03/11/2022 às 17h22min - Atualizada em 05/11/2022 às 00h05min

Adriana Varejão, Sebastião Salgado, Vik Muniz, Kobra e outros artistas doam obras para leilão em prol da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia

Leilão será comandado por Sérgio Altit, durante o primeiro jantar beneficente da SBTH.

SALA DA NOTÍCIA Fernando Sant'Ana
www.sbth.org.br
Obras doadas por artistas como Sebastião Salgado, Kobra e Claudio Tozzi farão parte do primeiro jantar beneficente da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (créditos: Geovane Peixoto | divulgação)
Os artistas Adriana Varejão, Sebastião Salgado, Vik Muniz, Kobra, Cláudio Tozzi, Gilberto Salvador, Shirley Paes Leme e Alexandre Pavão doaram obras que farão parte de um leilão em prol da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia – SBTH. Comandado pelo leiloeiro Sérgio Altit, o leilão será realizado durante primeiro jantar beneficente da SBTH, na quinta-feira, 3 de novembro de 2022, no Hotel Rosewood, em São Paulo, com a presença de importantes instituições, médicos, empresários e artistas.

Sob o lema “A Vida Deve Fluir”, o objetivo principal do evento é chamar atenção para os quadros atuais de trombose no Brasil, assim como para a importância da sua prevenção, o acesso mais amplo a remédios e tratamentos e o apoio à educação continuada e às pesquisas médicas. “Fico muito honrado em saber que meu trabalho servirá para ajudar a salvar vidas. Eu sempre acreditei no poder de transformação social da arte, e esta é apenas uma das infinitas maneiras pelas quais a cultura consegue fazer a diferença na sociedade”, afirma o artista Eduardo Kobra.

O encontro terá também um show especial do cantor Gilberto Gil (show doado por ele mesmo, sem cobrar cachê), que contará com a participação mais do que especial do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho tocando sax nas músicas A Paz e Se Eu Quiser Falar Com Deus. A apresentadora Eliana também participará do evento beneficente, compartilhando em depoimento uma história pessoal.

Composta por mais de 200 médicos, a SBTH tem como presidente o Dr. Cyrillo Cavalheiro Filho e como vice-presidente a Dra. Joyce Anicchino, que estarão recebendo as 250 pessoas presentes no evento organizado por Bia Aydar e Fernanda Nigro (todas as mesas já foram vendidas). “Para todos nós que fazemos a SBTH, é uma grande honra e motivo de muita alegria recebermos este apoio de empresários, artistas, colegas e instituições médicas. Como entidade civil sem fins lucrativos, a SBTH depende da sociedade brasileira para continuar firme no seu propósito de contribuir para que o público em geral tenha mais acesso a informação de qualidade e, consequentemente, às medidas de prevenção da trombose, assim como ao que há de mais atual em seu tratamento”, afirma Dr. Cyrillo Cavalheiro Filho, presidente da SBTH.

Obras que farão parte do leilão

Adriana Varejão
Tintas Polvo, 2013
36m x 51m x 8 cm | técnica mista
Tintas Polvo é um conjunto de 33 tintas a óleo criadas pela artista Adriana Varejão, desde o logotipo até as embalagens e cores. Todas as cores são possíveis variações de tom de pele e seus nomes foram retirados de uma pesquisa pública brasileira da década de 1970 em que as pessoas foram perguntadas abertamente: 'Qual é a sua cor?'. Esses nomes surgiram do imaginário do povo brasileiro e foram a inspiração para este conjunto de tintas a óleo fictícias. A obra é sobre cor, miscigenação, raças, diferença, mas, ao mesmo tempo, nos dá uma espécie de universalidade que questiona aquelas categorizações que nos dividem.

Sebastião Salgado
Serra Pelada, 1986
105 x 79 cm (pós-enquadramento)
impressão em papel algodão | adesivação Foam | Passe-partout | AR70%

Vik Muniz
Liver (Hepatocytes) cell pattern 1, 2014
Série Colonies, edição limitada, 1/20
61 x 61 cm | impressão a jato de tinta (archival)

Kobra
Dreaming, 2022
150 x 150 cm | grafite sobre papel
A obra traz uma bailarina apontando para o céu estrelado. A “constelação” que aparece forma o símbolo da paz.

Claudio Tozzi
sem título, 2014
Medidas: 40 x 40 cm | tinta acrílica sobre tela

Gilberto Salvador
O arco mágico, 1988
50 x 81 cm | tinta acrílica sobre tela

Shirley Paes Leme
Pulmão de Ouro e Ar da Cidade (díptico), 2020
24 x 33 cm (cada)
Ouro 23k e indian ink sobre folha de bauhinia forficata em papel Fabriano liscio 220g

Alexandre Pavão
Crystal Bag, 2020
18 x 12 x 5 cm

SBTH dá início a programa de registros de trombose
Com a falta de dados sobre ocorrências de trombose no Brasil, a SBTH deu início à implantação de um programa de registros oficiais dos casos de trombose em parceria com centros hospitalares de seis municípios do Estado de São Paulo. De acordo com a SBTH, a cada ano mais de 200 mil brasileiros são acometidos por algum fenômeno trombótico e muitos desses eventos poderiam ser evitados. Entre maio de 2021 e abril de 2022, estima-se que houve quase 78 mil internações de pacientes nos serviços públicos em decorrência da trombose.

A trombose venosa é uma doença caracterizada pela formação de trombos (coágulos) nas veias de qualquer parte do corpo, mas principalmente nas veias das pernas, e que pode evoluir para uma embolia pulmonar caso o trombo se movimente pela corrente sanguínea. Na grande maioria dos casos, ela pode ser evitada. No Brasil ainda não existem dados robustos sobre a sua ocorrência na população. Como consequência, as estratégias públicas para mitigação da doença são baseadas em estudos divulgados por outros países – que possuem perfis étnicos e socioeconômicos diferentes do brasileiro.

Fundada em 10 de outubro de 2018, a SBTH é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como missão investir em educação continuada e pesquisas, chamar atenção para a importância da prevenção e ampliar o acesso a medicamentos e tratamentos para a trombose. Atualmente, a SBTH trabalha para o fomento de políticas governamentais, educacionais e assistenciais através da promoção de pesquisas médicas relacionadas à trombose e doenças hemorrágicas congênitas ou adquiridas. www.sbth.org.br | @sbth.bsth

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp