25/07/2023 às 17h12min - Atualizada em 26/07/2023 às 00h06min

Antifurto: Saiba quais itens de segurança podem ser adotados nos automóveis

Alarmes, rastreadores e bloqueadores podem fazer a diferença tanto para inibir a ação dos criminosos quanto para recuperar o bem, caso o furto seja consumado

Erika Ricci
Máxima, Assessoria de Imprensa
Freepik

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que o país registrou um aumento de 8% nas ocorrências de roubos e furtos de carros em 2022, quando comparado com o ano anterior. Foram registrados mais de 373 mil casos ao longo de todo o ano, o que dá mais de mil por dia. 

Na cidade de São Paulo, os dados também são alarmantes. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, só entre os meses de janeiro e maio deste ano, o número de furtos subiu 4,5% na comparação com o mesmo período de 2022.

Mas o que fazer para evitar uma situação dessas? Quais mecanismos podem ser utilizados para aumentar a segurança do veículo? De acordo com Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos, um dos mais comuns é o alarme, que é acessível e chama bastante a atenção quando acionado. “Existem diversos tipos de alarme hoje em dia, os mais utilizados são os que emitem aviso sonoro diante da tentativa de abertura das portas, da presença de pessoas no interior do veículo e tem até com sensor de movimentação, no caso do veículo ser guinchado, por exemplo”.

Outro recurso bastante usado, inclusive pelas seguradoras pela sua eficiência, é o rastreador. Com eles, os proprietários conseguem acompanhar remotamente a movimentação do veículo e têm acesso a um histórico desde o momento do roubo até ele ser encontrado. A instalação costuma ser feita em local sigiloso e, se por um lado, o rastreador costuma ser mais barato que o valor de um seguro, por outro, quando o carro é vendido, o dispositivo precisa ser retirado.

Outra opção são os bloqueadores, que cortam o combustível ou a corrente elétrica, então por mais que o veículo saia do lugar, em poucos metros, ele vai parar de funcionar devido a ativação do sistema antifurto, que pode ser até pelo celular.

Uma alternativa bastante conhecida e popular é a trava para volante, que pode ser facilmente instalada pelo próprio motorista e fica entre o volante e os pedais com o objetivo de travar o movimento do carro. Este é um item barato e quanto mais chamativo, melhor, assim já inibe a ação criminosa.

“É claro que o seguro é quase que obrigatório para quem mora nas grandes cidades, mas os itens de segurança adicionais também ajudam bastante e quando podem continuar no carro no momento da venda, ainda agregam algum valor adicional”, finaliza o superintendente.

 

Auto Shopping Internacional Guarulhos

Mais de 20 lojas de revendas de seminovos nacionais e importados

Telefone: (11) 2423-3000

Site: https://autoshoppinginternacional.com.br

Instagram: @autoshoppinginternacional

Rua Anton Philips, 1, Vila Hermínia, Guarulhos/SP. Saída 225 da Via Dutra

Serviços: despachante, seguradora, vistoria, financeiras e restaurante. 

 

Informações à imprensa

Máxima Assessoria de Imprensa

Erika Ricci - [email protected] - (11) 96705-5924

Sandra Campello - [email protected] - (11) 99156-6432
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp