CIDADE NO AR Publicidade 728x90
12/05/2023 às 15h56min - Atualizada em 15/05/2023 às 00h03min

Projeto “Cine Leitura” aproxima crianças de escolas da zona leste de São Paulo da literatura e do audiovisual

A ação, que acontece no dia 17 de maio, também fará a doação de estruturas físicas de cinematecas juntamente com acervos de livros e filmes

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Bruna Campos

Para fomentar e difundir a literatura e o audiovisual, o projeto “Cine Literatura” será realizado em duas escolas públicas de São Paulo (SP) no dia 17 de maio, com sessões às 10h00 e 14h00.

 

O projeto Cine Leitura também fará a doação de estruturas físicas de cinematecas juntamente com acervos de livros e filmes para o público infantil para instituições sem fins lucrativos e espaços culturais públicos.

 

A estrutura da cinemateca conta com projetor e home theater, 80 exemplares de livros de literatura infantil, com 50 títulos diferentes, 10 exemplares de livros de literatura infantil impressos em braile e 40 DVDs de títulos diferentes de filmes infantis.

 

Segundo dados da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, no sudeste apenas 42% da população é leitora. O incentivo da leitura desde a infância é importante para que o cenário da leitura no Brasil prospere.

 

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos -- exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural -- e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Carrefour. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Cine Literatura”

Em São Paulo:

17 de maio -- 10h00

E.E. “Caramuru”

R. Rego Barros, 501 - Jardim Vila Formosa, São Paulo (SP)

 

17 de maio -- 14h00

E.E. Prof Theodomiro Emerique

R. Uicó, 533 - Vila Marieta, São Paulo (SP)


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp