01/07/2024 às 17h17min - Atualizada em 03/07/2024 às 00h00min

Designer de Experiências, Aline Guimarães se consolida no mercado de eventos com nova tendência

Com o Design de Experiências aplicado aos eventos, a Aline Guimarães, entrega experiências fora da curva e ainda envolve empresários na cadeia produtiva do evento.

AMAZON COMUNIC
Divulgação
O setor de eventos contribui substancialmente para a economia, representando 3,8% do Produto Interno Bruto do Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho, Receita Federal e IBGE, compilados pela ABRAPE. Embora o impacto do setor deixe uma marca na economia do Brasil, os momentos de celebração ainda são a mola propulsora do setor e, neste cenário, surge uma nova profissão: o designer de experiências. 

Especialista em organização de eventos, Aline Guimarães explica sobre a vertente do setor de eventos.

Dados da Associação Brasileira de Promotores de Eventos dão conta de que o setor emprega 6,6 milhões de pessoas em todo o hub setorial. Os eventos não só geram oportunidades de emprego como também influenciam a dinâmica social e econômica do país. Por isso, Aline explica que estar na vanguarda é imprescindível neste setor. “Trabalho com eventos desde os 16 anos. Cresci vendo minha mãe fazer eventos na escola que ela trabalhava. É algo que faço com muito empenho e detalhismo. Hoje celebro o sucesso dos primeiros eventos produzidos fora do país como Portugal e Itália”, diz a assessora de eventos.

Aline Guimarães trabalha com produção de eventos há mais 20 anos, mas explica que a especialidade de Design de Experiências tem pouco mais de um ano em sua carreira. “Ao longo da minha trajetória como assessora, percebi que o meu trabalho transcendia a produção do evento. Além do conceito, organização e planejamento, eu me preocupava em saber como os convidados e meus clientes poderiam experienciar sensações personalizadas”, explica Aline.

A partir desse ponto, a assessora de eventos se aprofundou nos estudos relacionados às minúcias do sentir. “Em cada projeto, busco entender a essência e os objetivos específicos dos meus clientes para desenhar experiências singulares e além do óbvio”, explica.

De acordo com a empresária, cada evento é uma oportunidade de criar narrativas únicas. 

Desde a escolha intencional da identidade visual até a seleção minuciosa da música ambiente, o cheiro, o sabor, a coordenação dos tempos e movimentos, cada detalhe é meticulosamente planejado para criar uma experiência coesa e imersiva. “Além disso, nos preocupamos em integrar a tecnologia nos eventos. Seja por meio de projeções interativas, aromas personalizados ou experiências de realidade aumentada, utilizamos inovações para elevar ainda mais o nível da experiência do público”, afirma Aline.

Com isso, a designer de experiências movimenta toda uma cadeia produtiva de pequenos e médios empreendedores. Para cada evento são encomendados presentes, kits personalizados com o DNA da marca, doces especializados sem glúten, por exemplo, dentre outros itens de pequena e grande escala. "Em diversos eventos entregamos presentes que tenham relação com o DNA da marca do expert do evento, como esmaltes personalizados com a cor e o nome do evento, batons, perfume de ambiente, carteiras de couro personalizadas, bolsas, e muito mais", explica Aline.    

Empreendedorismo

A trajetória de Aline começou cedo, aos 16 anos, como empreendedora no mundo de eventos e moda. Após trabalhar em grandes eventos no eixo Brasília-São Paulo-Goiânia, ela decidiu dedicar-se a realizar sonhos que envolvessem pessoas, histórias e sentimentos.

Assim nasceu a Aline Guimarães Assessoria e Cerimonial, uma empresa especializada em eventos sociais com o conceito “além do óbvio” que norteia todos os projetos e hoje, Aline Guimarães Designer de Experiências.

Além da qualidade da entrega, para crescer e se manter com sucesso num setor que gera mais de 3 milhões de empregos no Brasil, é preciso ter habilidades de gestão de negócios.

“O segredo está no planejamento e na organização. Viajo o Brasil ministrando palestras e falando da importância de temas como posicionamento, branding, marketing, mídias sociais, comunidade de valor, pertencimento e mentalidade para profissionais de evento”, conta a designer de experiências.

Além de criar e executar projetos de experiências para eventos, Aline Guimarães criou o Wedding Planner, o planner de noivas para facilitar o processo de execução do projeto de cada evento. “Chegou um momento da minha profissão que virei a chave para além de executar. Eu queria compartilhar mais dessa experiência com outros profissionais que gostariam de fazer o que eu estou fazendo. Por isso, hoje também tenho profissionais de casamento que são mentoradas (os) por mim” na mentoria Além do Óbvio e também lidero o único mastermind de profissionais de eventos do Brasil, pontua a designer de experiências em evento.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HEMILLY TERESA DA SILVA LIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp