06/04/2023 às 16h05min - Atualizada em 10/04/2023 às 00h04min

Ipuã abre agenda de feiras literárias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A 4ª Feira do Livro de Ipuã | FECODI inaugura a agenda de feiras de 2023 pelo interior de São Paulo. Realizado pela  Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto junto com a Prefeitura Municipal de Ipuã, o evento acontece entre os dias 13 e 15 de abril e traz uma programação com palestras, shows musicais, oficinas, espetáculos circenses, contação de histórias e sarau, com destaque para reflexões sobre a vida e obra do escritor Monteiro Lobato, homenageado desta edição. Os autores ipuanenses Valentim Bolsoni (Bolinha), Antônio Dos Reis Sacardo (Nicola), e o professor Silvio Pena Fratin são os homenageados locais.

As atividades, pensadas para atender aos públicos infantil, juvenil, adulto e da terceira idade, começam às 8h nos dias 13 e 14, e às 9h no dia 15, se estendendo até à 0h. Todos os eventos acontecem no Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça, na avenida Augusto Fressatti, s/nº.

A Feira do Livro de Ipuã tem abertura oficial, a partir das 20h, na quinta-feira (13) e contará com a presença de autoridades e convidados. Na sequência, o público assistirá ao show musical “Violão, Viola e Nós”, com o cantor e compositor Renato Luciano. O artista mescla canções de seus três álbuns à leitura de poemas autorais. 
  
A agenda musical da feira terá ainda participação do grupo Sambaê, às 21h, em um show que promete ginga e alegria, na sexta-feira (14). A Orquestra de Câmara da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) se apresenta no dia 15, às 19h, com repertório popular arranjado para execução como música de concerto; e o cantor Arnaldo Antunes fecha a programação no sábado, às 21h, com o show “Dois Violões”. 
   

O destaque literário fica por conta da palestra com a educadora social Bel Santos Mayer “Me vejo no que lemos, me leio no que vemos”, no dia 14, a partir das 19h30, no Palco Principal dentro do Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

A programação preparada especialmente para as crianças oferece diversas atividades, que prometem divertir e encantar o público. Nas sessões do novo projeto “Descobrindo Palavras”, voltado para crianças em idade de alfabetização, o ator Evaristo Moura apresentará a obra infantil de Monteiro Lobato com muita ludicidade. A dupla Canto Kids, formada pela cantora Mariana Mestriner e o guitarrista Rodrigo Oficiati, leva ao evento um repertório do cancioneiro infantil, resgatando tradicionais cantigas de roda e canções próprias, com uma apresentação interativa para o público.
  
Quatro sessões de contação de histórias também esperam pelo público infantil e por famílias da cidade. O grupo Fio da Meada compartilha repertório de contos caipiras, matutos e caboclos, levando às crianças um pouco da sabedoria dos moradores das roças do interior do Brasil, com muita música e brincadeiras. E a atriz e arte-educadora Gracyela Gitirana interpretará uma deliciosa narrativa sobre o caipira, personagem histórico da cultura popular brasileira, a partir do livro “Vou-me embora desta terra, é mentira eu não vou, não”, de Ricardo Azevedo. A atividade reunirá brincadeiras populares, adivinhações, parlendas e música.

Outra atração interessante é a Oficina “Livro Desmontável”, que será conduzida por Monalisa Machado e Marcelo Evangelisti. Juntos, utilizam diversos materiais e orientam os participantes a construírem seus próprios livros. E a feira ainda terá quatro apresentações circenses garantindo a alegria de crianças e adultos. No show “Fio de Prosa", o De Lucca Circus mistura circo, poesia e literatura de cordel para homenagear Rolando Boldrin. Monociclo, equilibrismo, escada acrobática e malabarismo compõem o espetáculo. A outra atividade circense é com a Cia Zero, com o espetáculo “Agora é o momento”. Nele, uma palhaça e seu assistente tentam se apresentar ao mesmo tempo, lidando com imprevistos bem atrapalhados. Para público de todas as idades, o rapper e educador Marcello Gugu e o DJ DZ comandam dois saraus “Coisas que eu ouvi no bar do fim do mundo”.

Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e curadora da 4ª Feira do Livro de Ipuã | FECODI, comenta que as cidades do interior paulista se despertaram para a produção artística das feiras do livro com o intuito de formar leitores. Com a parceria das Prefeituras Municipais, a expectativa da instituição é fazer cerca de 10 feiras a partir desta primeira em Ipuã, entre abril e novembro deste ano. “Essa é a essência da proposta: a feira na sua missão de formar leitores, de chamar a atenção da população, de atrair o estudante, de colocar na pauta do professor a necessidade de introduzir o livro no dia a dia pedagógico e acadêmico. Não é só a feira do livro. É tudo o que ela representa. Essa é a trajetória desejada e, felizmente, muitas cidades estão solicitando realizar a nossa feira do livro”.

Segundo o prefeito de Ipuã, Ronywerton Marcelo Alves Pereira, a partir da parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a feira ganha mais atividades e melhor divulgação. “Nossa expectativa é a de crescimento de público e do envolvimento da população com o evento”, comenta. O prefeito também anuncia que a feira contará com cheque livro, com o objetivo de possibilitar que as crianças levem um livro para casa e de impulsionar a circulação de pessoas durante os três dias. “A intenção da Prefeitura é aumentar a injeção de cultura no município e, com isso, estimular crianças, adolescentes e jovens para melhores escolhas", acrescenta.

Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, diz que é uma grande satisfação iniciar a agenda de eventos literários de 2023 com a Feira do Livro de Ipuã. “Junto com a Prefeitura, toda a programação foi pensada para atender ao público local e das cidades vizinhas, focada no incentivo à descoberta do prazer da leitura, na oferta de contato e acesso a diferentes linguagens culturais e na valorização da cultura brasileira”, finaliza.

Sobre a Fundação do Livro e Leitura
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. 

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Serviço - 4ª Feira do Livro de Ipuã | FECODI
13 de abril (quinta-feira)

8h e 13h30: Descobrindo Palavras, com Evaristo Moura | Palco principal (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)
9h e 14h: Contação de história “Contos Caipiras, Capiaus, Matutos e Caboclos”, com Fio da Meada | Espaço Infantil (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)
9h30 e 15h: Intervenção artística circense “Agora é o Momento”, com Cia Zero | Palco principal (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)

20h: Abertura oficial e show com Renato Luciano | Palco principal (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça).

14 de abril (sexta-feira)
8h e 13h30: “Descobrindo Palavras”, com Evaristo Moura | Palco principal (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)
9h e 15h: Música com “Canto Kids” | Espaço infantil (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)
9h30 e 15h: Sarau “Coisas que eu ouvi no bar do fim do mundo”, com Marcello Gugu e DJ DZ | Palco principal (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)
10h30 e 14h: Contação de História “Cozinhando com Utopim”, com Gracyela Gitirana | Espaço infantil (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)
19h30: Palestra “Me vejo no que lemos, me leio no que vemos”, com Bel Santos Mayer | Palco principal (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)
21h: Show com Sambaê | Palco principal (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)

15 de abril (sábado)
9h: Apresentações locais | Palco principal (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)
10h30: Intervenção artística circense “Fio de Prosa: Rolando Boldrin”, com De Lucca Circus | Espaço infantil (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)
14h: Intervenção artística circense “Fio de Prosa: Rolando Boldrin”, com De Lucca Circus | Palco principal (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)
14h: Oficina “Livro Desmontável”, com Monalisa Machado e Marcelo Evangelisti | Espaço infantil (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)
19h: Concerto com ALMA | Palco principal (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)
21h: Show Dois Violões com Arnaldo Antunes | Palco principal (Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça)

Para saber mais sobre a Feira do Livro de Ipuã:
Instagram e Facebook:
@instagram.com/prefeituradeipua/
@fundacaolivrorp

Sites:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
www.ipua.sp.gov.br
Twitter:(@FundacaoLivroRP)
YouTube: (FeiraDoLivroRibeirao)

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp