CIDADE NO AR Publicidade 728x90
18/06/2021 às 15h58min - Atualizada em 18/06/2021 às 15h58min

Como a realidade virtual está remodelando a indústria de jogos online

A realidade virtual (conhecida como virtual reality em Inglês ou apenas VR) está evoluindo rapidamente e já se faz presente em muitas áreas da indústria moderna. Com a promessa de levar os jogos online a novos patamares, os avanços tecnológicos e a experiência interativa e imersiva deixaram de ser uma aposta e se converteram em algo palpável para todos os gamers de hoje em dia.
A vida no universo digital já forma parte de nossa rotina diária de uma forma ou de outra e, apesar das inovações que vêm sendo feitas em diversos setores, essa ciência paralela ainda tem muito potencial de crescimento no futuro. Atualmente, podemos destacar o mundo dos videogames, onde a realidade virtual e aumentada ganham grande destaque.

Esses jogos fazem parte de uma nova geração que oferece aos usuários uma perspectiva verdadeiramente envolvente e em primeira pessoa. E até no mundo televisivo e literário os espectadores já podem consumir e experimentar esse ambiente diferenciado por meio de uma variedade de dispositivos e acessórios, incluindo fones de ouvido VR, luvas equipadas com sensores, controladores manuais e muito mais.


Diferentes tipos de jogos de realidade virtual

Existem diversos games nesse estilo, onde se pode jogar sozinho ou com múltiplos jogadores. Alguns títulos de VR colocam os usuários em ambientes de combate físico, enquanto outros envolvem diferentes possibilidades esportivas que vão desde uma corrida de automóveis até um voo acrobático. Há também muitas outras modalidades que desafiam o raciocínio lógico com alguns problemas, possibilitando até mover objetos ou explorar novos ambientes.

Também é possível encontrar subconjuntos de jogos de realidade virtual que usam tecnologias relacionadas, como as chamadas realidade aumentada (AR) e realidade mista (MR), onde os elementos digitais são colocados no mundo real do jogador conforme visualizado por uma câmera e fones de ouvido adaptados para a função.

Laptops e torres de jogos que permitem utilizar a VR são plataformas amplamente populares hoje em dia, mas existem diferentes tipos de games de realidade virtual que podem ser acessados dependendo do tipo de dispositivo. Os títulos rodados em computadores de última geração, por exemplo, oferecem ambientes virtuais e opções de jogo com muito mais detalhes e perfeição.

Acessórios para jogos de realidade virtual

A emoção dos jogos de VR vem do seu ponto de vista em primeira pessoa e da capacidade de cada jogador manipular o ambiente. Ao contrário dos videogames normais, onde a perspectiva fica tipicamente dentro da tela, os gamers de VR geralmente sentem que estão vendo a ação diretamente pelos olhos de seus personagens.

Esse panorama e jogabilidade são alcançados principalmente com o uso de fones de ouvido ou óculos de realidade virtual avançados que fazem parte de quase todas as experiências de jogos nesse estilo. Para entrada e controle adicionais, diversos dispositivos podem ser utilizados para traduzir os movimentos da vida real do jogador em ação na tela.

A linha de acessórios compatível com essa nova tecnologia está se expandindo rapidamente. Os produtos variam de fones de ouvido VR de última geração com controle de movimento que capturam e transmitem todos os movimentos da cabeça e dos olhos até óculos de realidade virtual mais simples que exibem o ambiente de jogo 3D simulado.

Como os videogames tradicionais, a maioria dos games utiliza algum tipo de controle manual (joystick, gamepad ou até mesmo luvas) para enviar comandos como apontar e disparar. E os jogos de VR mais avançados também usam um controlador de movimento, com uma tecnologia mais avançada, para detectar as atividades na vida real, como por exemplo caminhar, pular, bater, e recriá-las dentro do jogo.

Esses games só podem ser jogados em sistemas autônomos, consoles especializados ou usando laptops e PCs avançados que são suportados para rodar essa nova ciência. Pode se dizer então que a realidade virtual encontrou o seu caminho na indústria de jogos, mudando a forma como as coisas são feitas e aumentando as expectativas para o futuro.
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp