CIDADE NO AR Publicidade 728x90
19/05/2023 às 17h05min - Atualizada em 22/05/2023 às 00h03min

Bate-papo do FestMAO aborda desafios da produção de um festival

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A 2ª edição do FestMAO (Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto), realizou na tarde desta quarta-feira (17), o bate-papo “Nos bastidores do FestMAO: conversa com os produtores sobre os desafios da produção de um festival” – atividade da Mostra Redes & Encontros. Na biblioteca do Sesc Ribeirão - entidade parceira do evento -, o caminho percorrido entre a ideia e a realização de um evento musical desta proporção foi abordado por Allê Trajan, músico e diretor artístico, Carol Capacle, produtora executiva, e Fernanda Moura, atriz, produtora cultural e coordenadora de produção e comunicação do festival.

Para Allê Trajan, o ponto de partida para a produção de um festival é ter claro “o que se quer fazer e onde se quer chegar”. “A parte financeira não é o único desafio. Colocar um festival em pé é uma construção passo a passo, com situações em que são precisos passos atrás antes de seguir adiante. Além disso, as vivências de quem quer realizar um festival dentro da temática proposta é muito importante, porque traz segurança”, comentou Trajan que também reúne experiência como gestor de projetos culturais na Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal.

Buscar formação continuada em produção de eventos foi o ponto destacado por Fernanda Moura, que trabalha com essa atividade há mais de dez anos. “Produção é administrar problemas. Quem pensa em atuar nessa área precisa ter claro que um projeto nunca vai acontecer da forma como foi escrito e pensado. Readequações e ajustes são constantes durante todo o processo”, alertou.

As leis de fomento aos eventos culturais também foram abordadas por Fernanda, especialmente a Lei Aldir Blanc, principal socorro à cultura e aos artistas brasileiros durante a pandemia do coronavírus. “Essas leis são importantes, mas é fundamental que os projetos atendam a demandas da sociedade, que entreguem um valor ao público”, alertou. Nesse sentido, Carol Capacle lembrou as atividades formativas, que são diferencias na agenda do FestMAO.

Em sua fala, Carol trouxe o trabalho de comunicação e as parcerias como fundamentais para a realização de um bom festival. “Nesta edição, o FestMAO conta com a parceria de instituições como o Sesc, o Sesi e a Biblioteca Sinhá Junqueira, e isso tem sido fundamental para o evento. Além disso, a boa comunicação, em diferentes frentes, é outro ponto importantíssimo”, salientou a produtora executiva.

Num recorte bastante específico, Allê Trajan lembrou o desafio da curadoria das bandas que integram o festival. “A curadoria exige olhar aguçado e atento para haver justiça e para compor a lista dos participantes da melhor forma, atendendo à proposta do evento. No caso do FestMAO, o ponto principal é a diversidade”, disse Trajan. “Nosso maior prazer na produção deste festival é fazer um projeto baseado no que acreditamos, com nossos ideais culturais e artísticos”, alinhavou Carol. “Estamos desbravando um espaço em Ribeirão Preto”, concluiu Fernanda Moura.

Fotos de Vinicius Barros

Sobre o FestMAO

O FestMAO tem como propósito celebrar a diversidade da música brasileira. Em 2021, aconteceu a primeira edição do festival, de forma totalmente on-line, promovendo uma experiência inovadora e de alta qualidade. A organização do evento busca promover o diálogo entre diferentes formas de expressão artística e valorizar a produção da música autoral. Para esta 2ª edição, o compromisso é valorizar o artista local e, ao mesmo tempo, expandir fronteiras culturais.

O festival, que prosegue até domingo (21/05) com atividades gratuitas, é contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A produção é da Trajan Produções e Capacle Produções e conta com as parcerias institucionais do Sesc, Sesi e Biblioteca Sinhá Junqueira.

Para saber mais sobre o FestMAO:
Instagram: https://www.instagram.com/fest.mao/
Facebook: https://www.facebook.com/fest.mao
YouTube: https://www.youtube.com/@PalcoFestMAO
Site: https://festmao.com.br/

SERVIÇO: 2º FestMAO - Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto
DATA: 19 de maio (sexta-feira)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Roda de conversa “Economia Criativa: tendências, desafios e oportunidades” | com Alê Youssef e Ana Carla Fonseca | Mediação Adriana Scannavez
HORÁRIO e LOCAL: 10h | on-line | link no Canal do Palco FestMao (www.youtube.com/@PalcoFestMAO)
Participação com acesso gratuito.

EVENTO: Mostra Integração - Palco Livre  
HORÁRIO e LOCAL: 18h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre com participação gratuita. Não é preciso fazer inscrição, nem retirar ingressos com antecedência.  

EVENTO: Mostra Integração - Apresentação “Dona Georgina - Feitiços da Rua” | com Coletiva Sarau DisseMinas
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre. Não é preciso retirar ingressos com antecedência.

DATA: 20 de maio (sábado)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Vivência “Hip-hop: cultura em movimento e vivência na prática” | com Leser MC
HORÁRIO e LOCAL: 14h às 15h30 | AUDITÓRIO SESC
Participação gratuita - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

EVENTO: Mostra Integração - Palco Livre
HORÁRIO e LOCAL: 17h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre com participação gratuita. Não é preciso fazer inscrição, nem retirar ingressos com antecedência.  

EVENTO: Mostra Integração - Espetáculo “Show Poético Mar de Ijogun” | de Mafalda Pequenino, com Adriana Aragão e Beth Beli
HORÁRIO e LOCAL: 19h | Biblioteca Sinhá Junqueira (rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre. Não é preciso retirar ingressos com antecedência.

EVENTO: Mostra Autoral | com as bandas Catarina no Sofá, Chic Hernandez e Quadrilha
HORÁRIO e LOCAL: 22h | Armazém Baixada (rua Duque de Caxias, 141 - Centro)
Ingresso solidário (1Kg de alimento) – Abertura da casa às 21h
Show especial com a cantora Mariana Aydar.

DATA: 21 de maio (domingo)
EVENTO: Mostra Autoral | com as bandas Mununu, Janine Mathias, Folk na Kombi, e Tata Chama e as Inflamáveis e Dresden
HORÁRIO e LOCAL: 15h | Armazém Baixada (Rua Duque de Caxias, 141 - Centro)
Ingresso solidário (1Kg de alimento) – Abertura da casa às 14h.
Show de encerramento com a cantora Ekena.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp