13/07/2021 às 23h09min - Atualizada em 14/07/2021 às 15h50min

Exposição Tesouros dos Nossos Ancestrais conta a história de Oduduwa e de seus descendentes através de esculturas produzidas na terra iorubá

Mostra virtual reúne parte do acervo exclusivo do Rei Ooni de Ifé, Nigéria   

SALA DA NOTÍCIA JOICE HURTADO RODRIGUES
Divulgação

A história de Oduduwa e de seus descendentes agora pode ser apreciada pelo público graças à iniciativa de sua Majestade Imperial Ooni de Ifé (Nigéria) que, através do projeto Tesouros dos Nossos Ancestrais, exibe 27 esculturas de seu acervo exclusivo com a finalidade de aproximar as culturas, auxiliando o mundo a conhecer melhor suas origens, heranças, histórias e até feições, possibilitando este intercâmbio cultural entre povos irmãos, trabalho que vem sendo feito de forma intensa pela Casa Herança de Ododuwa, instituição localizada no Rio de Janeiro e que desenvolve com propriedade, este trabalho através de cursos, e palestras, as quais, por conta da pandemia, vem ocorrendo de forma virtual.

Iniciado no mês de abril, o projeto exibiu rodas de conversas, masterclasses sobre temas altamente relevantes na construção da identidade preta e culminará com a exposição virtual. Além da mostra, uma entrevista no canal oficial do  Youtube com o rei OOni de Ifé, atualmente a maior autoridade tradicional e religiosa do povo iorubá, que originariamente habitava o Reino de Ifé e reinos ao redor, áreas atualmente do Benin e da Nigéria, fala da importância em manter os laços de fraternidade entre os povos irmãos, além da relevância histórica das peças que chegaram a ser extraviadas do continente africano durante o processo de colonização dos séculos XIX e XX. Devidamente restaurado, parte do acervo está disponível para o público no site da Casa Herança de Oduduwa.

Dividida em  duas galerias temáticas: Áse e Orí, a exposição parte de princípios da filosofia iorubá, provocando uma reflexão sobre as peças de arte da coleção do Rei de Ifé a partir de conceitos filosóficos e estéticos que estão presentes no cotidiano da sociedade iorubá e são transmitidos, ensinados, apreendidos nos objetos da coleção.

“Não existe caminho possível para o futuro da humanidade sem olhar para o continente africano e compreender o legado que nossos ancestrais nos deixaram. Sem dúvida, é essa herança que irá auxiliar a construirmos juntos um mundo melhor para todos. Nossos ancestrais deixaram conhecimentos vitais para os problemas da humanidade e tenho certeza de que o futuro é ancestral”, conta Ooni de Ifé – rei de Ilê Ifé/Nigéria.

Para os iorubás tudo possui Áse, que é a força da autoridade e a energia da vida. De acordo com o rei  em sua entrevista exclusiva à Casa Herança de Oduduwa, os objetos da coleções estão carregados de Áse, e fazem esta conexão entre  o espiritual e o material.  Já na galeria, Orí,  a vitalidade do conceito de Orí dentro da comunidade iorubá é ressaltada e, é a partir do dele que o destino de cada indivíduo é tomado. Orí é o bem mais precioso de todos os seres, por isso requer tanto cuidado. É a partir de Orí que o ser humano define seu iwa (caráter), e este resplandece a beleza do ser.

 Destes dois conceitos multiplicam-se muitos outros, que definem o convívio em sociedade, a resolução dos problemas individuais e coletivos, a manutenção da espiritualidade. São duas chaves epistemológicas capazes de guiar a vida dos seres humanos no aye (terra), deixadas como legado pelos que vieram antes de nós.

Serviço: Exposição virtual Tesouros dos Nossos Ancestrais

Data: em curso

Local: www.herancadeoduduwa.com.br

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp