21/09/2022 às 14h12min - Atualizada em 23/09/2022 às 00h00min

Estudo da Innovapack aponta que brasileiros dão preferência a estabelecimentos alimentícios com práticas sustentáveis

Líder nacional em embalagens, a Innovapack levantou dados a respeito do consumo sustentável na área de food services

SALA DA NOTÍCIA Letícia Leite
Innovapack

Uma pesquisa realizada pela Innovapack, uma das principais fornecedoras de embalagens do Brasil, revelou que 74% dos respondentes no Brasil já deixaram de ir a um bar, restaurante ou pedir comida via delivery por conta do estabelecimento não aplicar práticas sustentáveis. Quando  questionados sobre o que torna um negócio de alimentos sustentável, 60% considera ter fornecedores com iniciativas voltadas ao meio ambiente como a principal característica. Entre outros fatores que tornam um estabelecimento alimentício sustentável, estão: investir em práticas sustentáveis como reciclagem (56,8%), não desperdiçar muita comida (49%) e ter utensílios biodegradáveis (43,6%).

Neste dia 21 de setembro, celebra-se o Dia da Árvore, recurso que está diretamente ligado à  linha Biohz®, feita de papel cartão que pode ser reciclado. A produção cumpre com os requisitos da cadeia de custódia do FSC, o que implica em manejo florestal responsável, ou seja, que a árvore utilizada para fabricar o material seja renovada, que não haja exploração de mão de obra e que não haja impacto na flora e fauna. “Com isso, asseguramos que nossos produtos são muito nobres. Desde sua origem, até o fim, esses cuidados com o meio ambiente são contemplados. Assim, desejamos também colaborar para a conscientização da população sobre a importância de preservar as árvores”, afirma Marcelo Gaspar, Diretor Geral da Innovapack.

Para o diretor, a pesquisa e dados de outras empresas mostram que o cuidado com o meio ambiente impacta cada vez mais as decisões dos consumidores na hora de escolher produtos ou apoiar marcas. “Isso indica que o comportamento do consumidor está cada vez mais voltado à práticas sustentáveis, tanto dentro quanto fora de casa, na hora de preparar sua alimentação ou fazer um pedido em restaurantes via delivery. O mercado exige mudanças efetivas quanto aos compromissos ambientais dos estabelecimentos”, afirma Gaspar. 

No terceiro trimestre deste ano, a empresa trouxe inovação ao mercado de food services do país com a primeira colher de papel cartão reciclável e biodegradável. Agora, toda a linha Biohz® chega ao mercado, abrangendo porta-copos em papel cartão, embalagens para saladas, embalagens para “delivery” e “take away”, bandejas para comidas e pote para sorvete/outros produtos. 

Todos os itens da linha são biodegradáveis e fabricados com papel cartão sem laminação plástica, degradando-se entre 12 e 18 meses. Cláudio Gonçalves, Diretor Comercial da Innovapack, explica que são produtos desenvolvidos para produção massiva, funcionais ao consumidor e ecológicos. “Frente às problemáticas ambientais e as novas necessidades dos consumidores, nos desafiamos a pensar diferente. Logo, a  ideia era começar a procurar alternativas para produtos que são questionados mundialmente por serem de pouco uso, que são descartados, geram muito lixo e levam muitos anos para se decompor. É assim que oferecemos uma nova solução ao mercado”.

Sobre a Innovapack

Em 2001, o Grupo HZ, um dos principais grupos de embalagens da América Latina, desembarcou no Brasil para estar mais próximo de seus clientes multinacionais. Por meio de uma aposta regional, o Grupo adquiriu a Gráfica Rodar, dando início à Innovapack, fabricante de embalagens de papel cartão em Itaquaquecetuba, São Paulo.

Com uma história de mais de 65 anos, a Unidade de Embalagem oferece soluções integradas que incluem embalagens de papel cartão, micro ondulado, embalagens flexíveis e joint ventures com empresas líderes na fabricação de embalagens para líquidos e multi embalagem. 

A sustentabilidade e a inovação são os pilares principais, que incentivam o desenvolvimento de novos produtos, funcionais, inovadores e amigáveis com o meio ambiente. Em 2021, foram realizados investimentos exponenciais, o que permitiu um crescimento da produção de mais de 90% em relação aos anos anteriores. Com um grupo de profissionais altamente qualificados compartilhando inovação e desenvolvimento, a Innovapack se posiciona entre os principais fornecedores de embalagens do Brasil.

www.innovapack.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp