CIDADE NO AR Publicidade 728x90
06/08/2021 às 13h25min - Atualizada em 06/08/2021 às 16h00min

Exposição Feminino Plural ganha uma extensão e agora ocupa a Praça da República

Parceria entre a UGT e o CATE – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, nova edição da mostra abre o caminho para quem busca oportunidades de emprego e qualificação profissional

SALA DA NOTÍCIA Alisson Schafascheck
CLAUDIA-LIZ_10_ DJAMILA-RIBEIRO
A Exposição da Paulista – Feminino Plural, sustentando a necessidade de políticas públicas, o cumprimento dos instrumentos nacionais e internacionais de direitos humanos e o fim de todas as formas de violência e discriminação em relação às mulheres e à população preta do Brasil, realizada em maio na av. Paulista em iniciativa da União Geral dos TrabalhadoresUGT, ganha uma extensão e agora chega à Praça da República, ao redor da Escola Estadual Caetano de Campos, em uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, através da secretária Aline Cardoso, entre 5 e 17 de agosto.
Coordenada pela Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da UGT e pela Maná Produções, Comunicações e Eventos, criadora da série, com coordenação artística de Mônica Maia e Fernando Costa Netto - DOC Galeria, suporte da vereadora Sandra Santana (PSDB/SP) curadoria da jornalista, escritora, curadora e consultora de moda Lillian Pacce, a exposição traz 28 obras, agora no formato de 80 cm x 60 cm, de duas artistas/mulheres, com origens e trajetórias distintas, para traduzirem o tema:  Criola, mulher preta, artista visual, que faz da arte urbana a sua luta política para fortalecer as mulheres, explorando cores e elementos brasileiros e com influência nas matrizes africanas, e Claudia Liz, artista multimídia, ícone da moda capaz de colocar sua arte em contextos tão diversos como ilustrar a coluna de política de um jornal de grande circulação e atuar num ensaio fotográfico pleno de atitude e questionamentos.
A arte, além de encantar, continua ajudando quem precisa de um emprego. Nesta nova ação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo oferece uma alternativa àqueles que buscam uma oportunidade de trabalho e qualificação profissional por meio do CATE – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, que disponibiliza quatro Unidades Móveis durante o período em que a exposição fica em cartaz na Praça da República, onde também oferece orientações sobre o programa de Ensino a Distância para capacitação por meio de videoaulas e também dicas e inspirações para o cidadão escolher uma profissão ou optar pelo empreendedorismo. Os cursos, gratuitos, foram desenvolvidos pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria, com doação de conteúdos de dezenas de empresas e instituições parceiras, e abrangem áreas com demanda no mercado, como tecnologia, gastronomia, saúde e bem-estar, meio ambiente e sustentabilidade, economia criativa, entre outros. Os alunos que finalizarem as capacitações terão direito a certificados emitidos automaticamente pela plataforma.
“Feminino plural, esse tema sempre foi muito caro à UGT. Essas bandeiras nos acompanham desde a nossa fundação, em 2007. Agora, estamos ampliando o alcance da exposição que homenageia as mulheres. Todas elas, brancas, pretas ou indígenas, são muito importantes nessa luta pela igualdade de direitos”, afirma Ricardo Patah, presidente da UGT e atual presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. “As mulheres e meninas merecem respeito, empoderamento, apoio e participação efetiva de toda a sociedade brasileira nos debates e ações por seus direitos humanos e pelo fim de todas as formas de violência, opressão e discriminação”, completa Chiquinho Pereira, Secretário Nacional de Organização e Formação Político-sindical da UGT.

Feminino Plural
De 5 a 17 de agosto de 2021
Praça da República
Realização: UGT – União Geral dos Trabalhadores
Curadoria: Lillian Pacce
Artistas: Criola e Claudia Liz

@spsmdet @comerciariossp @expodapaulista @docgaleria
#ugt #expodapaulista #femininoplural #vailá #spsmdet #prefsp #prefeiturapresente #cate
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp