CIDADE NO AR Publicidade 728x90
10/09/2021 às 17h09min - Atualizada em 13/09/2021 às 00h00min

Saudabilidade na construção do imóvel e nos ambientes do lar para melhorar seu bem-estar

Na construção de imóveis, a saudabilidade se aplica quando um edifício é planejado e estruturado para proporcionar bem-estar e saúde aos moradores.

SALA DA NOTÍCIA Júlia Medeiros Andrade
Saudabilidade na construção do imóvel e nos ambientes do lar para melhorar seu bem-estar

Você sabe o que é saudabilidade? A saudabilidade é um conceito extremamente em alta nos dias atuais, referência para quem busca qualidade de vida. O termo abrange muitos aspectos, como: sua forma de viver, o local que você habita, como você se alimenta, dentre outras circunstâncias.

Na construção de imóveis, a saudabilidade se aplica quando um edifício é planejado e estruturado para proporcionar bem-estar e saúde aos moradores. De acordo com a bióloga da construção, arquiteta e parceira da RKM Engenharia, Marcela Machado, toda construção afeta diretamente na saúde das pessoas. “Diversas questões dentro da edificação são avaliadas, como campos elétricos, magnéticos, radiação, qualidade do ar, qualidade dos materiais de construção e até mesmo emanações vindas da terra. Já nos quartos é necessário um bom projeto elétrico, distanciando da cabeceira da cama tomadas e interruptores, afirma.

Outros elementos que tornam uma construção saudável, são: ventilação, iluminação natural, quartos sem ruídos, janelas com proteção acústica e paredes pensadas também com a questão acústica para evitar barulhos hidráulicos, como o som de descarga ecoando na casa.

Selo Casa Saudável

Idealizado pelo Healthy Building Certificate (HBC), empresa especialista na consultoria e certificações de construções saudáveis, o selo Casa Saudável é reconhecido como a primeira certificação no mundo a considerar aspectos relacionados à saúde e ao bem-estar dos moradores. O sistema, desenvolvido em 2014, baseia-se em rigorosas avaliações que envolvem iluminação, acústica, elétrica, qualidade do ar e da água, materiais utilizados, desenho arquitetônico, paisagismo, dentre outros.

E o primeiro selo Casa Saudável do Brasil e da América Latina foi conquistado pela RKM Engenharia com a construção do Edifício Kadosh, em Nova Lima. De acordo com Mariana Perillo, Head de Comunicação e Marketing da empresa, o Kadosh foi um projeto diferenciado que contempla técnicas construtivas, equipamentos e materiais que tornam o empreendimento sustentável e saudável. “Todo o projeto do edifício foi elaborado para garantir que ele possua ambientes saudáveis, diminuindo as BRI’s – Building Related Ilnesses (Doenças Provocadas pela Edificação) e proporcionando mais qualidade de vida para seus moradores. Todo esse diferencial nos garantiu a primeira certificação Casa Saudável do Brasil e da América Latina, marcando a história da RKM e dos moradores do Kadosh”, destaca.

Sereno: sustentável e saudável

Reconhecida em Minas Gerais por seus empreendimentos de alto padrão, a RKM Engenharia aposta também em bem-estar como potencial competitivo. “Nosso último lançamento, o Sereno, é um empreendimento saudável e sustentável, projetado respeitando as boas práticas de redução dos impactos ambientais e de uso eficiente de materiais e bens naturais para a sua construção”, afirma. Com plantas flexíveis de 188m², o empreendimento tem previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2024.

De acordo com Mariana, cada empreendimento começa com a compreensão de que tudo o que é feito precisa se conectar com a vida dos clientes. “Seguimos uma linha de pensamento que harmoniza com as atitudes que o nosso planeta merece e precisa. Por isso empregamos em nossos processos o conceito de projetos inteligentes que reduzem os impactos ambientais do canteiro de obra a edificação”, revela.

Tendências saudáveis para seu lar

O HBC realizará em setembro a 1ª edição da Mostra Casa Saudável, com a ambientação de 35 espaços que apresentarão os principais avanços na promoção da saúde e bem-estar nos campos da arquitetura, medicina, nutrição e estilo de vida.
Com o objetivo de despertar a consciência de que as edificações construídas moldam a saúde e experiência de bem-estar pessoal e coletiva, a mostra será realizada entre 09 de setembro e 07 de novembro, em São Paulo.

Um grande time de profissionais, entre arquitetos, engenheiros e consultores, apresentarão suas visões e propostas de ambientes saudáveis ao reformar e ambientar um casarão na Av. Pedroso de Morais, no bairro Alto de Pinheiros.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp