22/12/2022 às 16h28min - Atualizada em 23/12/2022 às 00h01min

Cana Brava incentiva liderança feminina e mulheres em cargos estratégicos

Na contramão das estatísticas, Resort tem quase a metade dos cargos de liderança ocupados pelo sexo feminino

SALA DA NOTÍCIA Diógenes Ferrarini
Divulgação - Cana Brava Resort
As mulheres ocupam, cada vez mais, espaços no mercado de trabalho, mas ainda há muito a ser feito. Prova disso é a pesquisa Womens in Business, divulgada pela Grant Thornton, que aponta que elas ocupam 31% dos cargos de liderança, número que vem crescendo, mas ainda está longe do ideal. O Cana Brava Resort, de Ilhéus, mostra que é possível já estar à frente nesse aspecto.

Hoje, as mulheres em cargo de liderança no Resort são 29, um total de 49% das posições principais do empreendimento. Entre os colaboradores totais, o sexo feminino já representa 42% do total. “Promovemos o equilíbrio de uma forma muito natural por aqui, pois não olhamos para gênero na hora de contratar profissionais, mas sim as competências e a vontade de trabalhar”, afirma Maitê Teixeira, Gerente Comercial do Cana Brava Resort.

Pesquisas sugerem que mais mulheres em cargos de liderança corporativa podem alterar positivamente os indicadores de alta performance. Os motivos são vários: sensibilidade, estratégia, organização, acolhimento e participação, características muito presentes nas mulheres e que fazem a diferença no mercado de trabalho.

Dados divulgados pelo IBGE em 2021 apontam que a taxa de participação da mulher na força de trabalho é de 54,5%, ante 73,7% dos homens. Outro dado impactante é o de cargos gerenciais. Em 2020, 62,6% eram ocupados por homens, contra 37,4% por mulheres. Apesar disso, as mulheres são maioria entre as pessoas com ensino superior completo. Em todas as faixas etárias entre 25 a 64 anos elas estão em maior número, de acordo com os dados do estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”.

O Cana Brava incentiva a participação feminina e o equilíbrio entre os gêneros. O resort anunciou, recentemente, o projeto Inclusão por Gênero, que visa empoderar, incluir e combater o preconceito. O projeto tem como objetivo fazer a parte do empreendimento na construção de um mercado de trabalho transformador e moderno.

“A presença feminina está cada vez mais forte. Acredito que é de extrema importância para estabelecer a igualdade de gênero dentro de uma empresa e, assim, contribuir também para a igualdade na sociedade. Empresas que equilibram a gestão entre mulheres e homens obtêm mais sucesso de desempenho e financeiro, já que a divisão reflete uma maior diversidade social”, conclui Maitê.

“Acredito que por sermos mais sensíveis e estratégicas, buscamos um ambiente organizacional com harmonia. Mulheres que trabalham com gestão de pessoas geralmente estão dispostas a ouvir e prontas para considerar as percepções, sugestões e ideias de seus colaboradores, promovendo uma gestão participativa e possuindo maior capacidade comunicacional para inspirar e motivar”, afirma Marcela Souza, Analista de Marketing do Cana Brava.

Para saber mais sobre o empreendimento acesse o site www.canabravaresort.com.br.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp