05/11/2021 às 15h10min - Atualizada em 05/11/2021 às 15h05min

Já pensou em trabalhar na TV ou cinema? Saiba o que faz um diretor de casting

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Divulgação
 

Já imaginou quem são as pessoas que deram a primeira oportunidade de trabalho para as maiores estrelas dos filmes, séries, novelas e comerciais? de Rodrigo Santoro a Angelina Jolie, todos passaram pelos famosos ‘’testes de elenco’’ e em algum momento um diretor de elenco os aprovaram para papéis que lhes ajudaram a se posicionarem no mercado mundial. A direção de elenco é uma das etapas mais importantes de uma produção de TV, cinema ou publicidade, afinal é o diretor de elenco ou ‘’de casting’’ responsável por encontrar pessoas que possam dar vida a personagens de diversos tipos de produção. Em Hollywood, uma das mais famosas diretoras de elenco do mundo no momento é a Mary Vernieu, responsável pelo elenco de sucessos como ‘’Cruella’’ e ‘’Entre Facas e Segredos’’ que recebeu uma indicação ao Oscar em 2020. Em entrevista ao site americano backstage, a diretora falou sobre como funciona a busca por talentos: ‘’Definitivamente estou sempre procurando talentos. Eu deixo todo mundo louco. Posso ver um comercial e falar: “Encontre essa pessoa”. Ou ver alguém na rua e abordar se eu tiver certeza que aquela pessoa é para determinado papel - especialmente com crianças. Eu vejo muito teatro. Tenho ingressos para a temporada da Geffen [Playhouse], que considero um recurso muito útil. Eu vou para Nova York e vejo teatro. Tento ver tudo o que posso, seja uma peça de teatro, um programa de TV ou um filme. Tento ter certeza de que estou realmente atualizada’’ disse a diretora de elenco, reconhecida como uma das principais profissionais do ramo no mundo. No Brasil, uma das mais famosas profissionais é a paulistana Erika Slama. Ela é a produtora de casting mais seguida no instagram no Brasil e recentemente produziu o elenco da série “Conquest” produzida por Keaunu Reeves com a Netflix e também de “Z4”, produção Brasileira da Disney que também está na Netflix. Erika compartilha diversas dicas com seus seguidores sobre como participar de testes de elenco e como iniciar uma carreira na tv, cinema ou publicidade. Em entrevista, a profissional disse: ‘’Uma dica importante nesta área é para que não acreditem em falsos agenciadores, que cobram books e investimentos desnecessários para garantir algum trabalho. Nós diretores de castings não ficamos dentro de agências, produtores ou diretores de casting de verdade não trabalham em agências de modelos e atores. Também é importante saber que beleza não é tudo, eu busco talentos! até porque beleza é relativa e pra mim beleza é um conceito muito amplo e varia de trabalho para trabalho. Os estereótipos foram quebrados.

A profissional também alerta: ‘’Agência nenhuma pode cobrar book ou taxa de agenciamento como garantia para algum tipo de trabalho. A função das agências é informar de fato como funciona o mercado, e cobrar pelos serviços oferecidos sem vincular a um trabalho específico. Por outro lado, é de extrema importância ter uma boa agência ou agente para ter um direcionamento de carreira, ter bom relacionamento com diretores de casting, não cair em furadas, não desperdiçar tempo e também ter o suporte necessário na parte burocrática’’.

O material de trabalho é uma etapa importante: ‘’É preciso ter um bom material para ter mais chances no mercado, como um bom vídeo e boas fotos pois são o primeiro contato entre um ator ou modelo e a direção de casting. Essas fotos e vídeos não precisam necessariamente serem feitos por uma agência, mas podem ser feitos diretamente com fotógrafos de qualidade que atendam os padrões de mercado,’’ finalizou a diretora de casting que já trabalhou para marcas como Coca-Cola, Mc Donalds, Nestle e Samsung.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp