01/10/2021 às 12h07min - Atualizada em 02/10/2021 às 00h00min

Jardim Pamplona Shopping recebe exposição gratuita em parceria com o MIS

Exposição fotográfica do Museu da Imagem e Som acontece até o dia 28 outubro

SALA DA NOTÍCIA Brunno Ferreira da Rocha
Marcelo Schellini
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Jardim Pamplona Shopping apresentam até o dia 28 de outubro, no piso 4, próximo ao rooftop, a exposição fotográfica, do artista Marcelo Schellini, “Tarikh al-Brasil”, que em tradução literal do árabe significa história do Brasil.

O evento faz parte do projeto “Nova Fotografia” e é realizado em parceria com o conceituado Museu da Imagem e Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A temática da exposição aborda uma pesquisa visual do artista sobre a presença dos mulçumanos de origem africana na história e na sociedade brasileira.

“Dentro do empreendimento de Carrefour Property, estamos promovendo cultura gratuita para os nossos clientes, pensando principalmente em passeios que agradem toda a família”, afirma Camila Caraffa, head de Marketing do Jardim Pamplona Shopping.

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Pontos MIS - Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho.

O Pontos MIS é o programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som no interior e litoral do Estado de São Paulo, conta com exibições de filmes, cursos e exposições de seu acervo em cidades parceiras. O Programa Pontos MIS também experiência ações extramuros na própria capital em espaços não convencionais de exposições.

A exposição Tarikh al-Brasil será iniciada em espaços não convencionais na capital, e depois, irá para o interior.

Sobre o artista

Marcelo Schellini é fotógrafo e artista visual, nascido em Botucatu. Doutor em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo e mestre em Estudos da Cultura Visual pela Universidade de Barcelona, dedica-se à pesquisa em fotografia, antropologia visual e literatura. Seu trabalho autoral se desenvolve rumo à descoberta de uma cartografia subjetiva do mundo, deliberadamente em busca de atravessar fronteiras territoriais e de linguagem. Atualmente, ensina fotografia e design gráfico no Vellore Institute of Technology, da Índia.

Em Tarikh al-Brasil, Marcelo Schellini desenvolve uma pesquisa visual em torno da presença dos muçulmanos de origem africana na história e na sociedade brasileira, que, apesar de exercerem uma expressiva influência cultural e social desde sua chegada nas Américas, por meio do tráfico negreiro, são invisibilizados.

Serviço
Exposição “Tarikh al-Brasil”
Até 28 de outubro, de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 14h às 20h.
Local: Piso 4, próximo ao rooftop do Jardim Pamplona Shopping - Rua Pamplona, 1704 - Jardim Paulista, São Paulo 
Informações: www.jardimpamplonashopping.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp