11/01/2023 às 11h04min - Atualizada em 17/01/2023 às 00h02min

Grátis: Espetáculo de dança em São Mateus estreia com recursos de acessibilidade

A montagem “Aleeb - Perdoe-me te deixar esperando” traz intérprete de Libras e audiodescrição

SALA DA NOTÍCIA Julia Ourique
OrBe Comunicação
Lucas Martins
 

A cultura é para todos! Estreia nesta sexta-feira (13/01), na galeria A Margem, em São Mateus (ES), o espetáculo de dança “Aleeb - Perdoe-me te deixar esperando”, de Marcelo Oliveira, que traz interpretação em Libras e audiodescrição. Gratuito, o relato artístico e autobiográfico é um solo de dança contemporânea sobre abandono materno e masculinidade. A classificação etária é livre.

 

A morte de seu pai, vítima da Covid-19, levou o bailarino Marcelo Oliveira a criar com Gustavo Otero, terapeuta junguiano, o espetáculo “Aleeb - Perdoe-me te deixar esperando”. Movidos pelas transformações ocorridas em escala global, foi na união das vozes e da contribuição artística que chegaram no abandono materno e na masculinidade saudável.

 

“É impossível vislumbrar um mundo mais justo e pacífico sem romper as amarras do machismo, que violenta toda a nossa sociedade, inclusive - talvez em primeira instância e muitas vezes sem se darem conta - os próprios homens. O espetáculo convida o público a uma reflexão urgente sobre o exercício da masculinidade e das questões de abandono materno. É uma temática com grande potencial transformador, nos âmbitos individual e coletivo. Uma iniciativa que o poder público não podia deixar de incentivar.”, afirma Otero, diretor da montagem de dança.

 

Quando o mundo inteiro parou, o olhar se voltou para dentro. Foi necessário que se voltasse para casa e que se conectasse, sem disfarces, sem distrações, sem a correria de antes, consigo mesmo e com sua família. Pais e filhos se redescobriram. Uma grande oportunidade para elevar a sanidade mental a um novo patamar.

 

O espetáculo funciona como uma espécie de roda de conversa, onde as falas e a memória se complementam. Dessa forma, a cena serve tanto de local para que o bailarino/personagem central narre fatos de sua vida, quanto para que o público se sinta transportado para lugares de lembranças. Na medida em que embarca na jornada do bailarino-personagem, o público é convidado a observar seu próprio percurso até os dias atuais, daí o caráter ao mesmo tempo pessoal e universal deste projeto artístico.

 

“Aleeb Perdoe-me te deixar esperando” é um espetáculo que fala com delicadeza de como afetamos e somos afetados nas nossas relações, fala de ancestralidade, de buscas e superações que acontecem ao longo da linha da vida. Presente na cenografia, a cabaça é um instrumento musical repleto de simbolismos. Espalhadas pelo palco, o intérprete posiciona-se diante do público enquanto evoca imagens do Sítio Histórico Porto de São Mateus, do sagrado solo do bairro, que é símbolo da resistência negra na cidade. 

 

O espetáculo faz parte do Programa de Formação de Platéia, desenvolvido por Marcelo Oliveira, para criação e apreciação artística em comunidades periféricas. O programa conta com recursos de projetos contemplados pela Secretaria Estadual de Cultura - SECULT/ES com recursos do Funcultura na modalidade de Territórios Criativos e a Prefeitura Municipal de São Mateus pelo edital Cultura Cidadã.

 

Fazem parte da ficha técnica: Marcelo Oliveira (idealização, coreografia, texto, sonoplastia e direção de produção), Gustavo Otero (direção), Alif Ferreira (audiovisual), Clara Boa Sorte (trilha sonora original), Nando Zambia (iluminação) e Juraci Pires (cenografia). Participam também Fabiano Fernandes Ateliê (figurino), Farley José (design gráfico), Lucas Martins (teaser, making of e fotografia), Wesley Virgulino e José Augusto Boaventura (assistentes de produção). A interpretação em Libras é feita por Carlos Clemente, com audiodescrição de Vitória Felicio. O espetáculo é uma coprodução do Belas Artes Projetos Culturais, com realização da Marcelo Oliveira Produções. 

 

Serviço

Espetáculo “Aleeb - Perdoe-me te deixar esperando”

Data: 13 de janeiro de 2023 (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Galeria A Margem

Endereço: Avenida Cricaré, nº 1719 (em frente ao campinho) - Cacique - São Mateus/ES

Ingressos: https://www.sympla.com.br/espetaculo-de-danca-aleeb-perdoe-me-te-deixar-esperando__1839560

Lotação: 40 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre 

 

Acompanhe nas redes sociais

 

Bailarino Marcelo Pires: https://www.instagram.com/marcelopires_01/

Companhia Belas Artes: https://www.instagram.com/belasartessm


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp