13/07/2021 às 11h15min - Atualizada em 14/07/2021 às 00h00min

Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil renova o Centro de Inovação e Tecnologia de Brasília

SALA DA NOTÍCIA Bruna Camilo
Com a proposta de manter o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) sempre em sintonia com as últimas tendências na cadeia de suprimentos, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil apresenta novidades para tornar a experiência do visitante mais interessante e interativa. Depois de apresentar as novidades do CIT em São Paulo, em operação na sede desde 2014, agora é a vez de mostrar os conteúdos e inovações implementadas no CIT de Brasília, localizado no escritório que a associação abriu na Capital Federal em 2012.
 
O CIT do Distrito Federal começou a funcionar em 2017 e tinha, no começo, um caráter mais institucional, de forma a apresentar a história da GS1 e contar sobre seus padrões. “A aproximação com os Poderes Executivo e Legislativo, entidades classistas, instituições de ensino, agências reguladoras e empresas estabelecidas na região nos permitiu compreender melhor quais as suas necessidades e, assim, adequar os conteúdos às soluções que são mais procuradas, e o resultado principal foi a rastreabilidade, pesquisas e indicadores da GS1”, conta o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Paulo Crapina.  A própria demonstração dos padrões GS1, por exemplo, passou a levar em conta vivências mais próximas. “Um dos cases apresentados é o da Marinha, um projeto novo que está em andamento e que permite a identificação de todo o fardamento”, explica. 
 
A partir desta constatação, o CIT recebeu painéis que demonstram os temas da rastreabilidade e de indicadores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O painel da rastreabilidade permite ao visitante acompanhar como funciona todo o processo de padrões na cadeia de suprimentos, desde o processo produtivo até a chegada ao consumidor final. Ele também pode interagir, por touch, com as etapas do processo para ver como ele funciona na prática.
 
Também fazem parte da apresentação a rastreabilidade de alimentos e de medicamentos, áreas em que a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil desempenha papel fundamental junto ao governo federal, auxiliando em projetos desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Apresentar esse conteúdo é de extrema importância, pois outras entidades e órgãos do governo também têm a mesma necessidade”, destaca Crapina.
 
Já o painel interativo apresenta os cases do Prêmio Automação, concedido pela GS1 Brasil, e de que forma os vencedores se estruturaram e aplicaram os padrões da instituição para se tornarem exemplos de sucesso. Dessa forma, o conteúdo demonstra os temas que estão sendo mais procurados junto ao escritório.
 
Para o painel de Indicadores e Pesquisas, os visitantes têm acesso ainda a outros serviços da GS1 Brasil, como o Radar Empresarial e o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, ambos produzidos pela instituição e que têm como objetivo oferecer informações de mercado que possam auxiliar governos e iniciativa privada na tomada de decisões.

Todas as soluções são apresentadas pela anfitriã Cody, uma robô que fala, dança e interage com o público, deixando o ambiente mais lúdico e tornando as explicações sobre padrões e soluções mais leves e didáticas, uma vez que o CIT recebe todos os tipos de públicos. As visitas presenciais estão sendo agendadas para pequenos grupos, de acordo com os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil 
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 31% do PIB nacional e 18% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações em www.gs1br.org. 

Informações para imprensa
DFreire Comunicação e Negócios
(11) 5105-7171

São Paulo:
Marcelo Danil – [email protected] / (13) 99741-8833
Debora Freire – [email protected]

Porto Alegre:
Cristine Pires - [email protected] / (51) 99315-9381

Rio de Janeiro:
Fabiola França – [email protected] / (21) 99899-1400

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp