CIDADE NO AR Publicidade 728x90
10/12/2021 às 18h39min - Atualizada em 11/12/2021 às 00h00min

Programação do fim de semana do aniversário da Av. Paulista terá shows, tour arquitetônico e exposição de fotos da via

Passeio de arquitetura pela avenida e exposição de fotográfica da via entram na programação do sábado (11/12) e domingo (12/12); celebração ainda traz tour ambiental e apresentações de Nando Reis e Rincón Sapiência

SALA DA NOTÍCIA Editor
https://www.associacaopaulistaviva.org.br/
Divulgação
As comemorações dos 130 anos da Av. Paulista continuam no final de semana, nos dias 11 e 12 de dezembro (sábado e domingo) em uma grande programação que a Associação Paulista Viva (APV) preparou, com apoio da Subprefeitura da Sé e da Secretaria Municipal de Cultura. O tour arquitetônico, uma parceria entre a Associação Paulista Viva e o Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB-SP, vai apresentar a história, o projeto e principais atributos dos edifícios-ícones e as diversas construções que tornam a via um símbolo de São Paulo. Já a exposição de fotos da Avenida será inaugurada às 16h na Casa de Cultura Odisseia no sábado. Ainda, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a APV, planejou uma maratona de celebração, com destaque para shows de Nando Reis, Bixiga 70 e Rincón Sapiência, intervenções aéreas circenses, ópera na sacada e atividades infantis.

O Tour arquitetônico será um roteiro para voltar os olhos às construções da emblemática avenida através do ponto de vista do pedestre, e entender as diversas relações que estabelecem com o espaço público. Conduzido pelo IAB-SP - entidade cultural que trabalha pela promoção da cultura arquitetônica urbanística em diferentes representações – e em parceria com a  Associação Paulista Viva, com organização da Superbacana+ e patrocínio do do Empreendimento Cidade Matarazzo, o passeio terá início às 10h, com previsão de término previsto para às 13h, no sábado e domingo. O percurso pela avenida será feito a pé, com no máximo 30 pessoas, com o objetivo de redescobrir a cidade e sua arquitetura de maneira descontraída, com paradas por edifícios como Três Marias, Conjunto Nacional, Ed. Banco SulAmericano (atual Itaú), Parque Trianon, Masp, Fiesp, Ed. Saint Honore, Ed. Pauliceia, e concluindo, no mais novo complexo Cidade Matarazzo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site: https://superbacana.com.br/programacao/passeioarq/.

Já a exposição fotográfica na Casa de Cultura Odisseia (Alameda Ministro Rocha Azevedo, 463) que terá como tema a avenida símbolo da cidade, faz parte da oitava edição do projeto RESPIRA SP. A abertura será no dia 11 (sábado) às 16h e a proposta neste ano é a participação de 40 fotógrafos, entre profissionais e amadores, e jornalistas, intelectuais e artistas, que foram convidados para registrar pontos simbólicos, bem como pessoas que convivem com a Avenida Paulista, desde figuras anônimas até celebridades, para formar um mosaico que compõe a diversidade do universo dos frequentadores do local. A exposição, realizada em parceria com Unideias, Associação Paulista Viva, Canson Infinity e Zoom Imagem, estará aberta ao público até o dia 15 de janeiro de 2022, além da versão virtual no site www.odisseia.art.br .

No domingo, 12, dia em que a avenida está aberta ao público pedestre, as comemorações começam com programações temáticas a partir das 8h do chão às varandas. Os grupos Bixiga 70, Luedji Luna, Rincon Sapiência e Nando Reis presenteiam a Paulista com shows na varanda do Conjunto Nacional.

Outra varanda recebe o projeto Ópera na Sacada e também é do alto que vem a surpreendente performance aérea musical da Cia K: companhia que se apresenta com a ajuda de um guindaste e um “piano voador”. Já no chão, o público pode dançar e cantar com estações de samba-rock e forró; ou se encantar com as apresentações de bailarinas e artistas circenses. Na Alameda das Flores, uma seleção de mulheres representam o Samba.Para as crianças, o domingo será lúdico e educativo, com contação de histórias e recreação.

Nos dias 11 (sábado) e 12 (domingo) de dezembro, a programação de aniversário da Avenida traz atrações como:

Sábado, 11 de dezembro:
  • Durante todo o dia - Tour Ambiental, em parceria com a Farah Service, vai apresentar as características da flora diferenciada que compõe o Parque Trianon, com a qualificação das árvores e plantas do local. Horários: 8h – 8h45 | 9h15 – 10h | 10h30 – 11h15  | 14h – 14h45 | 15h – 15h45.
  •  
Domingo, 12 de dezembro
  • 10h - Apresentação da banda da Polícia Militar, em frente à Fiesp.
  • Durante todo o dia - Tour Ambiental, em parceria com a Farah Service, vai apresentar as características da flora diferenciada que compõe o Parque Trianon, com a qualificação das árvores e plantas do local. Horários: 8h – 8h45 | 9h15 – 10h | 10h30 – 11h15 | 14h – 14h45 | 15h15 – 16h.
  • Durante todo dia - Edição especial da Feira de Antiguidades do MASP e uma ação de prevenção e proteção em parceria com a Secretaria de Saúde para medir pressão, fazer teste de HIV e serviço de dúvidas sobre vacinação.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp