31/01/2023 às 16h45min - Atualizada em 01/02/2023 às 00h04min

Fundação do Livro e Leitura divulga agenda cultural do mês de fevereiro

Primeiro encontro do mês acontece nesta quarta-feira (01/02) com o Sarau dos Médicos Escritores e Amigos na sede da entidade, em Ribeirão Preto. A entrada é aberta e gratuita

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento

Ribeirão Preto (SP), 31 de janeiro de 2023 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia as atividades que compõem a programação cultural gratuita do mês de fevereiro. A primeira delas, o Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, acontece nesta quarta-feira (01/02). Organizado pelo médico e escritor, Nelson Jacintho, o encontro acontece na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América, em Ribeirão Preto), às 20h. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Para esse primeiro encontro do ano, Nelson Jacintho destaca que os artistas são livres para apresentarem suas obras. O grupo recebe escritores, músicos, poetas e não-artistas também. “É aberto para a população em geral. Queremos estimular, cada vez mais, o surgimento de escritores em Ribeirão Preto e região”, comenta o médico, lembrando ainda que muitos escritores da cidade surgiram nas rodas do sarau. “Algumas pessoas que não escreviam, passaram a escrever e publicar livros, graças ao nosso grupo”, destaca.

Com 10 anos de atividades, o grupo está presente no calendário mensal da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Um motivo de orgulho para o escritor: “somos o único grupo presente no calendário literário da cidade”, alerta o escritor, Nelson Jacintho.

Cinema

Dando sequência à programação, no sábado (11/02), às 18h, acontece o segundo encontro do Cine Fórum deste ano. Para fevereiro, os Gêmeos do Cinema, Marcos e André de Castro, escolheram o filme “A noiva estava de preto”, de 1968, dirigido pelo cineasta francês, François Truffaut. A atividade será realizada na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e também é aberta e gratuita.

Segundo Marcos de Castro, o longa é uma homenagem de François Truffaut ao diretor inglês Alfred Hitchcock, o mestre do suspense. O filme conta a história de Julie Kohler, que tem seu marido assassinado em seus braços, nos degraus da igreja, logo após o seu casamento. A partir desse ponto ela sai em busca dos responsáveis, encontrando os cinco culpados, começando um jogo de sedução e perseguição para se vingar. O filme é baseado no livro de mesmo nome, do escritor estadunidense Cornell Woolrich, publicado em 1940, e foi indicado ao Prêmio Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro e ao Prêmio Edgar como melhor roteiro.

Clube do Livro

O próximo encontro do Clube do Livro acontece no dia 25/02 (sábado), às 16 horas, e traz a obra do poeta chileno, Alejandro Zambra, “Formas de voltar para casa”, publicada em 2011. O encontro, coordenado pela bibliotecária Gabriela Pedrão, acontece de forma on-line através da plataforma de reuniões ZOOM (link do encontro: https://us02web.zoom.us/j/88285221303?pwd=NTFGQnIrWStTSU5idFdmamxjYVg2Zz09). O enredo do livro narra as memórias de um homem que a infância foi vivida durante a ditadura de Augusto Pinochet, no Chile.

O autor Alejandro Zambra nasceu em Santiago, no Chile, em 1975. Além de “Bonsai” e de “A vida privada das árvores”, é autor dos romances “Meus documentos” e “Múltipla escolha”. Seus livros foram traduzidos para mais de dez idiomas e receberam diversos prêmios internacionais. O escritor teve contos veiculados em publicações como a The New Yorker, a The Paris Review e a McSweeney’s, entre outras.

SERVIÇO: AGENDA CULTURAL - FEVEREIRO | Fundação do Livro e Leitura

Sarau Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento
Data: 
1º de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América).

Cine Fórum
Filme: “A noiva estava de preto” (1968)

Data: 11 de fevereiro (sábado)
Horário: 18h
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

Clube do Livro
Obra: “Formas de voltar para casa”, de Alejandro Zambra

Data: 25 de fevereiro (sábado)
Horário: 16h
Plataforma de exibição: Plataforma de reuniões (ZOOM); https://us02web.zoom.us/j/88285221303?pwd=NTFGQnIrWStTSU5idFdmamxjYVg2Zz09

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência  no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])
Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])
Colaboração: Gabriel Todaro


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp