08/08/2022 às 19h32min - Atualizada em 09/08/2022 às 00h41min

Casa Vogue propõe um olhar atento à arquitetura latino-americana

SALA DA NOTÍCIA Da Redação
Divulgação Casa Vogue
Com o objetivo de quebrar a rotina viciada do olhar, a edição de agosto de Casa Vogue chama a atenção para o que tem sido feito nas nações próximas e nos interiores remotos do próprio Brasil.  Guiada pelo Professor Fernando Viégas, um dos coordenadores da pós-graduação Civilização América, a revista aponta projetos relevantes realizados recentemente nessa parte do continente.

Museu Pachacamac - Peru


A areia do deserto e o barro dos templos e pirâmides pré-hispânicos se confundem no Santuário de Pachacamac, nas proximidades de Lima. Em meio ao sítio arqueológico de 465 ha, os arquitetos Patricia Llosa e Rodolfo Cortegana, do escritório Llosa Cortegana Arquitectos, implantaram gentilmente os volumes de concreto que compõem o museu, inaugurado em 2015, a fim de guardar e exibir os itens encontrados nas escavações realizadas na área, como tecidos, cerâmicas, utensílios variados e objetos de madeira. “A escala é manipulada em cumplicidade com a topografia e o desnível do terreno para evitar a invasão do local. É somente ao descer até o ponto de encontro que o edifício se revela em sua escala total”, explica a dupla no memorial do projeto.

Capela San Bernardo /Argentina 

Tijolos e luz natural: esses são os únicos elementos que o arquiteto Nicolás Campodonico diz ter utilizado para dar forma ao templo cristão de 92 m², finalizado em 2015. Indispensável ao edifício, a luminosidade é captada pela abóboda vazada e, ao percorrer as paredes internas, projeta a sombra de duas hastes localizadas na parte externa. Quando o pôr do sol se aproxima, as sombras desenham uma cruz perfeita – único símbolo religioso permanente na pequena igreja. Os blocos que constituem a construção – arredondada por dentro e reta por fora – são centenários, reaproveitados da casa e do curral que antes se assentavam sobre a discreta colina na zona rural de La Playosa, na província de Córdoba. Para armar a cobertura, Campodonico inspirou-se nos tradicionais fornos de carvão argentinos, dispondo os tijolos de modo que uns exerçam compressão sobre os outros e, assim, mantenham-se alinhados.

Reserva Montoya / Uruguai 

Fazer pontes entre países por meio da arquitetura está na raiz do MAPA, escritório binacional encabeçado pelos brasileiros Luciano Andrades e Silvio Machado e pelos uruguaios Andrés Gobba, Matías Carballal e Mauricio López. São eles os desenhistas da pérgula de 21 x 36 m que concentra restaurante, ginásio e solário no loteamento nobre Reserva Montoya (2022), em Punta del Este, litoral do Uruguai. A relação sinérgica com a paisagem é flagrante, mesmo nos trechos fechados, que levam vidro de cima a baixo. “As pessoas se sentem contidas, no sentido de acolhimento, mas não confinadas”, diz López, mencionando um traço comum a outros trabalhos do quinteto. A adoção de componentes pré-fabricados, a exemplo da madeira laminada colada que forma o pergolado, também é marca do estúdio – não para criar um estilo, porém. Carballal explica: “A industrialização é uma resposta recorrente porque traz repercussão econômica para os clientes, com uma obra limpa e rápida. E causa menos impacto no ambiente”.

A matéria completa pode ser conferida na edição de agosto da Casa Vogue, já disponível nas bancas de todo o país.


Sobre a Casa Vogue
Casa Vogue é a revista de maior prestígio do Brasil em decoração, design, arquitetura e lifestyle. Referência máxima em comportamento e tendências, todos os meses encanta e inspira os amantes do bom viver.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp