18/11/2021 às 16h32min - Atualizada em 18/11/2021 às 16h23min

Cleane Fontenele, a Rainha das Dicas, ajuda a tornar o Natal das famílias mais especial ainda

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Divulgação

Depois de um Natal de isolamento, em 2020, causado pela pandemia de Covid19, as festas de fim de ano estão se aproximando e muitas famílias já planejam retomar as tradicionais ceias de Natal. Como a da blogueira Cleane Fontenele, que já se prepara para receber familiares e amigos, não sem antes dividir com os leitores dicas especiais para a ocasião, afinal, ela é a Rainha das Dicas! “Estar com eles sempre é um momento maravilhoso. Estaremos juntos, com sentimento de gratidão por estarmos vivos e com saúde. As expectativas são maravilhosas para o ano que chega”. 

Então, vamos às dicas e a receitas deliciosas! 

Programe-se para uma ceia personalizada

Anote esse lema da Rainha das Dicas: a organização e a antecedência são amigas da perfeição. “Sonde o que os convidados gostam e prepare um menu com opções personalizadas, para todos ficarem satisfeitos. Eles vão perceber o carinho com que pensou em tudo, nos mínimos detalhes. Essa é a satisfação de quem gosta de receber e acolher a todos na noite de Natal”, garante Cleane Fontenele. 

Não pense só nos pratos principais. “Pense nos detalhes: desde as entradinhas, passando pela ceia e sobremesas, volto a repetir, lembre-se de cada convidado. Ceia personalizada agradando a todos é um sucesso”. 

Para as crianças, elabore um cardápio próprio e busque alternativas gostosas e atraentes. “Se você for servir um arroz mais elaborado, elas podem não gostar, então, separe um arroz branco ou espaguete. Tenha duas opções de proteína, como carne ou frango, e batata-sorriso. Elas amam esses itens e ninguém erra, pois, em geral, fazem parte do menu kids dos restaurantes”. 

Tudo se recicla no enterro dos ossos

Ah, o que seria do Natal se não fosse o dia seguinte: do enterro dos ossos. “A melhor parte é incrementá-lo, por exemplo, fazendo um risoto de peru. Desfie a ave, acrescente manteiga da terra e coloque o arroz branco. Fica incrível. Sempre faço e todos adoram”. 

Exagerou na ceia? Tem dica também

Cleane Fontenele orienta se hidratar em casos de exageros na comilança. “Água é vida! Beba bastante. No outro dia, também invista em sucos e chás detox, para tirar a sensação de inchaço e retenção de líquido”. 

Outra dica é comer muitas fibras e equilibrar a alimentação. “Vai ajudar a não se sentir constipada no dia seguinte”. 

Priorize seu bem-estar

Cleane Fontenele lembra que casa enfeitada e comida gostosa à mesa não adiantam se o aniversariante do dia não for lembrado. “O grande motivo da reunião é o nascimento de Jesus e estar em família nesse espírito de união e confraternização é o principal”. 

Nessa atmosfera, a influenciadora lembra: afaste o que não traz valores preciosos. “Falando de luz e prosperidade, é importante estarmos bem com a nossa saúde mental. Energizar bons sentimentos e ter pensamentos positivos. O que não agrega, tire de perto. Mentalizar coisas boas é uma excelente dica para brindar o ano que chega, com muitas expectativas positivas”. 

Decoração e música

Cleane lembra a importância das cores na hora de enfeitar a casa, como vermelho, branco, dourado e verde e, ainda, a importância do repertório musical. “Uma boa música deixa tudo agradável e em clima natalino”. 

Mas não esqueça de valorizar o espaço dos presentes, em geral, ao redor da tradicional árvore natalina. “Amoooo o Natal e a árvore já é tradição. Tem aquela expectativa da troca dos presentes. Coloque-os embaixo dela porque fica lindo! Personalize o ambiente. Isso deixa o clima bem mais festivo. Todos entram na vibe e é encantador”. 

Receitas de Cleane Fontenele:

PERNIL COZIDO NA PANELA DE PRESSÃO. 

Ingredientes: 

  • 1 peça de pernil cerca de 1,5 kg 
  • suco de 1 limão 
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja 
  • 2 folhas de louro 
  • meia xícara (chá) de vinagre branco ou de maçã 
  • 2 cebolas em pétalas 
  • 3 dentes de alho amassados 
  • 1 sachê tempero completo sabor carne 
  • 4 colheres (sopa) de azeite 
  • Meia xícara (chá) de água fervente 

Modo de preparo: 

Em um recipiente, coloque o pernil, o suco de limão e de laranja, o louro, o vinagre, as cebolas, o alho e o tempero completo dissolvido na água fervente. 

Deixe marinar na geladeira por cerca de 2h, virando na metade do tempo. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure bem o pernil, por todos os lados. Junte a marinada e cozinhe por 20 minutos, após pegar pressão. Desligue o fogo, espere sair a pressão e abre a panela cuidadosamente. 

Volte ao fogo e deixe cozinhar, com a panela destampada, por cerca de 20 minutos. 

SOBREMESA ROMEU E JULIETA CROCANTE: 

Ingredientes: 

  • 400g de açúcar 
  • Castanha 
  • Leite condensado 400g 
  • 4 Polenguinhos 
  • 200g de creme de leite 
  • Leite em pó 
  • Doce de goiabada 
  • Sorvete de creme 

Modo de preparo: 

Primeira camada: 

Passe no liquidificador o leite condensado e os polenguinhos. Reserve. 

Segunda camada: Sorvete de creme 

Terceira camada: Caramelize o açúcar e coloque em cima de um papel manteiga com a castanha triturada (pode triturá-la com a ajuda de um martelo). Adicione um pouco de leite em pó. Em um pano, coloque o caramelo, a castanha e o leite em pó. Está pronta a mistura crocante para colocar em cima do sorvete. 

Quarta camada: Bata no liquidificador o creme de leite, a goiabada e coloque no recipiente. 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp