14/03/2023 às 17h57min - Atualizada em 16/03/2023 às 00h04min

Federação dos Veteranos Militares emite nota sobre atual política externa brasileira

VETMIL se posiciona em nota pública

SALA DA NOTÍCIA Sandro Schmitz dos Santos
https://vetmil.com.br/nota-oficial/
VETMIL
A Federação dos Veteranos Militares, VETMIL, emitiu nota oficial em seu site onde tece considerações sobre a atual orientação da política externa adotada pelo Governo Lula. A nota expressa a preocupação por parte da instituição o alinhamento do Governo Federal com ditaduras estrangeiras e a partidarização da política externa, pois esse movimento de partidarização dessa importante função de Estado pode trazer severas consequências para o futuro do país no âmbito das relações internacionais.

É de fundamental importância a coerência por parte da diplomacia pátria, pois ao se posicionar, corretamente, contra a ditadura em nível interno, não é possível o apoio indiscriminado a ditaduras no exterior, fato que contraria toda a tradição brasileira de proteção aos Direitos Humanos, assim como na defesa do Estado de Direito. Na nota a entidade é clara no repúdio a ditadura ao afirmar: "Nosso país não pode chancelar ditadura de qualquer natureza, seja à direita ou a esquerda". A nota é explícita no que se refere a necessidade de mudança de rota na política externa adotada pelo Governo Federal.

Outro elemento fundamental da nota é a preocupação em relação a postura adotada na diplomacia para o Oriente Médio, em especial no que se refere a Israel, pois é sabida a posição do Brasil em relação a diáspora judaica e a quantidade de judeus que moram no Brasil. O ataque ao único Estado Judeu, como se todos os problemas do Oriente Médio fossem culpa de Israel, é um ataque a cada cidadão brasileiro que tem ascendência judaica ou seja judeus.

A promoção dessa divisão é, não apenas, desnecessária, mas beira também a irresponsabilidade. Nesse tema é ainda mais grave a posição brasileira se considerarmos o silêncio em relação a um instituição terrorista cujo objetivo estatutário é o fim de um Estado soberano, no caso, Israel. No entanto, a nota elogia a postura do Governo Brasileiro no apoio a solução dos dois estados, nos termos propostos pela Organização das Nações Unidas [ONU]. A íntegra da nota pode ser lida no seguinte link: https://vetmil.com.br/nota-oficial/

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp