09/10/2019 às 07h44min - Atualizada em 09/10/2019 às 07h44min

Livro “O Mundo das Letras e dos Sons” será lançado nesta sexta-feira, em BC

Agência A Assessoria

Literatura infantil aborda o mundo das letras e dos sons com a participação de cinco adolescentes autistas que enriquecem a história com seus desenhos

 

Segundo dados do Centro de Controle de Doenças e Prevenção, CDC (sigla em inglês para Centers for Desease Control and Prevention), do governo dos Estados Unidos divulgado em abril deste ano, uma em cada 59 crianças possui o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Embora os sintomas sejam praticamente os mesmo, a forma como eles se manifestam em cada indivíduo é o que faz único dentro do espectro.

Para a medicina o TEA (Transtorno do Espectro Autista) se caracteriza por algum grau de alteração do comportamento social, comunicação e linguagem, e por um repertório restrito, estereotipado e repetitivo de interesses e atividades. Embora sem cura, intervenções psicossociais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais e outros cuidadores, podem reduzir as dificuldades de comunicação e o comportamento social e ter um impacto positivo na qualidade de vida e bem-estar da pessoa.

Mãe de um adolescente portador do TEA, a fonoaudióloga e Mestre em Distúrbios da comunicação Claudia Cristine Cugnier Guenther foi além do papel materno e de cuidadora e usou sua experiência na área para ajudar outros autistas e suas famílias. Há alguns anos ela escreveu o livro “O Mundo das Letras e dos Sons” para ajudar o filho Thor a entender e se apropriar do processo da leitura e da escrita. O livro infantil não apenas ajudou o adolescente, hoje com 15 anos, como vai servir de instrumento para auxiliar outras crianças e jovens com, ou sem o transtorno. “O Thor é um menino incrível, que adora desenhar e entende muito de animações e assim como o livro o ajudou, acredito que possa auxiliar outras crianças nesse processo de aprendizado”, pontuou a autora. O lançamento acontece nesta sexta-feira (11), a partir das 19h30, na Livrarias Catarinense do Balneário Shopping.

Para tornar a obra mais inclusiva, movimentar a causa e chamar atenção para o assunto autismo, Claudia convidou quatro adolescentes portadores do TEA para fazerem as ilustrações da obra, através do olhar deles sobre a história. Os desenhos são assinados por Ana Beatriz, Enzo, Erick, Heloiza e seu filho Thor. “Meu objetivo e minha luta é chamar à atenção para o autismo, um assunto muito importante, sobre o qual é preciso refletir e mudar conceitos e atitudes”, explicou a autora, que já escreveu A História de Thor, e foi parceira do filho nas obras Perdidos no Meio do Deserto e O Bebê Dragão.

O lançamento do livro só foi possível graças a uma campanha na internet, onde foram arrecadados fundos para impressão. Como o objetivo vai além de retorno financeiro Claudia Cugnier doará 450 exemplares da obra a 9 AMAS (Associação Amigos do Autista) da nossa região, que podem ser revendidos ou doados aos frequentadores destes espaços de aprendizado e acolhimento.

 

Serviço

O que: Lançamento do Livro “O Mundo das Letras e dos Sons”, de Claudia Cristine Cugnier Guenther

Quando: 11 de outubro, sexta-feira

Horário: 19h30

Onde: Livrarias Catarinense, Balneário Shopping

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp