12/08/2020 às 15h44min - Atualizada em 12/08/2020 às 15h39min

Dr. José carlos Martins, de Blumenau lança livro para a comunidade trans

Agência A Assessoria - cidadenoar.com

Primeira edição de “TRANSGÊNEROS: Orientações médicas para uma transição segura” tem contracapa assinada pela atriz trans Glamour Garcia

 

Foi a paixão pela medicina e a vontade de ajudar os pacientes transgêneros que levou o médico Dr. José Carlos Martins a ser um dos mais respeitados profissionais na sua área de atuação, reconhecido também fora do Brasil. Com mais de 300 pacientes atendidos somente entre Blumenau e São Paulo, o médico é especialista em cirurgias de feminização facial e juntamente com Dr. Cláudio Eduardo de Souza atua em cirurgia corporal e de redesignação sexual, a popularmente chamada mudança de sexo. Com dupla formação em Medicina e Odontologia, José Carlos Martins Jr. está entre os únicos três profissionais médicos do mundo que atuam nas duas áreas, o que o torna especialista em cirurgias de crânio.

A seis anos à frente do Transgender Center Brazil, clínica em Blumenau especializada no atendimento trans, Dr. José Carlos Martins reúne em 180 páginas todo o seu know-how e expertise no assunto, trazendo para a população transgênera informações seguras acerca do tema. Entre os temas abordados no livro “Transgêneros: Orientações médicas para uma transição segura” estão Terapia hormonal, Cirurgia de feminização e Masculinização facial, Feminização e Masculinização corporal e Redesignação sexual masculina e feminina. O livro conta com a colaboração do médico Claudio Eduardo de Souza, Especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial e que também atua na equipe do Transgender Center Brazil.

Esse é o primeiro e único livro destinado à comunidade trans com o tema Técnicas cirúrgicas faciais, corporais e sexuais. Existe um livro escrito na década de 1990 pelo médico americano Douglas K. Ousterhout, que foi o pioneiro nas técnicas de cirurgia de harmonização facial, porém, este livro não fala sobre cirurgias corporais e sexuais.

O Dr. José Carlos explica que o objetivo do livro é disseminar informações seguras, não apenas para a comunidade trans, mas para as pessoas cisgêneras que fazem parte de seu ciclo social. “É muito importante que nós médicos, que atendemos pacientes com disforia de gênero, nos sintamos confortáveis sobre a necessidade desse paciente, em alguma época de sua vida querer alterar estruturas anatômicas consideradas “normais”. Espero que esta obra possa ajudar todos a entenderem que a cirurgia pode servir para alguns pacientes, como um instrumento de redesignação facial, corporal, ou sexual, adequando o fenótipo (aparência física) do indivíduo à sua identidade psíquica”.

Na contracapa do livro o depoimento da atriz transgênera Glamour Garcia, vencedora do prêmio F5 de atriz revelação 2019 demonstra a luta diária não apenas por reconhecimento da sociedade pela aceitação trans, mas também um grito por sobrevivência. “Inúmeros são os desafios de uma cidadã, ou cidadão trans. A violência e a hierarquia brutal fazem com que as estatísticas de qualidade de vida trans seja absurdamente desumanas”.

É contra esse preconceito que o livro fala, não apenas da sociedade, que discrimina, mas da classe médica também, que muitas vezes se volta contra os profissionais que atuam com este público específico.

“O preconceito e o recorte social sofridos pelas pessoas trans, de alguma forma, respinga em todos que as cercam, tais como familiares, amigos e em ambientes de trabalho e estudo. E comigo não foi diferente! Diversas vezes percebia olhares e sorrisos de canto de boca dentro do centro cirúrgico vindo de colegas médicos por me dedicar à população trans. Alguns colegas mais corajosos chegavam a verbalizar frases transfóbicas disfarçadas de observações e questionamentos médicos. Nunca me deixei abalar com tal situação e de alguma forma tento passar isso às minhas pacientes”, explicou o autor.

 

Fotos: Lucas Gonçalves

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp