20/04/2023 às 12h52min - Atualizada em 22/04/2023 às 00h04min

Gestão Ricardo Nunes lança “Botão AlertaSP”, aplicativo exclusivo para gestores de educação em casos de emergência ou perigo nas escolas

Política, Cotidiano

SALA DA NOTÍCIA Micheletto Comunicação
A prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira (19), na escola municipal Escola Major Silvio Fleming, o aplicativo “Botão AlertaSP", que está incluso no programa de Proteção Escolar de Cultura e Paz. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o APP prevê o atendimento imediato, por meio da Guarda Civil Metropolitana, para 4 mil escolas da rede municipal. O acionamento do botão será apenas para diretores, assistentes e coordenadores pedagógicos das redes de ensino indicados pela SME.

O botão “Alerta SP” foi criado pela SMIT usando uma tecnologia que funciona em várias plataformas como Android e iOS. Sua integração com as demais forças de segurança e saúde será feita por meio da GCM.

Durante o evento de lançamento, estiveram presentes o Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, além dos Secretários Municipais de Governo, Edson Aparecido; de Educação, Fernando Padula; da Inovação de Tecnologia, Bruno Lima; de Segurança Urbana, Elza Paulina; e de Comunicação, Marcello D’Angelo.

“É um aplicativo de fácil utilização, interativo e com comunicação fácil que se junta às demais ações que a Prefeitura tem adotado. Nós teremos a melhor tecnologia para acionar, de forma mais rápida, as nossas autoridades, mas ao mesmo tempo estou confiante de que ele não precisará ser acionado, justamente pelas outras ações que estamos adotando”, ressaltou o Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Delegado Bruno Lima, sobre a importância do botão em casos de emergência nas escolas.
 
SOLICITAÇÃO DO CHAMADO:

A solicitação do “Botão AlertaSP”, deverá ser realizada pelos educadores, por meio de um cadastro inicial, inserido no APP seja por um login já existente do SP156 ou por novo cadastro com o preenchimento de dados pessoais. O profissional da instituição poderá acionar o botão sem demora.

A partir do momento em que o botão for clicado pelo educador, será iniciado um processo automático no sistema chamado SIGRC (Sistema Integrado de Gestão do Relacionamento com o Cidadão), responsável por identificar e tratar o motivo pelo qual o botão foi acionado. Dessa forma, a solicitação será encaminhada instantaneamente para equipe da GCM responsável por lidar com esses alertas, conhecida como CETEL, na qual receberá uma notificação e um e-mail sobre a situação. Com isso, eles então tomarão as medidas necessárias, como enviar carros de segurança, chamar a polícia militar ou solicitar a ajuda de equipes médicas, como o SAMU, se necessário.

Ressaltamos que em um primeiro momento o o acionamento do botão está disponível para 4 mil escolas municipais com administração direta e indireta, por intermédio de 10 mil profissionais. Até o final de maio, o app estará disponível para um total de 130 mil educadores municipais da cidade de São Paulo. A SMIT aguarda o encaminhamento dos gestores particulares para que sejam cadastrados.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp