31/08/2022 às 17h54min - Atualizada em 02/09/2022 às 00h00min

Série “A diversidade e a força das mulheres do Serviço Social”

CRESS-SP publica segunda entrevista do especial sobre a presença feminina no Serviço Social. Em pauta, a Política Pública de Assistência Social e os desafios das mulheres na gestão de instituições

SALA DA NOTÍCIA CRESS - SP
Divulgação/CRESS-SP
O site do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo — 9ª Região (CRESS-SP) está publicando, desde abril, a série “A diversidade e a força das mulheres do Serviço Social”, que entrevista assistentes sociais mulheres atuantes em várias frentes da área. 

O objetivo é retratar a atuação ampla e plural dessas profissionais, presentes em inúmeros espaços, onde trabalham em defesa dos direitos sociais e humanos da população. O especial também dialoga com a campanha nacional “Nós, mulheres, assistentes sociais de luta!”, promovida pelo Conjunto CFESS-CRESS (formado pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Serviço Social).

Na segunda entrevista do especial, a assistente social Paula Silva Leão, Coordenadora e Gerente de Serviço Social do Instituto Cristóvão Colombo (ICC), na capital paulista, faz importantes reflexões sobre o trabalho na Política de Assistência Social e o Serviço Social, como um todo. 

“A falta de credibilidade que uma mulher sofre na gestão ainda é muito grande e velada, ou você não sabe direito o que está falando ou fazendo, ou você é sonhadora demais”, comenta Paula sobre os desafios profissionais. “A história do Serviço Social é feminina. É admirável o que as assistentes sociais escreveram e semearam na profissão”, enfatiza sobre o legado das mulheres da área para a sociedade. Na entrevista, a assistente social divide um pouco da sua perspectiva de atuação e nos convida a pensar nas possibilidades de transformação que o Serviço Social representa para a classe trabalhadora.

Vale lembrar que as profissionais mulheres são maioria no Serviço Social brasileiro, chegando, no estado de São Paulo, a quase 90% dos/as mais de 39 mil assistentes sociais inscritos/as e ativos/as. “Nossa categoria é diversa, as mulheres assistentes sociais são da classe trabalhadora, são mulheres negras, indígenas, transexuais e travestis, de diferentes faixas etárias e inseridas nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais”, descreve a Conselheira Presidenta do CRESS-SP, Nicole Araujo

Leia a entrevista de Paula Silva Leão na íntegra e acompanhe as próximas publicações da série em cress-sp.org.br.  

  
As porta-vozes do CRESS-SP estão disponíveis para falar com a imprensa. Para entrevistas, declarações e outras contribuições, entre em contato com a assessoria de imprensa do CRESS-SP

 

SOBRE O CRESS-SP

O Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo — 9ª Região, CRESS-SP, integra o Conjunto CFESS-CRESS, criado após a regulamentação da profissão de assistente social. O CRESS-SP foi instituído pela Lei nº 3.252/57, pelo Decreto nº 994/62 (hoje alterados para Lei 8.662/93) — uma exigência constitucional para todas as atividades profissionais regulamentadas por lei. Por ser uma entidade de direito público, o CRESS-SP tem suas contas apreciadas anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Compete ao CRESS-SP: orientar, disciplinar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de Serviço Social; zelar pelo livre exercício, dignidade e autonomia da profissão; organizar e manter o registro profissional dos/das assistentes sociais e das pessoas jurídicas que prestam serviços de consultoria; zelar pelo cumprimento e observância do Código de Ética Profissional.

Na internet: cress-sp.org.br, facebook.com/cress.saopaulo, instagram.com/cress_sp, youtube.com/cresssp

 

Entrevistas e declarações para a imprensa:



fullsizeoutput_6.jpeg

fullsizeoutput_6.jpeg

Editora MPM Comunicação

Telefone: (11) 4152-1879.

E-mail: [email protected].

Assessoria de Imprensa CRESS-SP. 

 

pasted-image.tiff

pasted-image.tiff

Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo — 9ª Região (CRESS-SP) 

Telefones: (11) 3351-7506/99750-1211. 

Larissa Furtado, assessora de comunicação.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp