20/07/2023 às 17h38min - Atualizada em 21/07/2023 às 00h03min

Fremax inicia comercialização pioneira de produtos com revestimento contendo nanotecnologia

Unidade da Frasle Mobility inaugura nova linha de produção para fabricação de discos de freio com aplicação de pintura que contém tecnologia sustentável e exclusiva – inédita e única no mundo

Assessoria de imprensa
Bruno Santana
A Frasle Mobility, por meio da Fremax, inicia a comercialização da linha de produtos Maxcoating. Lançada oficialmente neste ano, na feira Automec, a nova linha traz ao mercado global discos e tambores de freio revestidos com pintura que contém nanotecnologia exclusiva e patenteada. As primeiras unidades comercializadas chegam nas próximas semanas para clientes da América do Norte, um dos principais mercados potenciais para essa tecnologia inovadora.

A linha Maxcoating recebe um revestimento protetivo contendo nanopartículas de pentóxido de nióbio, que agem para aumentar a performance da pintura e a resistência à corrosão. Tais características, associadas com uma formulação à base d’água, permitem a aplicação de camadas mais finas, aumentando a vida útil do revestimento. A alta performance contra corrosão é ideal para o uso dos discos e tambores de freio em condições climáticas extremas, como em regiões com muita ocorrência de neve – onde a aplicação de sal nas estradas para garantir a trafegabilidade acelera a oxidação de componentes dos automóveis, por exemplo. Testes em laboratório mostraram que a nova tecnologia aplicada nos produtos da Fremax garante aproximadamente mil horas de proteção, o que pode dobrar a vida útil da peça.

Outro diferencial do investimento realizado pela Frasle Mobility é a tecnologia aplicada no processo produtivo, único no mundo em suas características. O uso de robotização e automação aumenta a versatilidade no desenvolvimento dos componentes, atendendo diferentes especificidades de cores, com maior precisão na pintura e garantia de qualidade na entrega da solução. A nova linha de pintura também apresenta ganhos de desempenho no processo de fabricação, com secagem ultrarrápida e baixo consumo de energia, por meio de um exclusivo processo de cura por micro-ondas. A companhia investiu R$ 3 milhões na estruturação de uma nova área de produção, junto da planta fabril da Fremax em Joinville (SC).

“A linha Maxcoting chega para agregar mais tecnologia ao portfólio da marca, já reconhecido pela alta performance e resistência dos seus produtos premium. Este processo, nos moldes que fizemos, é único no mundo. Percebemos uma relevante aceitação do mercado para essa solução, que contribui para um uso mais sustentável do disco de freio, aliando durabilidade com um processo produtivo inovador”, destaca Hemerson de Souza, diretor de Negócios da Fremax e diretor de M&A e Relações com Investidores da Frasle Mobility.

O projeto da Maxcoating com nanopaint foi desenvolvido em parceria com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e com a empresa WEG Tintas, com solução fornecida pela NIONE, empresa da Randoncorp e Frasle Mobility especializada no desenvolvimento de nanotecnologia para a melhoria das propriedades físico-químicas de materiais.

“Este lançamento reforça nossa visão de futuro, baseada no investimento contínuo em inovação de produtos, em processos cada vez mais sustentáveis, e na colaboração para soluções disruptivas e de alcance mundial”, salienta o COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti.

A segurança e qualidade aplicadas aos produtos da marca Fremax são reconhecidos por certificações internacionais, como a ISO 9001, que atesta a qualidade uniforme e a segurança na aplicação dos produtos da marca, e a IATF 16949, que atende aos requisitos exigidos pelas montadoras de todo o mundo.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp