11/06/2021 às 10h20min - Atualizada em 14/06/2021 às 00h10min

Plataforma Speck, Parceira da IBM, auxilia Pedro II na contratação de profissional especializado

(Especializada em diagnósticos emocionais, a plataforma foi usada pela empresa para contratação de operador de máquina CNC)

SALA DA NOTÍCIA elenita andrade
divulgação
Capacidade de realizar movimentos simultâneos, de agir e reagir rapidamente, raciocínio lógico e uma boa coordenação motora. Essas são as competências específicas que um operador de máquinas CNC precisa somar ao seu currículo. E foi pensando nisso e também com o objetivo de eliminar o difícil trabalho de analisar centenas de currículos, que a empresa Pedro II, localizada na cidade de Pederneiras, em São Paulo, escolheu a plataforma Speck para auxiliá-la em seus processos seletivos.
Desenvolvido pela Kukac, a melhor empresa de Inteligência Artificial da América Latina, segundo a IBM, o Speck é uma solução capaz de identificar traços de personalidade, anseios, necessidades e potencialidades do indivíduo, tudo isso a partir de uma redação ou de um questionário. A ferramenta utiliza a tecnologia Watson durante todo o processo de análise dos usuários, unindo as suas habilidades técnicas e socioemocionais e ranqueando os perfis mais adequados às oportunidades da indústria. Em suma, seu papel é conhecer o indivíduo para apoiá-lo, promovê-lo e fazer com que ele se desenvolva.
Atualmente, o Speck está presente no Mundo Senai, por meio do Contrate-me, plataforma de empregabilidade da Instituição.
As habilidades socioemocionais são conhecidas como as competências que o indivíduo desenvolve para se tornar um ser humano mais completo. Além disso, desenvolver essas habilidades pode auxiliá-lo no controle consciente das suas emoções e na afetividade espontânea de forma responsável e equilibrada. Relacionadas ao comportamento, essas habilidades são desenvolvidas desde a infância em experiências familiares, convívio escolar entre outros fatores que determinam a formação pessoal do indivíduo. “Foi a primeira vez que utilizamos uma ferramenta especializada para contratação de colaboradores e ficamos muito satisfeitos pelos candidatos ranqueados e pelas informações que o perfil socioemocional do Speck entrega”, explica Alexandre G Scarlassara, Diretor da Pedro II – Soluções em usinagem.
A Indústria Pedro II atua de forma especializada na área de usinagem.  Os serviços oferecidos integram as áreas de fabricação de peças e manutenção de equipamentos. As soluções em engenharia disponíveis atendem aos mais diversos setores da indústria extrativa e da indústria de transformação. Ao participar da Feira de Talentos Contrate-me, promovida pelo SENAI, a indústria Pedro II realizou o cadastro na ferramenta e posteriormente cadastrou as vagas de interesse, preenchendo as características técnicas e socioemocionais necessárias. “O que mais chama atenção na metodologia é a classificação (por pontuação) de cada candidato com um relatório completo do aspecto socioemocional e também uma pontuação curricular, assim possibilitando uma eficiência na avaliação dos candidatos e uma contratação mais assertiva.”, completa Alexandre G Scarlassara.
Como funciona a solução Speck?
Criada pela Kukac, a solução Speck usa o conceito base de Lifelong Learning (aprendizado ao longo da vida) e faz uma avaliação socioemocional e cognitiva de uma pessoa — um aluno em uma escola ou um candidato à vaga em uma empresa, a partir de uma redação ou texto, além de informações que o próprio indivíduo submete na plataforma.
Baseada na inteligência artificial do IBM Watson para ler e interpretar os dados e, assim, traçar um perfil da pessoa, onde destaca pontos positivos e negativos de cada um e com isso, uma escola ou empresa podem definir o melhor plano de estudos ou de carreira, acompanhar o desenvolvimento da pessoa, inclusive, caso identifique algum problema. A solução Speck também submete os usuários a novos testes com frequência e pode até recomendar que pelo menos quatro avaliações (e no máximo oito) sejam feitas no decorrer de um ano.  São gerados relatórios, que dependem dos dados fornecidos. “Quanto mais dados forem fornecidos, melhores serão os relatórios gerados pelo Speck”, alerta Roberto Francisco, CEO da Kukac.
Alexandre, da Pedro II, ressalta ainda, que essa plataforma chegou para ficar e apoiar na contratação de novos candidatos. “Toda vez que recebemos um curriculum de um candidato, solicitamos que o mesmo preencha diretamente na plataforma”, ressalta Scarlassara.
Antes do Speck, o perfil do candidato na Pedro II era realizado por meio da avaliação de currículos, por cursos obtidos e experiência do candidato. E agora com essa nova metodologia, a análise socioemocional dos candidatos se tornou indispensável para os dias atuais.
A Pedro II emprega por volta de 30 funcionários, sendo a grande maioria Operadores de Máquinas, tanto as convencionais, quanto as máquinas CNC. “Na Feira de Talentos do Contrate-me, nós utilizamos a plataforma a ferramenta e tivemos o prazer de conhecer uma nova forma de contratação muito eficiente, que possibilita uma análise curricular e socioemocional dos candidatos e em apenas alguns minutos a empresa tem uma classificação de candidatos a preencherem as vagas ofertadas de forma mais assertiva, economizando muito tempo nos processos de contratação”, explica Alexandre G Scarlassara.
A Kukac, criada em 2016, é referência em soluções cognitivas no Brasil e na América Latina. A empresa utiliza a tecnologia IBM WATSON, para desenvolver soluções personalizadas para todos os tipos de negócios conectando as empresas do presente ao futuro tecnológico digital.
Detentora da marca Speck, solução única com formatações específicas para dois segmentos da atividade humana: Educação e Trabalho, é pautada no conceito de Lifelong Learning, base do ecossistema que busca permitir o aprimoramento e acompanhamento constante das trilhas profissionais e educacionais de cada indivíduo, criando uma relação frutífera e a longo prazo com espaços de educação ou profissionais, permitindo um reconhecimento único de cada pessoa, cada qual por sua ótica, entendendo-o de forma completa.
A gigante norte-americana IBM premiou em fevereiro de 2019 a solução Speck, como uma das melhores soluções de inteligência artificial ligadas à sua plataforma Watson.
Saiba mais sobre nossos serviços no site: www.kukac.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp