em caixas específicas para essa finalidade, no banco traseiro, com a ajuda do cinto de segurança. Ele lembra que tanto crianças quanto pets devem ficar no banco traseiro.
            O coordenador na Anhanguera informa que o motorista é o responsável por verificar se todos os passageiros estão com o cinto de segurança ajustados corretamente. Por isso, ao adquirir ou locar um veículo é fundamental dar atenção especial aos fatores e componentes como airbags, freios ABS e cintos de segurança de cinco pontas.
            Uma alternativa para economizar com o combustível é manter boas práticas de direção e manutenção adequada do veículo. Ele informa que o excesso de peso implica em maior a força, o que gasta mais combustível.

Outras dicas
- Evite deixar o carro ligado quando parado; isso pode representar gasto desnecessário, dependendo do tamanho do motor e do uso do ar-condicionado;
- Quanto mais aerodinâmico o carro, menor a resistência de ar e maior a economia de combustível. Por isso, manter as janelas fechadas e retirar o bagageiro quando não estiver em uso são dicas para não diminuir a aerodinâmica do veículo;
- Calibração incorreta dos pneus aumenta o atrito dele com o solo, o que causa aumento do consumo;
- Com o filtro de ar sujo, diminui-se o fluxo de ar para o motor, prejudicando a mistura de ar e combustível ideal para o bom rendimento do motor;
- Dispositivos elétricos como faróis auxiliares, limpadores do para-brisa, sistema de ventilação interna e outros devem ser usados apenas pelo tempo necessário; o aumento de corrente elétrica eleva o consumo de combustível
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp