26/01/2023 às 18h46min - Atualizada em 31/01/2023 às 00h03min

Grupo Ciclistas Bonequeiros realiza exposição para celebrar seus 13 anos de atividades

Além da mostra, que reunirá fotografias, vídeos, recursos de realidade aumentada, cenários, bonecos e estruturas dos mini teatros, grupo fará uma série de apresentações por parques da capital paulista

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
O grupo teatral paulistano Ciclistas Bonequeiros completa, em 2023, o seu 13º aniversário. E, para comemorar este importante marco, a cia realizará uma exposição retrospectiva em que o público poderá conhecer de perto esta história. Trata-se de Bike Teatro - A Arte Está Nos Sentidos, mostra que fica em cartaz entre os dias 1º e 16 de fevereiro, na Vila Itororó, nos espaços de Ocupação e Residência Artística (Rua Martiniano de Carvalho, 267), com entrada gratuita.

A exposição reunirá fotografias, vídeos, recursos de realidade aumentada, cenários, bonecos e as próprias estruturas dos mini teatros que fazem parte do repertório do grupo. O evento será realizado com o apoio da 38º edição da lei de fomento ao teatro para a cidade de São Paulo, além de fazer parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residência Artística nos Apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó nº 01/2020.

“Também estarão presentes na exposição a cozinha do triciclo culinário que alimenta a fome de histórias de um grande público que pôde entender um pouco da cultura popular nordestina, tendo a rica história da tapioca como plano de fundo, podendo degustá-la no formato de doce”, explica Gustavo Guimarães, um dos fundadores do grupo.

A exposição traz ainda registros fotográficos da intervenção Triciclokê e de momentos poéticos com o público subindo no triciclo das histórias e ouvindo as histórias em movimento. Vale ressaltar que o banco estará na exposição para que o público possa ouvir histórias sentado nele.

O acervo tecnológico do grupo também estará presente. Durante a pandemia, foi produzida uma série de vídeos sobre o Nordeste, intitulada “Crianças Forrozeiras”, que será exibida aos visitantes. Também estarão disponíveis Cartões Postais que contam histórias com os recursos de realidade aumentada, libras e locução com adaptações de clássicos da literatura como Pedro Malasartes, Macunaíma, Babar - o rei dos elefantes, O pequeno príncipe e obras inéditas sobre o Nordeste com xilogravuras de J. Borges. 

Lambe Lambe - Para além da exposição, o público terá oportunidade de conferir ao vivo performances dos Ciclistas Bonequeiros, por conta da série de apresentações do espetáculo “Teatro Lambe Lambe”, entre os dias 01 e 09 de fevereiro, por seis parques da cidade de São Paulo. Programação com dias, locais e horários segue abaixo.

História Ciclistas Bonequeiros – Pode-se dizer que a trajetória do grupo, formado atualmente por Gustavo Guimarães Gonçalves, Guto Vieira, Thauna Garcia e Thiago Morrinho, teve início no ano de 2009 com um caixote de feira e uma bicicleta. Depois, com apoio para a realização de um circuito em parques da periferia da cidade de São Paulo, a bicicleta começou a trilhar novos caminhos, com as buscas sempre direcionadas na arte, na educação e na inclusão como pesquisa.

Com o desejo de entender a técnica do teatro lambe-lambe, (técnica de teatro de bonecos criada no Brasil) o grupo começou com histórias sobre o poeta romancista Paulo Eiró, também mergulhou na literatura de Mário de Andrade com uma trilogia adaptada do texto Macunaíma e no universo da também itinerante arte circense, com a Trilogia Circo.

As últimas criações do grupo foram a Trilogia Sorrir, com a temática da saúde bucal e bucalidade, em parceria com o Sesc e a recém lançada Trilogia Respeito ao Próximo, que fala e traz recursos de acessibilidade nos mini teatros e vai circular pelos parques e EMEBS (escolas municipais de educação bilíngue para surdos) de São Paulo. O grupo também tem em seu repertório os kamishibais, uma pesquisa em contação de histórias utilizando recursos orientais com ilustrações em uma caixa.

SERVIÇO
Exposição Bike Teatro - A Arte Está Nos Sentidos – Ciclistas Bonequeiros
De: 1º a 16 de fevereiro*
Local: Vila Itororó - apartamentos do espaço Ocupação e Residência Artística
Horário: das 15h às 20h
Endereço: Rua Martiniano de Carvalho, 267
Entrada Gratuita
*Após 16/02, as visitas serão realizadas mediante agendamento.

Apresentações Teatro Lambe Lambe 
Parque Augusta
1º de Fevereiro, quarta-feira, 15h
Endereço: R. Augusta, 200

Parque Chácara do Jockey
Dia 02 de Fevereiro, quinta-feira, 15h
Endereço: Av. Prof. Francisco Morato, 5300

Parque Vila Guilherme - Trote
Dia 03 de Fevereiro, sexta-feira, 15h
Endereço: Avenida Nadir Dias de Figueiredo, s/n

Parque Raul Seixas
Dia 04 de Fevereiro, sábado, 11h
Endereço: R. Murmúrios da Tarde, 211

Parque Santo Dias
Dia 05 de Fevereiro, domingo, 11h
Endereço: R. das Caneleiras, 660

Parque da Independência
Dia 09 de Fevereiro, quinta-feira, 14h
Endereço: Av. Nazaré, s/n

GRUPO CICLISTAS BONEQUEIROS
Site: www.ciclistasbonequeiros.com.br
Facebook: www.facebook.com/ciclistasbonequeiros.1
YouTube: www.youtube.com/ciclistasbonequeiros
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp