CIDADE NO AR Publicidade 728x90
21/12/2022 às 09h38min - Atualizada em 28/12/2022 às 20h47min

Cuidados com a piscina devem ser redobrados durante o verão

Diretor executivo da Solário Piscinas relata que as pessoas devem seguir cinco etapas fundamentais para manter a água sempre cristalina no decorrer da estação mais quente do ano

SALA DA NOTÍCIA Elaine Rodrigues
 

O verão, estação mais amada pelos brasileiros, já está batendo na porta. Com ela, vem também muito calor, sol e a expectativa de passar bons momentos entre amigos e familiares. E para aproveitar esse período, uma das alternativas mais requisitadas são as piscinas.

 

Nadar, geralmente, é o que todos mais querem quando chega o período mais quente do ano. Ou seja, conforme a temperatura vai subindo, a vontade de vestir as roupas de banho e pular na água também sobe.

 

“A água limpinha da piscina é uma das coisas mais atraentes, porém é necessário alguns cuidados. “Para que ela permaneça cristalina, mesmo durante os dias mais pesados de uso, é importante investir em uma manutenção adequada, seguindo cinco etapas que são fundamentais”, comenta o diretor executivo da Solário Piscinas - rede com mais de 30 anos de mercado – Felipe Pirassolo Martinez.

 

5 etapas de cuidados com a piscina durante o verão

 

Devido ao fato de as piscinas serem mais utilizadas durante o verão, elas necessitam de cuidados mais frequentes. Segundo Felipe, esses cuidados podem ser divididos em cinco etapas:

 

1 - Peneiração: retirada da sujeira superficial da água, como por exemplo, folhas, insetos e outros elementos que possam ficar boiando na água.

 

2 - Aspiração: sucção da sujeira que se decanta no fundo da piscina, essa etapa é realizada com o auxílio de um aspirador com mangueira e cabo telescópico, ligados ao filtro da piscina.

 

3 - Teste dos parâmetros da água: é importante checar semanalmente os parâmetros de PH, nível de cloro e alcalinidade da água da piscina, utilizando um estoque de teste. A partir da conferência desses parâmetros o cliente terá uma noção de quais produtos deverá utilizar no tratamento da água da sua piscina.  Por exemplo, caso ele faça a medição do PH e este se encontre fora do nível recomendado, ele deverá utilizar um produto específico para aumentar ou diminuir o PH dependendo do que foi encontrado no teste.

 

4 - Tratamento da água: baseado no teste anterior e no aspecto da água o cliente irá realizar o tratamento da água da sua piscina, utilizando produtos químicos específicos. Caso ele faça o teste de PH e cloro e encontre na água um nível muito baixo de PH, ele deverá adicionar cloro ou caso a água se encontre turva, ele deverá adicionar clarificante na água. Todo o tratamento será baseado no teste de parâmetros.

 

5 - Filtragem: esse processo deverá ser realizado após a peneiração, aspiração, e tratamento da água. Nesse procedimento a água irá passar pelo filtro de areia, dentro da casa de máquinas, o qual irá reter todas as impurezas contidas na água. Ele deverá ser feito pelo menos três vezes na semana.

 

Rotina de limpeza

 

A rotina de limpeza da piscina é importante que seja realizada pelo menos três vezes na semana, sempre utilizando produtos como o cloro, clarificantes, algicidas e reguladores de PH.

 

“É importante salientar que a limpeza do filtro de areia também é essencial, pois todas as impurezas presentes na água vão ficar retidas dentro do filtro, com isso, ele deverá realizar essa limpeza toda vez que fizer o procedimento de filtragem. Essa tarefa é simples, basta ligar o filtro posicionando a alavanca na posição ‘retrolavar’”, explica Martinez.

 

Manutenção da bomba d’água

 

Outro aparelho importante para a conservação da piscina e que deve estar sempre atento é a bomba d’água. Responsável por realizar a sucção da água da piscina para dentro do bujão do filtro e na sequência retorna à água filtrada para a piscina novamente.

 

“Qualquer ruído que a bomba d’água venha a apresentar é sinal de alerta, pois sujeiras maiores presentes na piscina, como pedregulhos, terra e areia, podem ficar retidas no interior desse aparelho, com o risco de ele vir a travar”, salienta o diretor executivo da Solário Piscinas.

 

Se o proprietário da piscina ficar sem ligar o motor por um longo período, também pode fazer com que ele trave, pelo fato de ficar muito tempo inativo. 

 

A piscina deve estar sempre cheia

 

Outro cuidado necessário durante o verão é não deixar a piscina sem água, principalmente quando se trata de piscina de fibra.

 

“O fato de a piscina estar sem água acelera o ressecamento e desbotamento do gel-coat levando a descompactação, uma vez que a água no interior dela exerce uma força nas paredes que mantém a compactação da piscina no interior do buraco”, afirma Felipe.

 

Novas tecnologias

 

Atualmente, a tecnologia se tornou um dos grandes aliados para realizar o tratamento da água, principalmente com os aparelhos de geradores de cloro e ozônio.

 

“São equipamentos que auxiliam o cliente na manutenção da qualidade da água. Eles possuem a capacidade de substituir produtos como o cloro e apresentam o mesmo efeito bactericida”, detalha Martinez.

 

Acessórios divertidos

 

As piscinas por si só já são carregadas de diversão aos seus frequentadores, porém alguns acessórios aumentam ainda mais essa alegria, além de levar cores diversificadas e um ambiente bem descontraído.

 

“Acessórios como boias, espaguetes e brinquedos fazem a alegria de adultos e crianças. Outros produtos como os dispositivos de hidromassagem, cascatas, chafarizes, ombrelones, iluminação em leds, podem deixar sua piscina ainda mais divertida e aconchegante”, finaliza Felipe.

 

Sobre a Solário Piscinas

Localizada em São José do Rio Preto (SP), a Solário conta com a tradição de mais de 30 anos de mercado oferecendo um amplo leque de opções e sempre trazendo novidades em piscinas de fibra, spas, sistemas filtrantes e acessórios em geral. Em 2017 a marca entrou para o mercado de franchising e hoje está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil, além de somar três parques industriais em SP, BA e GO. A rede não solicita taxa de franquia e royalties, apenas investimento para instalação e capital de giro no total de R$ 157.500,00 e prazo de retorno estimado em 18 meses - www.solario.com.br

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação[email protected]

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – [email protected]

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 [email protected]


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp