CIDADE NO AR Publicidade 728x90
16/11/2022 às 12h29min - Atualizada em 17/11/2022 às 00h05min

Museu da Energia de Portas Abertas promove novas experiências nas unidades de SP e Itu

O evento é realizado pelos Museus da Energia de São Paulo e Itu, geridos pela Fundação Energia e Saneamento.

SALA DA NOTÍCIA Bartira Betini
Divulgação

Visitas a ricos acervos, oficinas das mais variadas atividades e exposições recheiam a programação do Museu da Energia de Portas Abertas, em novembro, evento realizado anualmente pelos Museus da Energia de São Paulo e Itu, geridos pela Fundação Energia e Saneamento.

Este ano, a programação das unidades tem como tema Museu e a Comunidade, iniciativa que busca estimular a ocupação dos museus pelo público em geral, oferecendo vivências práticas, imersivas, promovendo novas experiências nesses espaços para incentivar e fortalecer a cultura local. Algumas das atrações serão apresentadas nos museus.

O Museu de Energia de São Paulo terá, nos dias 18 e 19, visita gratuita às exposições, Oficina de Fanzine, Teatro Infantil “Crianças da Natureza”, Oficina de Tintas Naturais, Oficina de Musicalização Infantil, Oficina de Quadrinhos e Intervenção com a Palhaça Olga. A exposição “São Paulo pelas lentes de Gaensly” terá audiodescrição das fotografias. Serão disponibilizados mapa tátil do museu e objetos táteis ao longo da exposição “Tempos de Energia”. O espetáculo teatral “Crianças da Natureza” contará com intérpretes de Libras e haverá uma visita mediada em Libras no dia 19 de novembro, aberta ao público em geral. Importante: para participar das oficinas é necessário realizar a inscrição prévia neste link

No Museu da Energia de Itu o evento acontece nos dias 25 e 26 de novembro com as exposições “Água Virtual”, “Fragmentos do Cotidiano” e “História, Energia e Cotidiano”, que terão recursos de acessibilidade como videoguia, braile e objetos. A programação inclui ainda Teatro “Crianças da Natureza”, Cine Jardim, Oficina Fanzine, Oficina Musicalização, Bom Proveito, Oficina Tintas Naturais e apresentação da Orquestra Ituana de Viola Caipira. Importante: para participar das atividades é necessário realizar a inscrição prévia nos links de cada oficina - Oficina Fanzine, Oficina Musicalização, Oficina Tintas Naturais.

 

Teatro “Crianças da Natureza”

 O espetáculo teatral “Crianças da Natureza” propõe uma reflexão sobre a responsabilidade dos seres humanos em relação ao planeta Terra. Na montagem, a natureza é tratada como um personagem. Dentro do cotidiano de uma cidade, um grupo de crianças busca se religar com a natureza com ações que aprenderam na escola. O texto leva o espectador a refletir sobre escolhas e consequências, mostrando que ações contra o desperdício de água e controle do lixo produzido são fundamentais para a qualidade de vida.

Oficina de Tintas Naturais

Beterraba, açafrão, urucum, hibiscus e outros vegetais são apresentados como opção para produção de tintas. A oficina terá apresentação do universo vegetal e suas cores, utilização de pintura livre e atóxica, jogos de integração com a natureza, brincadeiras em roda e em pequenos grupos para buscar a conexão com a natureza.

 Oficina de Musicalização Infantil

As atividades propostas na oficina buscam desenvolver de maneira prática, lúdica e divertida a concepção sonora-musical e a exploração de timbres em instrumentos musicais confeccionados a partir de materiais alternativos e de reuso, fortalecendo noções básicas de preservação do meio ambiente e de cidadania através do conceito da hierarquia dos resíduos (reduzir, reutilizar e reciclar).

 Oficina de Fanzine

Fanzine ou Zine, abreviação de magazine, é uma forma de manifestação alternativa com uma revista confeccionada manualmente para trabalhar temas livres e expor ideias, através de colagens, desenhos e textos digitados ou escritos à mão.  O fanzine permite à criança refletir sobre temas que envolvem a sua realidade e a sociedade, incentivando a livre expressão e a autonomia de pensamento, além de fortalecer o diálogo entre professores e alunos no ambiente educacional. 

 Oficina de Quadrinhos

A gibiteca do Museu da Energia de São Paulo servirá como inspiração para a criação de uma história em quadrinhos, sugerindo um novo desenvolvimento ou final com temas sobre energia e meio ambiente. Serão trabalhadas também questões sobre os tipos de narrativas contidas nos quadrinhos, os balões e as onomatopeias presentes no estilo literário. Na oficina, será apresentado como surgiu a história em quadrinhos no Brasil.

 





 

Programação "Museu da Energia de Portas Abertas"

Museu de Energia de São Paulo

Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, contato: [email protected] e Whatsapp  (11) 99169-8531

18 e 19 de novembro

10h às 17h – Visitação gratuita às exposições “São Paulo pelas lentes de Gaensly” e “Tempos de Energia”, com ações de acessibilidade.

 18 de novembro

Intervenção com a Palhaça Olga - Interação lúdica e descontraída com o público nas áreas de convivência de museus, na fila e demais locais de sociabilidade - 10h às 17h

Espetáculo teatral “Crianças da Natureza” – Classificação de 2 a 12 anos

Sessão 1 - 9h

Sessão 2 - 14h

Atividade com Intérprete Libras

Visita mediada às exposições “São Paulo pelas lentes de Gaensly” e “Tempos de Energia” - Atividade exclusiva para os estudantes de escolas públicas participantes

10h às 11h

15h às 16h

Oficina de Tintas Naturais - Atividade exclusiva para os estudantes de escolas públicas participantes

11h às 11h30

16h às 16h30

 

19 de novembro

Visita Mediada em libras às exposições: “São Paulo pelas lentes de Gaensly” e “Tempos de Energia” - 10h

 Oficina de Musicalização Infantil - 11h

Oficina de Fanzine - 14h

Oficina de Tintas Naturais - 15h

Oficina de Quadrinhos - 16h

 

Programação Museu de Energia de Itu

Rua Paula Souza, 669 - Centro, Itu, contato: [email protected] e WhatsApp (11) 94805-4429

 25 de novembro

 10h às 17h

Visitação gratuita às exposições: “Água Virtual”, “Fragmentos do Cotidiano” e “História, Energia e Cotidiano”, com recursos de acessibilidade como videoguia, braile e objetos táteis

 Teatro “Crianças da Natureza”

Sessão 1 - 9h

Sessão 2 - 13h30

 Cine Jardim - 19h

Encontro do cinema e da música no jardim do Museu da Energia de Itu. O filme da noite será “Uma Semana” (1920), de Buster Keaton. Durante a projeção do filme, o grupo Cia. Musical Sorocabana produzirá a trilha sonora ao vivo

 

26 de novembro

Oficina Fanzine  - 9h

Oficina Musicalização - 10h30

Bom Proveito - 12h às 16h

Venda de produtos alimentícios produzidos por Belisquetes & Afins  (cookies) e Plano Brownie (brownies)

Oficina Tintas Naturais - 14h

Orquestra Ituana de Viola Caipira - 15h

Ensaio aberto com repertório bastante, canções que expressam tradições da cultura popular brasileira, do folclore brasileiro, português e também de raiz sertaneja

 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

CESP

 PATROCINADOR MASTER

CTG Brasil

 PATROCINADOR

Comgás – Companhia de Gás de São Paulo

 

Site: http://www.museudaenergia.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/museudaenergia

Instagram: @museudaenergia 

YouTube: https://www.youtube.com/MuseudaEnergia


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp