16/09/2022 às 18h42min - Atualizada em 19/09/2022 às 00h00min

Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino”retorna à Igarapé e marca presença na Feira Literária Infantil

 Também será realizada a abertura oficial da exposição Encontro Marcado com Fernando Sabino, na Casa de Cultura  

SALA DA NOTÍCIA Lorraine Souza

 

 

O projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” retorna à cidade de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na próxima segunda-feira, 19 de setembro, para dar início à segunda etapa das atividades. É neste momento que o filho do escritor, Bernardo Sabino, presidente do Instituto Fernando Sabino, vai às escolas para conhecer os trabalhos criados pelos alunos, inspirados nas obras do autor.

 

Na primeira etapa, que aconteceu em 10 de agosto, Bernardo, esteve na cidade para um workshop e explicou a proposta e como poderia ser trabalhada em salas de aula. Participaram a equipe da Mineração Usiminas, patrocinadora do projeto, autoridades locais, pedagogos, professores e alunos. “Fiquei emocionado ao ver o carinho das pessoas com a memória de meu pai”, pontua.

 

O presidente do Instituto Fernando Sabino ressalta que foi “um dia memorável, as crianças se divertiram brincando com argila, pinturas, teatro, capoeira, entre outras atividades que demonstram uma pequena parte do que pode ser trabalhado com a obra do autor”.

 

Já na segunda fase do projeto, o presidente do Instituto visita as Escolas Municipais, Professora Amélia Amaral e Silva e Professora Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade. Bernardo destaca que a intenção é identificar vocações e reforçar a autoestima das crianças e jovens. “Queremos incentivar os estudantes a ler, reforçar os laços com a cultura”, comenta.

 

No dia 20 de setembro, o “Encontro Marcado” estará na Feira Literária Infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, na Casa de Cultura.  Bernardo Sabino vai participar da abertura do evento, que é destinado a pedagogos, professores e alunos da Rede Pública de Ensino.

 

Nos dias 21 e 22, Sandra Lane e Marcelo Duzy, vão encantar a criançada com narração de histórias e momento lúdico.

 

Na sexta-feira, dia 23, acontece a abertura oficial da exposição do projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino”. A solenidade será às 10 horas, na Casa de Cultura. No mesmo dia, a Praça da Matriz receberá várias atrações a partir das 16h, incluindo show da Charanga Pop, apresentação do espetáculo “O Menino Sabino”, com o grupo Canta Contos, e show do grupo Vil Metal Acústico.

 

Sobre o projeto

 

O projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” é realizado pelo Instituto Ondular e Instituto Fernando Sabino por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, e conta com o patrocínio da Mineração Usiminas e apoio cultural do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Igarapé.

 

Em seus 15 anos de trajetória, com mais de 90 edições realizadas, já envolveu cerca de 900 mil alunos de escolas públicas estaduais e municipais. Em cada edição, as instituições desenvolvem pesquisas e trabalhos em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Logo após essa etapa, é montada uma exposição sobre a vida e a obra de Fernando Sabino, simultaneamente às atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula.

 

A iniciativa prevê ainda a doação de coleções de livros e filmes para instituições públicas, além da distribuição de exemplares de revistas com obras do escritor para todos os participantes.

 

Programação Encontro Marcado com Fernando Sabino em Igarapé

 

Dia 19 - Visitação às escolas

 

8h - Escola Municipal Professora Amélia Amaral e Silva - Bate-papo com Bernardo Sabino e os alunos sobre as diversas formas de arte que podem ser feitas com a obra do escritor

 

14h – Escola Municipal Professora Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade - Os alunos vão participar de oficina de pintura de muro com temas e frases de Fernando Sabino.

 

Feira Literária Infantil

                                                                                                       

Dia 20 - Alessandra Visentin e Ana Lúcia - Grupo Fragmentos - Contação de histórias – “As sabenças do Sabino”                                                                                                                                                

Dias 21 e 22 - Sandra Lane e Marcelo Duzy - (contação de histórias)       

 

Exposição                                                                                                                                     

Dia 23 - 10h - Abertura oficial da exposição “Encontro Marcado com Fernando Sabino” na Casa de Cultura, e a partir das 16h, apresentações na Praça da Matriz da Charanga Pop Canta Contos com o espetáculo “O Menino Sabino” e o show do Vil Metal Acústico.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp