15/10/2021 às 13h45min - Atualizada em 17/10/2021 às 00h00min

Guararema sediará, na próxima semana, 1º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê

Evento será realizado em 23 de outubro, das 9h às 17h, na estação ferroviária da cidade, e terá entrada franca

SALA DA NOTÍCIA PAULO EDUARDO FERRARI VIARTI
Guararema sediará no próximo dia 23, das 9h às 17h, o 1º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê, que acontecerá na estação ferroviária da cidade, terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região. Organizado pelo produtor de eventos Ernesto Paparelli, que também é um aficionado pelo hobby, este 1º Encontro conta com apoio da Prefeitura Municipal, da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), restaurante Estação Nordestina e a Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com Paparelli, já estava na hora de a cidade receber um evento como este. “Realizei alguns encontros de ferromodelistas no Vale do Paraíba, e alguns amigos me pediram que eu realizasse em Guararema. Esta ideia era antiga, mas teve de ser abortada em razão da pandemia. Agora, com a situação um pouco melhor, achei que era a hora de organizar este encontro”, afirma.

Além de maquetes, dioramas, fotos e sorteios de brindes, o 1º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê terá um passeio de trem entre Guararema e o distrito de Luiz Carlos. Serão sorteadas duas viagens, uma pela manhã e outra à tarde, e os vencedores poderão realizar o passeio dentro da cabine C-30, com direito a um acompanhante.

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, diz Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.
           

            Serviço
            1º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê
            Data: 23 de outubro
Horário: 9h às 17h
Local: Estação Ferroviária de Guararema
            Informações: (12) 99723-1092
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp