26/05/2021 às 11h41min - Atualizada em 27/05/2021 às 00h00min

Mercado de tecnologia ultrapassa fronteiras e é oportunidade para carreira no exterior

Alta demanda por profissionais da área, possibilita empregos em diversos países e salários em outras moedas

SALA DA NOTÍCIA Redação
 

São Paulo, maio de 2021 - A pandemia da Covid-19 acelerou o processo de trabalho remoto na grande maioria das empresas no Brasil e no mundo. Com a flexibilidade de horários e a não necessidade de estar em um escritório físico, a carreira internacional se tornou mais alcançável para os brasileiros em algumas áreas, como a de tecnologia, por exemplo. Um levantamento realizado pela GeekHunter, mostrou que o total de vagas abertas no setor de Tecnologia da Informação teve um aumento de 310% somente no ano passado. Até 2024 haverá ainda a criação de cerca de 420 mil novas vagas de emprego na área, segundo dados do Banco Mundial. 

 

Esse cenário atual no mercado de tecnologia possibilita que os candidatos consigam viver no Brasil e exercer a função para uma empresa estrangeira, recebendo até mesmo em moedas mais valorizadas do que o real. Do mesmo modo, também permite que o colaborador trabalhe para uma empresa brasileira e viva em qualquer outro lugar do mundo. 

 

Esse é o caso de Mariana Libardi, ex-aluna do UX/UI Design Bootcamp da Ironhack São Paulo, que atua como UX/UI Designer Júnior em uma consultoria brasileira e vive em Barcelona, na Espanha. “A maioria das pessoas da minha equipe trabalha remotamente. Porém, conheço alguns colegas que preferem e estão indo trabalhar presencialmente. Ainda não nos conhecemos, mas já estamos programando um encontro para quando formos vacinados”, revela.

 

A profissional atuou por sete anos com Ciências Contábeis e tinha o sonho de viajar pelo mundo. Após se organizar financeiramente, começou sua jornada em Dublin, na Irlanda, onde morou por quatro anos e se interessou pelo universo da cerveja e do café. No país europeu, Mariana fez cursos de barista e se especializou como sommelier de cerveja. Em 2019, a brasileira passou a morar em Barcelona e trabalhar na área, porém, com o fechamento dos bares na pandemia, precisou se reinventar novamente. 

 

“Conversando com uma amiga, que na época estava decidida a migrar para UX/UI, comecei a me interessar pelo tema. Fiz cursos de front-end, passei por marketing digital e finalmente decidi fazer o bootcamp da Ironhack, que foi um divisor de águas na minha vida. Atualmente trabalho como UX/UI Designer Júnior, atendendo uma cervejaria, e me sinto livre e feliz por estar trabalhando com algo que muda e simplifica a vida das pessoas”, relata Mariana.

 

Produtividade e satisfação pessoal

 

A flexibilidade de horário e a utilização de hardwares e softwares que possibilitam o trabalho remoto com eficácia, permite equipes de tecnologia espalhadas ao redor do mundo, além de trazer maior flexibilidade e um equilíbrio mais saudável entre vida profissional e pessoal - fatores que impactam diretamente no nível de felicidade dos profissionais. Uma pesquisa realizada pela Owl Labs mostra que, embora quem atue de casa acabe trabalhando mais, 71% dos entrevistados afirmam estar felizes com seus empregos e com o modelo de trabalho atual. Esse mesmo percentual caiu para 50% entre profissionais que não estavam em home office. 

 

“Desde a primeira vez que visitei a Espanha, em 2012, falei que um dia iria morar aqui. Me apaixonei pela cultura, pela comida, e pelos lugares encantadores que são tão diversos e parecidos ao mesmo tempo. Então, um dos meus requisitos quando estava procurando emprego era trabalhar em um local que fosse flexível em relação aos horários e achei a empresa certa. Como tenho um espírito livre, acredito que o home office, é uma das maiores vantagens em atuar na área de tecnologia”, finaliza a UX/UI Designer. 

 

Sobre a Ironhack
A Ironhack é uma escola de tecnologia global de renome internacional, que oferece bootcamps e cursos imersivos em Desenvolvimento Web, UX/UI Design, Data Analytics e Cibersegurança. Com campus em Madrid, Barcelona, Miami, Paris, Cidade do México, Berlim, Amsterdam, São Paulo e Lisboa, a Ironhack ajudou mais de 8.000 estudantes a escrever as suas histórias de vida através da tecnologia. Hoje em dia, a Ironhack auxilia também algumas das melhores empresas do mundo a contratar, treinar e reter talentos de alta tecnologia, incluindo marcas como a Microsoft, Visa, Capgemini, Siemens e Santander. Mais informações: https://www.ironhack.com/br


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp