CIDADE NO AR Publicidade 728x90
08/02/2022 às 14h57min - Atualizada em 09/02/2022 às 00h00min

Exposição de obras internacionais chega a Ribeirão Preto

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Em 2022, o Brasil celebra o Centenário da Arte Moderna, marco estabelecido pela abertura do Salão de Arte Moderna de 1922. Desde então, a herança Modernista tem se perpetuado na história mundial e brasileira. De forma singular, o Modernismo continua abrindo caminhos para novas ideias, debates e produções na Arte, Design e Arquitetura. A partir dos preceitos Modernista, da Arte Concreta e do Neoconcretismo, a artista brasileira Fabiana Salomão deu vida ao corpo de obras e realiza, pela primeira vez em Ribeirão Preto, a exposição Concrete Memory. A mostra acontece entre os dias 12 e 13 de fevereiro, das 17 às 22 horas, no Espaço Pirâmide Imóveis (Av. Carlos Consoni, 880 – Jardim Canadá), com entrada gratuita.

Aberta em junho de 2021 em Toronto, no Canadá (cidade onde a artista atualmente reside), a exposição contou com 30 obras. Para a exposição em Ribeirão Preto, a artista traz uma mostra desenvolvida a partir dessa exposição, que segue pela Europa, a partir de julho deste ano: Zurique (Suíça) e Paris (França), pela Otter Gallery.

Para a artista Fabiana Salomão, que nasceu em Ribeirão Preto e vive no Canadá há cerca de quatro anos, o modernismo é fascinante. “Ele veio inaugurar o novo modo de pensar, viver, consumir, rompendo de forma brilhante com o tradicionalismo estrutural da época. O contemporâneo, por sua vez, reformula o ‘novo’ sem se desconectar com o passado, se apropriando da história para continuar construindo novas histórias, em linha com o nosso tempo e com as novas formas de viver”, mostra a artista.

No Brasil, a exposição Concrete Memory inaugura um catálogo exclusivo das obras da artista, Fine Art, Print on Canvas, em séries limitadas, possibilitando a aquisição das obras da artista em solo brasileiro. A exposição acontecerá de duas formas: primeiramente, na abertura, como uma exposição total das 15 obras assinadas, por dois dias, no Espaço Pirâmide Imóveis.

Posteriormente, as obras ficarão expostas em espaços de Ribeirão Preto criando assim um circuito expositivo, durante 30 dias. São eles: Todeschini - Rua Couto Magalhães 100; Portobello - Avenida Itatiaia, 1175; Móveis Irajá - Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1504; FRS Arquitetura – Av. Benedito Rodrigues Pinheiro, 276)

Fabiana Salomão

Artistas visual brasileira, Fabiana Salomão já participou de diversas exposições, mostras coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Formada em Artes Visuais, Letras e Teologia, também desenvolveu sua produção e pesquisa em Arte Contemporânea, orientada e monitorada, durante quatro anos, por Josué Mattos, curador e mestre internacional da Université Paris 1 Panthéon Sorbonne em práticas curatoriais.
 
Desde 2018, a artista vive em Toronto, no Canadá, desenvolvendo uma linha de pesquisa e produção influenciada pelos movimentos Concreto e Neoconcreto. Seu campo de trabalho segue da pintura figurativa e abstrata até esculturas e instalações tridimensionais, batizada por ela como "volumetrias".
Representada por galerias em Toronto, Zurique e Paris, Fabiana Salomão segue em 2022 ampliando e difundindo seu trabalho internacionalmente.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO CONCRETE MEMORY
Data: 12 e 13 de fevereiro, das 17h às 22h
Local: Espaço Pirâmide Imóveis - Av. Carlos Consoni, 880 - Jardim Canadá – Ribeirão Preto (SP)
Entrada Gratuita
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp