CIDADE NO AR Publicidade 728x90
26/05/2023 às 09h58min - Atualizada em 29/05/2023 às 00h01min

Confira os parques nacionais que oferecem experiências de ecoturismo

No Dia da Mata Atlântica, plataforma de viagens destaca cinco lugares para entrar em contato com a natureza

SALA DA NOTÍCIA Tatiane Fornari
 

Segundo o Ministério do Turismo, uma tendência entre os viajantes brasileiros consolida a procura por destinos que os ajudem a se afastar das tecnologias e entrar em contato com uma rotina mais simples. Com uma variedade de cenários naturais que possibilitam se afastar do stress e das multidões do cotidiano, o Brasil oferece várias oportunidades para quem busca praticar o ecoturismo. Neste sábado (27/05), celebra-se o Dia da Mata Atlântica - a segunda maior floresta tropical do mundo - e, para se conectar com a natureza, o Hurb, empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens do país, indica os parques nacionais que contemplam o bioma e oferecem experiências únicas para seus visitantes.

Foi em 27 de maio de 1560, que o cenário tropical da fauna e da flora desse ecossistema brasileiro foi documentado pela primeira vez. Na Carta de São Vicente, o Padre José de Anchieta descreveu a beleza e a diversidade da Mata Atlântica, que se estendia por cerca de 1,3 milhão de km² do litoral brasileiro, chegando aos territórios argentino e paraguaio. Quinhentos anos depois, restam apenas fragmentos dela, estando as áreas remanescentes presentes de forma mais significativa nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Parque Estadual Serra do Mar, por exemplo, é uma das maiores porções contínuas desse bioma. Para preservar e até recuperar essas áreas, desmatadas ao longo do tempo por fatores como a industrialização e a urbanização, iniciativas públicas e privadas somam esforços.

No Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca trabalha com projetos de conscientização ambiental, que educam sobre a importância da conservação da natureza para a manutenção da vida. Esse tipo de ação voltada para a preservação do espaço é bem comum nos parques, sendo oferecida em todos os locais citados nesta lista. Afinal, o bioma compreende hoje pouco mais de 12% da floresta original, segundo informa a Fundação SOS Mata Atlântica. 

Fazem parte do parque o Corcovado e o Cristo Redentor - uma das maiores atrações turísticas do país -, assim como a Floresta da Tijuca, maior floresta urbana do mundo, com suas trilhas e cachoeiras. Duas opções de quedas d’água próprias para banho que fazem parte de trilhas para iniciantes são a Cachoeira das Almas e a dos Primatas. Para tirar belas fotos panorâmicas da cidade, visite os Mirantes do Excelsior e do Dona Marta.

Com seus mais de 360 hectares, o Parque Estadual da Serra do Mar se estende por vinte e cinco municípios paulistas e foi dividido em núcleos, com características e atrações distintas. Na propriedade, encontram-se espécies da fauna em risco de extinção, como bicho-preguiça, anta e macaco-prego, em meio aos mais de 1300 animais que a habitam. Localizado na capital do estado, o Núcleo São Paulo é um dos maiores entre os 24 núcleos, também oferecendo cachoeiras, trilhas e mirantes. Já no Núcleo Santa Virgínia, os praticantes de rafting podem se aventurar nas corredeiras do Rio Paraibuna.

Reconhecido como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Parque Nacional do Superagui (PR) também é habitat de espécies ameaçadas, como o papagaio-de-cara-roxa e o mico-leão-da-cara-preta. A 150 km da capital do estado, Curitiba, o parque compreende a ilha de Superagui, que inclui paisagens de manguezais, restingas e 38 quilômetros de praias desertas, cenário perfeito para longas caminhadas ao sol em meio à paz da natureza. Em sua costa, pode-se avistar botos entre as embarcações atracadas na ilha. Além das praias, os visitantes podem conhecer a ilha por meio das trilhas ecológicas em meio à mata.

O Parque Nacional do Pau Brasil, na Bahia, faz parte da Costa do Descobrimento, assim chamada por ter recebido os portugueses que desembarcaram pela primeira vez no Brasil em 1500. A região também foi reconhecida pelo Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO devido aos sítios arqueológicos, resquícios de aldeias jesuíticas e construções coloniais que abriga, sendo também uma importante área de proteção do ecossistema da Mata Atlântica. Reunindo 40% da avifauna baiana, as 214 espécies de aves registradas no parque o tornam um interessante ponto para observação de pássaros. Entre os animais típicos da Mata Atlântica, destacam-se o sabiá-pimenta e o anambé-asa-branca. Difícil de ser encontrada em outras regiões, a harpia também é vista com frequência no parque, local onde se reproduz.

Com 1240 hectares, o Parque Estadual da Pedra Azul (ES) foi assim chamado graças à formação de granito de mais de 1800 m de altura presente no local, cuja cor parece mudar entre azul, verde e amarela, de acordo com a incidência do sol. É possível chegar ao topo da rocha por meio de uma escalada, que exige experiência na prática daqueles que optarem por fazer o caminho, além de equipamento adequado. Para maior segurança, indica-se ainda a contratação de um guia especializado para acompanhar os grupos de até sete pessoas, quantidade máxima por vez autorizada no trajeto pelo parque. Uma atração à parte do parque são suas flores: foram catalogadas 51 espécies de bromélias e mais de 120 de orquídeas. 

Ficando atrás apenas da Floresta Amazônica nos termos dos maiores ecossistemas nacionais, a Mata Atlântica está presente em 15% do território nacional ao longo de 17 estados. Concentrando-se principalmente no litoral, o bioma não pode ser encontrado apenas nas regiões Norte e Centro-Oeste. Para aqueles que desejam viver a experiência do ecoturismo, vale buscar o local mais próximo voltado para a preservação da biodiversidade da mata e suas milhares de espécies únicas de vegetais e animais e entender quais deles têm mais a ver com cada perfil de viajante - incluindo o nível de imersão na natureza.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp