CIDADE NO AR Publicidade 728x90
12/04/2022 às 16h45min - Atualizada em 13/04/2022 às 00h10min

Em 2022, abril tem datas comemorativas culturais nos dias 17 e 19

A metodologia “Criando Juntos”, da Startup De Criança Para Criança, apresenta desenhos animados que abordam temáticas com atualidade pelo olhar infantil

SALA DA NOTÍCIA Bartira Betini
Canal do Youtube De Criança Para Criança.

O mês de abril tem importantes datas comemorativas com temas culturais relevantes. Neste ano, em abril é celebrado um dos mais importantes feriados cristãos, a Páscoa, que será comemorada no dia 17. Dois dias depois é o Dia do Índio, em 19 de abril. A metodologia “Criando Juntos”, da Startup De Criança Para Criança, tem uma série de animações disponíveis que abordam essas duas temáticas com muita atualidade através do olhar infantil. 


A Startup De Criança Para Criança produz desenhos animados com histórias, desenhos e voz das crianças, criados em sala de aula, nos quais os pequenos estudantes são protagonistas e contam suas histórias de maneira lúdica, que refletem a curiosidade e o conhecimento. As mais de 1.000 animações estão disponíveis no canal do De Criança Para Criança, no YouTube. 

 

Páscoa

 

Nas animações sobre a Páscoa, as crianças que participaram da metodologia “Criando Juntos” abordam a solidariedade e a importância de cultivar bons sentimentos de renovação. Os temas estão em sintonia com dados do IBGE, que apontam que um em cada 20 brasileiros vive em situação de extrema pobreza, conforme levantamento realizado em 2020, e um em cada cinco brasileiros vive em situação de pobreza. 

 

Os vídeos A Melhor Páscoa de Todas e A História de Como Surgiu a Páscoa Solidária abordam a temática da solidariedade para contar histórias em que as crianças se mobilizam junto com os pais e a comunidade para garantir que colegas e amigos com menos recursos possam ter acesso aos ovos de chocolate. 

 

Nas fábulas Uma Páscoa Mágica e Ovos de Páscoa, que tem uma versão disponível em libras, os pequenos tratam de temas que ultrapassam os ovos coloridos e discorrem sobre a importância de cultivar bons sentimentos e de afastar más atitudes, lembrando o significado de renovação que representa o feriado cristão. 

 

Dia do Índio 

 

A importância da preservação ambiental e da valorização cultural se destaca na produção das animações com histórias, desenhos e narrações produzidas pelas crianças que participaram em sala de aula da metodologia “Criando Juntos” com a temática indígena. A preocupação acompanha as estatísticas sobre a população indígena no Brasil, que era de 3 milhões de habitantes e aproximadamente 1 mil etnias em 1500 e foram reduzidos a 900 mil indivíduos e 300 povos, o que representa menos de 0,5% da população. Os dados são da Fundação Nacional do Índio (Funai), conforme o IBGE. 

 

As animações mostram a perspectiva dos estudantes sobre questões contemporâneas que envolvem a população indígena nacional, com sensibilidade e informação. Protegendo a Floresta mostra os indígenas como protetores do meio ambiente. Os Índios aborda a questão da demarcação de território. 

 

O Indiozinho Rudá é sobre o cotidiano de uma aldeia e sua relação com os animais. Uma Fantástica História, que tem tradução em Libras, narra a chegada dos portugueses ao Brasil. A Tribo Conectada, baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), mostra a importância da preservação da identidade cultural para as futuras gerações.

 

Confira os vídeos:

 

Páscoa:

A Melhor Páscoa de Todas

A História de Como Surgiu a Páscoa Solidária

Uma Páscoa Mágica

Ovos de Páscoa

Ovos de Páscoa - versão libras

 

Dia do Índio

Protegendo a Floresta

Os Índios

O Indiozinho Rudá

Uma Fantástica História (versão Libras)

A Tribo Conectada

 

Sobre o De Criança para Criança

O programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da Startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma metodologia chamada "Criando Juntos", os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que, enviadas através de uma plataforma colaborativa, serão transformados em desenhos animados feitos pelo De Criança Para Criança, expandindo os horizontes educacionais.

 

Site

Instagram 

Youtube 

Facebook


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp