14/06/2023 às 16h51min - Atualizada em 16/06/2023 às 00h03min

Exposição Studio Drift – Vida em Coisas inspira atividades gratuitas, para toda a família, do CCBB Educativo, a partir de junho

Dentre os destaques está uma oficina interativa, em que os visitantes poderão criar flores de papel no estilo pop-up

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Lucas Gonzaga
A partir do dia 14 de junho, o CCBB Educativo realizará uma programação especial com atividades gratuitas, para todas as idades, inspiradas pelos conceitos da mostra Studio Drift – Vida em Coisas, do coletivo holandês fundado em 2007 pelos artistas Lonneke Gordijn (1980) e Ralph Nauta (1978), em cartaz até 07 de agosto NO Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo.

Dentre os destaques está a oficina interativa Vida em Coisas, em que os visitantes serão convidados a mergulhar no mundo da arte interativa e a descobrir como três elementos – a Arte, a Natureza e a Tecnologia - podem dialogar juntos. Os participantes poderão criar flores de papel no estilo de livro pop-up, com articulações e dobraduras, que poderão levar para casa ou presentear alguém.

Para as famílias que apreciam a narração de histórias, a programação traz o projeto a Hora do Conto, atividade realizada pelos educadores mesclando técnicas como manipulação de bonecos com números musicais. Inspiradas pela mostra Studio Drift, serão apresentadas histórias “Amar(é)...”, “O Guerreiro e a Feiticeira” e “Nikki e a natureza digital”.

Já para os pequenos de 0 a 3 anos, a atividade Pequeníssimas Mãos trará como tema “Brincando com a Natureza e os Sentidos”. Com base na exposição “Studio Drift: Vida em Coisas”, o CCBB Educativo propõe uma atividade interativa, que explora os elementos da natureza - água, ar, terra e fogo - por meio de sons e texturas. As crianças experimentarão diferentes materiais que reproduzem os sons e texturas naturais, nesta atividade que busca aproximar os pequenos aos conceitos da exposição e promover o desenvolvimento sensorial, a curiosidade, a criatividade e a consciência ambiental de estimular a interação com outros participantes.

A programação também traz a atividade Pequenas Mãos, voltada para crianças entre 3 a 6 anos, trazendo como tema “Imagens em Movimento”. Os pequenos serão convidados a criar um desenho e dar vida a ele. Com o auxílio de mesas de luz, as crianças criam e transformam seus desenhos, fazendo alterações, adicionando elementos ou dando movimento aos personagens. Os desenhos são colocados em um zootrópio, um dispositivo que, ao ser girado, revela uma imagem animada. Desta maneira, os participantes poderão observar seu desenho transformado em uma sequência animada. Esta oficina tem como objetivo estimular a criatividade, a expressão artística e a imaginação narrativa, à medida que as crianças pensam em como criar movimento em seus desenhos.

Para quem aprecia a literatura, o CCBB Educativo realizará a atividade Livro Vivo, focada na leitura compartilhada e formação de leitores. Neste período, serão lidas as obras: “Brincadeiras de Sombras (Ana Maria Machado), “Do que as coisas são feitas?” (Eder Cassola Molina), “O menino que perdeu a Sombra (Jorge Fernando dos Santos) e “O coração do Baobá (Heloísa Pires Lima).

O público também terá a oportunidade de participar de atividades no Laboratório de Artes. Neste mês serão criados “cofres de memórias”, que funcionarão como cápsulas do tempo em que os visitantes colocarão uma representação do seu patrimônio afetivo mais valioso naquele momento e deverão abri-las apenas depois de 5 anos.

Por meio de visitas mediadas, também será possível conhecer detalhes e conceitos da exposição Studio Drift. E, por fim, a programação terá ainda uma atividade especial, em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+: a palestra “A sexualidade e o insulto”, que terá à frente a drag queen Rita Von Hunty, dia 24 de junho.

Informações gerais: Agendamentos de grupos podem ser feitos pelo e-mail [email protected]. Já para o público geral que deseja participar das atividades do CCBB Educativo, os ingressos devem ser retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB. Importante ressaltar que parte da programação também é realizada em sessões com tradução simultânea em libras.

CCBB EDUCATIVO
Trata-se de um programa de mediação cultural que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz e do patrimônio do prédio que abriga o CCBB. Desta maneira, são realizadas visitas, atividades de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para bebês e crianças, além de encontro com professores e eventos em datas comemorativas.

Programa multidisciplinar de arte e educação do Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB Educativo apresenta atividades 100% gratuitas, mediante retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB com 1h de antecedência (mediante disponibilidade).

Serviço:
Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp